Lifestyle

Closet: dicas para armazenar as suas roupas de Inverno

Closet: dicas para armazenar as suas roupas de Inverno

Estamos em plena Primavera e se por esta altura do campeonato ainda não pensou em tirar as suas roupas de inverno do armário e em guardá-las para a próxima estação, este é o lembrete que precisa para colocar mãos à obra. Nem toda a gente tem o luxo de poder guardar as suas roupas num segundo armário, num sótão ou numa arrecadação. Mas se tiver um canto extra na sua moradia ou apartamento, saiba que o deve fazer todos os anos. Este hábito irá ajudar a preservar a qualidade das suas roupas e facilitará a escolha da indumentária diária, mas também o ajuda a evitar encher o seu closet com roupas da estação errada. E se for um fã do minimalismo, certamente que vai apreciar ver um espaço mais clean e vazio, porque sejamos francos: é um alívio quando vemos as malhas e os casacos pesados fora de vista.

A forma como irá guardar as suas roupas de inverno está à sua escolha: desde as famosas caixas transparentes, que lhe permitem visualizar o conteúdo, até aos cestos, sacos, ou até mesmo móveis próprios. As possibilidades são infinitas e cabe-lhe a si determinar a solução que melhor se adequa às suas necessidades. No entanto, tenha sempre em mente: é importante que estas roupas fiquem bem acomodadas de forma a não ganharem vincos e cheiros desagradáveis durante o tempo de armazenamento. Estas são apenas algumas dicas para o ajudar a armazenar a sua roupa quente da forma mais correta. Neste artigo mostramos-lhes mais truques para o guiar nesta tarefa.

Pode interessar-lhe: Limpeza de primavera: como fazer

Pratique o desapego material

Esta é uma ótima oportunidade para fazer uma seleção das roupas que ainda usa e das que pretende vender ou doar. Não só lhe irá facilitar a vida na hora de arrumar as suas roupas no local designado, como também torna mais fácil praticar o desapego material, uma vez que já teria de andar a vasculhar o seu armário de qualquer maneira.

Lave as roupas antes de guardar

Uma dica que parece óbvia, mas que muitas vezes passa ao lado: para garantir a qualidade das suas roupas, é muito importante que as guarde após terem feito uma visita à máquina de lavar a roupa. Que é como quem diz, terem ido à lavandaria para ficarem como novas. Se guardar uma peça de vestuário com manchas e nódoas, o mais provável é que daqui a 6 meses estejam tão entranhadas que nada mais há a fazer para as salvar.

Conheça: Lavandaria: truques para uma lavagem da roupa eficiente

Certifique-se que as roupas estão bem secas

Se lavar a roupa antes de a armazenar é obrigatório, seca-la é imperativo. Daqui a uns meses, quando votar a abrir as gavetas ou caixas com as suas camisolas, não vai querer que tenham um cheiro a humidade, certo? Então certifique-se que todas as peças estão bem enxutas antes de as dobrar e arrumar.

Adicione um ambientador de tecidos

Daqui ao outono, a estação onde o frio começa a apertar, ainda vão uns bons 5 meses. E apesar de todos os cuidados que possa ter na lavagem e secagem das suas roupas de inverno, não há nada como contar com um ambientador de tecidos para garantir que tudo fica a cheirar a rosas. Pode comprar saquinhos já preparados para esta finalidade ou fazer os seus próprios cheiros recorrendo a algodão, óleos essenciais e um sacos de pano.

Cuidado com as roupas brancas

Mais do que as roupas de cor e as roupas escuras, as peças brancas têm tendência a estragarem-se com mais facilidades. Isto acontece porque há uma predisposição para ficarem amareladas, principalmente se decidir passá-las a ferro antes de as armazenar por longos períodos de tempo – não o deve fazer! Além disso, deve ter especial cuidado com o local onde guarda as suas roupas brancas, já que estas não devem estar em contacto com a luz direta sob pena de ficarem amarelas.

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Mais sobre ‘Lifestyle’

Ultima actualização: 15 abril 2022
Botão Voltar ao Topo