Imoblog

Saiba como responder aos seus clientes que procuram casa neste momento

Saiba como responder aos seus clientes que procuram casa neste momento

O Covid-19 alterou o nosso dia-a-dia e impôs novos hábitos e rotinas. Obrigou-nos a uma readaptação da vivência familiar e da rotina laboral, com algumas práticas a serem abolidas e outras repensadas, nomeadamente em profissões que dependem do contacto social, como é o caso dos consultores imobiliários.

Se é este o seu caso, devem pairar na sua mente questões como “como posso mostrar o imóvel?” ou “como proceder à escritura?” e provavelmente é ainda bombardeado por clientes com outras perguntas às quais não tem resposta.

Para que esta situação não se verifique, iremos explicar como deve responder aos clientes em tempos de Covid-19.

 

Como deve conversar com os seus clientes?

Quando conversar com os clientes, seja por chamada de voz ou mensagem, não deve adotar a postura de que “está tudo igual, apenas trabalhamos a partir de casa”. Nesta fase em que tantas pessoas se sentem inquietas e ansiosas deve encarar a realidade, oferecendo soluções. Assim, os seus clientes sentir-se-ão mais seguros e confiantes no seu trabalho.

Dica: demonstre uma postura de responsabilidade cívica apelando ao cumprimento das normas das autoridades nacionais da saúde, e não proponha algo com o qual o cliente não se sinta confortável.

Em tempos de covid-19 as visitas estão mais limitadas, e agora?

Apesar de se poderem realizar visitas presenciais, não é muito aconselhável realizar visitas presenciais aos imóveis que estão habitados porque além de colocar em causa a sua saúde, compromete também a dos seus clientes e proprietários. Dê preferência a visitas em imóveis devolutos. Pode também sugerir uma visita virtual, feita através de plataformas de videoconferência (como o Skype ou o Zoom). Nas videochamadas questione que detalhes ou partes da casa o cliente possui especial interesse e realize vídeos daquilo que foi solicitado. O Imovirtual, numa Parceria Única com a Whitebalance, permite-lhe alargar a oferta audiovisual dos seus anúncios, possibilitando preços competitivos em Fotografia, Vídeo e 3D de última geração. Para obter mais detalhes sobre estes serviços entre em contacto com a Whitebalance através do número 915 132 820 ou enviando um e-mail para imopro@whitebalance.pt 

 

Como tratar do crédito à habitação à distância?

Se uma das questões que os possíveis compradores lhe colocam está relacionada com o crédito à habitação, pode tranquilizá-los! Quase todas as instituições bancárias possuem “calculadoras” que simulam o valor das prestações e que são muito úteis numa fase inicial. Porém, quando o cliente, diante de um leque de opções, já selecionou alguns bancos, deve aconselhá-lo a contactar os agentes bancários a fim de verificar os detalhes das condições contratuais, como qual será o montante inicial e a documentação necessária.

Dica: sugira que efetuem simulações de crédito com e sem os seguros necessários à realização do mesmo e que procurem outras soluções em seguradoras externas, para comparação de valores.

 

As avaliações imobiliárias continuam a funcionar?

Com base na premissa de que a economia e o setor imobiliário não devem estagnar, as avaliações dos imóveis continuam a concretizar-se, embora com algumas restrições devido à situação atual. Em tempos de quarentena, os peritos adotam como método de avaliação uma vistoria drive-by e uma vistoria desktop.

Na primeira, o engenheiro desloca-se até ao local onde fica o imóvel para avaliar as condições exteriores do edifício em causa, tirando fotografias à estrutura do mesmo.  Na segunda, o perito solicita ao vendedor uma videochamada do interior do imóvel, avaliando todas as divisões do mesmo, e recorre a documentos, como fotografias e a planta de arquitetura.

Se estes novos procedimentos de vistoria provocarem incertezas, explique ao seu cliente que caso o engenheiro verifique discrepâncias entre a planta e o que viu em videochamada o relatório não é concluído, declarando que não existem as condições necessárias para atribuir o valor de mercado ao imóvel.

 

É possível efetuar o pagamento do IMT online?

Pode responder aos seus clientes que é possível obter uma nota de pagamento do Imposto Municipal sobre as Transmissões através da internet, acedendo ao Portal das Finanças. Informe que deve aceder a Cidadãos >Serviços > Imposto Municipal sobre as Transmissões > Entregar Declaração e que, após preencher o Modelo 1, basta efetuar o pagamento e apresentar o comprovativo na escritura.

 

Como se pode realizar a escritura?

Devido a esta situação pandémica e ao consequente encerramento temporário de alguns notários, pode ser utilizado o Documento Particular Autenticado (DPA) em alternativa à escritura notarial, sendo apenas necessário um advogado, um solicitador ou um conservador.

Dica: alerte o cliente que caso algum dos intervenientes manifeste algum sintoma ou faça parte de um grupo de risco deve adiar-se este momento e sugira para que cumpram as normas de segurança (distanciamento social, utilização de máscara e desinfetante).

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Leia também:

Ultima actualização: 29 setembro 2021
Botão Voltar ao Topo