Imoblog

Consultoria Imobiliária: será esta uma profissão que iguala Homens e Mulheres?

Consultoria Imobiliária: será esta uma profissão que iguala Homens e Mulheres?

Em março deste ano, o Jornal Público noticiava que Portugal tinha mais mulheres em cargos de gestão do que a média europeia: ao todo, eram 36% as mulheres em cargos de gestão no terceiro trimestre de 2020, de acordo com dados divulgados pelo Eurostat no âmbito do Dia Internacional da Mulher. Apesar destes números e de tanto se falar sobre a igualdade salarial entre género, a verdade é que as mulheres ainda necessitam de trabalhar mais 52 dias do que os homens para conseguirem igualar os ordenados. Uma disparidade que é celebrada pelo Dia Nacional da Igualdade Salarial, que não é fixo, sendo que por isso, todos os anos, “traduz em dias de trabalho a disparidade salarial de género e assinala o dia a partir do qual as mulheres deixam (virtualmente) de ser remuneradas pelo seu trabalho enquanto os homens continuam a receber o seu salário”, lê-se em comunicado no site oficial do Governo. Em 2020 foi assinalado a 10 de novembro para fazer jus aos 52 dias que as mulheres trabalham a mais.

Hoje não assinalamos o Dia Nacional da Igualdade Salarial mas sim, o Dia Internacional da Igualdade Feminina. Como tal, é igualmente oportuno falarmos sobre o tema dos salários, embora aplicado ao Mercado Imobiliário. Quisemos perceber se esta disparidade também é sentida pelos profissionais do Imobiliário. Todavia, é importante perceber ambos os lados da mesma moeda, por isso falamos com Mulheres, mas também Homens do Imobiliário. Estes são os seus testemunhos:

Diogo Legal, Marketing Manager da Century 21 Plaza

diogo leal century 21 plaza

· Pela sua experiência, na hora de escolher um Consultor Imobiliário, os clientes fazem distinção entre géneros?

 R: Na minha experiência não acho que haja essa distinção pela parte dos clientes entre homens e mulheres. No entanto, a experiência é parcial, atendendo a que os clientes que nos procuram vêm diretamente à loja e aí são atendidos por quem está de serviço, seja homem ou mulher. Em relação á pesquisa direta, não tenho dados para dar opinião concreta.

· A nível de processo de recrutamento de Consultores Imobiliários, considera que as empresas procedem da mesma forma, tanto para homens como para mulheres?

 R: Pela experiência que tenho, acho que sim. Não faço parte do departamento de recrutamento, mas nunca ouvi ninguém comentar que se tenha sentido discriminado ao ser entrevistado, por exemplo.

 · Considera que para alcançar o sucesso na carreira de Consultor Imobiliário, os homens e mulheres têm de trabalhar o mesmo ou há diferenças?

R: Eu acho claramente que sim, nesta profissão tem de haver muito foco, objetivos bem definidos, força de vontade, ambição, etc., e aí é irrelevante o género.  

 · Na sua ótica, as progressões de carreira dentro de uma empresa ocorrem de igual forma para homens e para mulheres?

R: A meu ver, infelizmente na questão da progressão de carreira há muita desigualdade entre homens e mulheres.

 

· Existe igualdade salarial na Mediação Imobiliária?

 R: No que tenho conhecimento, existe. No local onde trabalho, as diferenças na atribuição de comissões são em relação aos objetivos atingidos e não em relação ao género.    

BRUNA CARVALHO, Partner at Replica real estate and CEO at Replica Private Real estate

bruna carvalho replica real estate

· Pela sua experiência, na hora de escolher um Consultor Imobiliário, os clientes fazem distinção entre géneros? 

 R: A desigualdade de género está na sociedade, e não na atividade imobiliária, pelo que existe sempre um ou outro cliente com preferência pelo homem, que no passado, era tido como a figura do “negócio”. No entanto, a mulher afirma-se cada vez mais e as gerações mais novas procuram uma característica muito presente no sexo feminino: a emoção. E a emoção tem sido um fator determinante num processo de venda. 

Em alguns processos de procura de casa, verifica-se que as mulheres têm a tomada de decisão e os homens ficam encarregues da negociação.

 

· A nível de processo de recrutamento de Consultores Imobiliários, considera que as empresas procedem da mesma forma, tanto para homens como para mulheres? 

R: A Réplica tem, atualmente, tanto homens como mulheres no desempenho das mais variadas funções. Nem sempre foi assim. Nos anos 90, quando a Réplica iniciou a atividade no ramo imobiliário, a chefia estava entregue praticamente aos homens e os cargos administrativos às mulheres. Mas isso mudou.

 Certo é, que, apesar de considerarmos a igualdade de género, não podemos dizer que somos todos iguais, porque não somos. 

As mulheres pensam de maneira diferente dos homens, como resultado das suas experiências. 

Acreditamos que a diversificação de género nas organizações acrescenta valor e promove uma estratégia mais eficaz e completa. Promovemos e implementamos na Réplica a igualdade de oportunidades.

  

· Considera que para alcançar o sucesso na carreira de Consultor Imobiliário, os homens e mulheres têm de trabalhar o mesmo ou há diferenças?
R: Nos dias de hoje, e, apesar do imobiliário ainda ser visto como um mundo dominado por homens, as mulheres ocupam cada vez mais posições de destaque. Entrar numa reunião e perceber que sou a única mulher, obriga-nos a uma força e motivação extra! Reunir com um cliente que pergunta se será atendido por mim porque esperava um “senhor mais velho e experiente” são situações desafiantes e que colocam as mulheres à prova. A Réplica sempre acreditou nas pessoas, e as características que valorizamos, como a competência, talento e profissionalismo não têm género.

 

· Na sua ótica, as progressões de carreira dentro de uma empresa ocorrem de igual forma para homens e para mulheres? Nem sempre. 

R: Mas na Réplica temos conseguido o equilíbrio, e a progressão tem por pilar critérios de avaliação justos e que promovem a meritocracia, não existindo qualquer diferenciação por ser homem ou mulher. 

Temos tanto homens como mulheres, a desempenhar as mesmas funções, quer de assistentes, consultores ou diretores e CEO. O sucesso está diretamente ligado com o perfil da pessoa, e não com o género. Quem se destaca, cresce hierarquicamente.
É certo que as mulheres, mães, têm um maior compromisso familiar, mas também é a mulher que aposta mais na formação e na aquisição de conhecimento profundo, e, na Réplica temos provas de que as mulheres conseguem atingir a mesma produtividade que os homens, mesmo com peso desta dinâmica familiar.

· Existe igualdade salarial na Mediação Imobiliária? 

R: Quando falamos em igualdade salarial, entre géneros, sim, na Réplica, os homens e mulheres com as mesmas funções, beneficiam exatamente das mesmas condições salariais. 

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Saiba mais

Ultima actualização: 24 setembro 2021
Botão Voltar ao Topo