Decoração

Home Staging: Razões para contratar um profissional na hora de vender ou arrendar o seu imóvel

Razões para contratar um profissional na hora de vender ou arrendar o seu imóvel

Nos últimos tempos, o recurso ao Home Staging tem vindo a crescer e não é para menos. Esta técnica desenvolvida na década de 70 nos Estados Unidos da América pela designer de interiores Barb Schwarz surgiu para ajudar os proprietários na hora de vender ou arrendar um imóvel. 

Recorrendo aos princípios do design de interiores, do marketing imobiliário e dos fundamentos da psicologia ou neuro-marketing, o Home Staging prepara uma casa para que os potenciais compradores (ou arrendatários) consigam perceber as vantagens em investir naquele imóvel, bem como a imaginar-se a viver ali. No fundo, encara um imóvel como um produto, mas também como o sonho de uma família que por ali irá construir uma vida. 

Os espaços que beneficiem de Staging ganham outra aparência que dificilmente será esquecida por aqueles que os visitam, seja por meio das visitas presenciais ou pelo recurso às visitas virtuais. Por isso, é sem dúvida uma ferramenta muito poderosa para ajudar os proprietários a vender ou a arrendar os imóveis muito mais rapidamente e a destacá-los no meio da vasta oferta que o Mercado Imobiliário tem para oferecer. 

Mas esta não é a única vantagem do Home Staging. Para perceber a importância de contratar um Home Stager, o Imovirtual conversou com Carolina Fidalgo, CEO da Carolina Fidalgo Home Staging, doutorada em Arquitetura e com experiência no Mercado Imobiliário. A profissional explica que “contratar um Home Stager não é um gasto, mas um investimento com retorno imediato” e que “o Home Stager é um profissional criativo, que possui muito sentido estético alinhado às tendências de cada momento e está atento ao mercado consumidor do segmento imobiliário”. Leia a entrevista na íntegra e descubra tudo sobre este tópico.  

Conheça 8 dicas de sucesso para vender seu imóvel com as técnicas do Home Staging

Porquê contratar um Home Stager? 

Atenção, dedicação e profissionalismo. Cada vez mais, há menos espaço para amadorismo. Como muitas outras coisas importantes na vida, para vender ou arrendar um imóvel, é necessário fazer do jeito certo. 

O Home Stager é um profissional especialista na preparação de um imóvel destinado à venda ou arrendamento. Esta preparação envolve três áreas de conhecimento fundamentais: Design de Interiores, Marketing e Neurociência. Por causa disso, em geral – e ainda que não seja uma regra e existam exceções -, o Home Stager tem raízes profissionais na Arquitetura, no Design de Interiores, na Organização de Ambientes e outras áreas correlatas. Além disso, para exercer esta atividade, um bom profissional procura especializar-se em Marketing Imobiliário, em assuntos relacionados à Psicologia e investe, sobretudo, em formação e especialização de Home Staging, uma vez que há uma metodologia própria para atuar nesta área, que tem por objetivo resultados rápidos, eficientes e garantia de retorno dos investimentos.

Além disso, o Home Stager é um profissional criativo, que possui muito sentido estético alinhado às tendências de cada momento e está atento ao mercado consumidor do segmento imobiliário. Está preparado para quantificar materiais, organizar e acompanhar pequenas obras – que às vezes são necessárias – lidar com fornecedores, entregas, serviços de limpeza, montagem e desmontagem de mobiliário e peças de decoração, armazenagem de material, organização de fotorreportagens do imóvel, bem como auxiliar no Plano de Marketing e orientar proprietários para as visitas, entre outras ações necessárias para que o trabalho corra bem e dentro dos prazos programados. 

Contratar um Home Stager não é um gasto, mas um investimento com retorno imediato. Já existem dados de Associações de Profissionais de Home Staging de vários países que comprovam que uma casa que passa por Staging é vendida de forma muito mais rápida e é mais valorizada do que uma casa que não passa pela técnica, porque todo o cuidado e profissionalismo é refletido na relação com o cliente e na experiência do processo de compra e venda (ou mesmo arrendamento) que passa a ser muito mais gratificante.

Para saber mais sobre Home Staging, confira o 22º Episódio do AproximoCast

Que tipo de soluções pode um Home Stager encontrar para um imóvel que uma pessoa comum dificilmente poderá concretizar?

Cada profissional encontra o seu caminho de atuação para dar respostas criativas, rápidas e eficientes. E é preciso flexibilidade, uma vez que uma resposta dada num caso, pode não ser eficiente em outros, já que cada imóvel, cada espaço e ambiente necessita de uma solução única e compatível. Essas soluções carecem de muita criatividade e, para o proprietário, o investimento financeiro deve ser condizente com as soluções dadas. 

No nosso caso, para responder a algumas necessidades específicas dos nossos clientes, para além do Home Staging mais “tradicional” por assim dizer, aplicamos também o Home Staging Cenográfico, uma técnica que associa mobila real com mobila fictícia, ou seja, feita com materiais alternativos como papel cartão, espuma, tecidos diferenciados, entre outros. Este mobiliário Cenográfico requer muita criatividade na sua preparação e é mais fácil e mais rápido de ser transportado, montado e desmontado e, portanto, pode ser mais viável economicamente. E o mais importante é que, esteticamente, responde ao objetivo final: fazer encantar o potencial comprador!

Seja num caso ou em outro, é indispensável que o Home Staging seja aplicado com a finalidade de salientar as características positivas que um imóvel já possui, despertar a memória afetiva, romper com as objeções dos potenciais compradores e encantar. 

Tendo em conta a sua experiência com o Mercado Imobiliário, diria que o facto de um proprietário ter uma casa idealizada por um Home Stager é um fator de valorização na hora de vender o imóvel? Porquê?

Podemos responder pelo viés da valorização afetiva, para além da financeira. Em ambos os casos a resposta é sim; sem dúvida! Uma casa que passa por Staging agrega valor (e muito) no momento da comercialização. Afetivamente, um imóvel com Staging torna-se desejo de compra. Fica na memória de quem o visita. Não deixa espaço para a concorrência. É uma questão associada a neurociência: quando conhecemos um espaço que está bonito, agradável, com bom aspeto e bom aroma, esse espaço desperta emoções positivas e gera conectividade entre as pessoas. O valor emocional fala muito alto e como se sabe é o gatilho necessário para mover o desejo de compra. A decisão de compra é feita pela emoção e justificada pela razão.

Do ponto de vista financeiro, a valorização do imóvel também é efetivamente real, isso porque com o rigor do trabalho executado e o cuidado estético, o profissional de Home Stager deixa o imóvel bonito, aconchegante e funcional. Assim, a probabilidade do futuro comprador se encantar e fechar um negócio num imóvel com Staging é muito maior. Sendo assim, um imóvel com Staging não fica meses e meses disponível no mercado e para chamar a atenção do comprador não é necessário recorrer às baixas de preço. Só aí já está implícita a valorização do imóvel, uma vez que o investimento em Home Staging é muito menor do que qualquer baixa de preço que o imóvel venha a sofrer por ficar muito tempo disponível no mercado. 

Outro ponto importante a considerar é que um imóvel bonito, encantador e com preço ajustado ao mercado onde se localiza recebe propostas muito melhores do quê um imóvel que está sujo, vazio (ou com mobila antiquada), frio e muitas vezes com cheiros desagradáveis. Ou seja, não há dúvida de que um imóvel com Staging tem negociação muito melhor e ótimos fechos, sendo uma mais-valia para proprietários e também compradores.

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Também lhe pode interessar

Ultima actualização: 13 setembro 2021
Botão Voltar ao Topo