Imobiliário
Em Destaque

Energia – mercado regulado vs mercado liberalizado: qual é melhor?

Existem dois tipos de mercado de energia, sendo eles: mercado livre e mercado regulado. Antigamente, o mercado elétrico era inteiramente regulado pelo governo português. Em 1995, houve uma mudança de cenário, sendo que começou o processo de liberalização do mercado levando a que, anos mais tarde, as pessoas pudessem, por fim, eleger livremente o mercado que queriam e quem tencionavam que fosse o seu fornecedor de energia. 

Mercado regulado – o que é?

O mercado regulado foi o único que existiu durante anos no nosso país. Neste tipo de mercado, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) é responsável por estabelecer anualmente os valores que as empresas de energia podem cobrar, controlando, assim, o mercado energético. 

Espera-se que, até 2025, a totalidade de clientes do mercado regulado passem para o mercado livre

O que é o mercado livre?

O mercado livre de energia surgiu em 2006. O objetivo do surgimento deste mercado foi diminuir os custos da eletricidade, aumentar a disponibilidade, assim como a qualidade do serviço, e facilitar a comercialização de energia através de processos mais simplificados.  

No mercado livre são os vendedores que definem os preços e condições das suas ofertas. Os consumidores, por sua vez, podem escolher as ofertas que melhor se adequam ao que procuram e pode, então, ser criado um contrato com essas mesmas condições, acordadas entre as duas partes interessadas. 

diferenças entre mercado livre e regulado: energia em portugal

É possível mudar de um mercado para outro?

Sim, é possível. Os consumidores podem passar do mercado regulado para o mercado livre com facilidade. Para tomar a melhor decisão deve comparar os preços e condições dos mercados e perceber qual a melhor escolha a fazer. 

No mercado regulado geralmente encontra preços mais baratos em gás natural e preços mais elevados em eletricidade. No mercado livre, acontece o oposto. No mercado livre encontra maior variação de preços, descontos e outras condições diversificadas, enquanto no mercado regulado tem preços definidos pela ERSE, como mencionado anteriormente. No mercado livre tem mais fornecedores e variedade que no mercado regulado

Resumindo, o que distingue estes dois mercados é a forma como cada um é regulado, quem está por trás dessa regulação, os preços, a quantidade e a variedade de oferta. 

Quanto à questão de qual dos dois mercados é melhor, não existe resposta certa. Tudo depende dos seus objetivos, condições e preferências. Aconselhamos que esteja atento às ofertas do setor da energia, que faça uma análise e comparação entre diferentes ofertas para chegar a uma decisão com clareza! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo