Finanças

Tudo sobre a Euribor

Tudo sobre a Euribor

Se já solicitou um Crédito, seja ele para financiar a sua habitação ou o seu carro, certamente já ouviu falar da Euribor. Trata-se de um indicador importante que surgiu no mesmo dia em que o Euro entrou em vigor, 1 de janeiro de 1999. Está sempre associado à concessão de um Crédito, sendo que as variações dos seus valores afetam (e muito) o orçamento dos portugueses. Na verdade a expressão Euribor é uma abreviatura da designação European Interbank Offered Rate, que se traduz por uma taxa de referência que tem por base a média dos juros praticados por 52 bancos da zona euro, atendendo aos empréstimos que fazem entre si num determinado prazo.

O valor da Euribor é determinado pela Federação Europeia de Bancos e pode ser calculado com base em 5 períodos: uma semana, um mês, três meses, seis meses e 12 meses. Para se chegar ao valor da Euribor excluem-se 15% das taxas mais altas e 15% das mais baixas. Além do Crédito Habitação, a Euribor também regula os instrumentos de taxa de juro (obrigações e derivados) e alguns instrumentos de poupança, como as contas poupança ou os certificados do tesouro.

Também lhe pode interessar: Crédito Habitação: 5 pormenores a que o banco toma atenção

Porque a Euribor é tão importante no Crédito Habitação?

Os Créditos Habitação com taxa variável estão sujeitos às variações do valor da Euribor. Especificamente, a taxa de juro que é cobrada pelo Banco é o resultado da soma de duas componentes: a Euribor (a três, seis ou 12 meses) e o spread (que representa a margem de lucro do banco). Normalmente o valor do spread é estável, salvo se existir uma renegociação. Já o valor da Euribor é revisto durante o contrato: trimestralmente, semestralmente ou anualmente, mantendo-se fixo o período subsequente. Ou seja, contatos com Euribor a três meses, vêm a taxa revista e 3 em 3 meses, sendo que este acerto vigora nos meses seguintes.

Note-se que o cálculo do valor é feito com base na média aritmética simples das taxas que vigoraram diariamente no mês anterior. É obrigatório arrendondar o valor à milésima. Assim, é natural que influenciada pelas variações da Euribor, a taxa de juro do seu Crédito Habitação possa crescer ou diminuir.

Na hora de negociar o seu Crédito Habitação, tenha em mente o valor da Euribor na altura de negociação, mantendo uma margem de segurança no seu orçamento para eventuais subidas ou descidas da prestação.

João Miguel Autor Imovirtual Blog

João Miguel é o homem dos números. O jeito para os números sempre foi inato, assim como o talento para a escrita. Já tentou fazer um sem o outro, mas não foi bem sucedido na tarefa. Por isso, hoje escreve para a secção ‘Finanças’ do Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 11 maio 2022
Botão Voltar ao Topo