Imobiliário
Em Destaque

Comprar casa para arrendar compensa?

Algumas pessoas procuram formas de investimento para aumentar o seu capital e consideram comprar casa para arrendar. Mas será que vale a pena investir? Neste artigo vamos procurar refletir sobre esta questão. 

Compra para arrendamento – em que consiste?

A compra para arrendamento é uma forma de investimento imobiliário que se traduz na compra de um imóvel com o intuito de o arrendar posteriormente. Desta forma, os investidores procuram ter um retorno a longo prazo, aumentando a sua estabilidade financeira. Esta ação representa uma oportunidade de lucrar no mercado imobiliário em constante crescimento, sendo, por isso, considerada por muitos. Mas quais são realmente as vantagens de investir? 

Vantagens de comprar casa para arrendar

Ao adquirir imóveis com o intuito de colocá-los no mercado do arrendamento, existem algumas vantagens das quais pode desfrutar, sendo elas: 

  • Rendimento seguro – nos dias de hoje é mais comum encontrar pessoas que procuram casa para arrendar, que casa para comprar. Assim sendo, ao investir num imóvel para arrendamento, terá facilidade em encontrar inquilinos interessados;
  • Diversas fontes de rendimento – sabia que com um investimento imobiliário pode lucrar de diversas formas? Uma delas é através do pagamento da renda dos habitantes do imóvel a quem decidir arrendar. Outra é através do valor do imóvel em si, que muitas vezes aumenta. Ou seja, muitas vezes, a zona onde arrendou aumenta o valor a nível de capital e, caso pretenda vender a propriedade no futuro, poderá lucrar mais;
  • Controlo do investimento – enquanto proprietário do imóvel, pode controlar quem são os inquilinos que vai aceitar, estabelecer o valor da renda e, inclusive, fazer obras se achar adequado, de modo a valorizar a casa;
  • Herança – propriedades imobiliárias podem ser passadas a herdeiros, pelo que este pode ser um investimento seguro a longo prazo, conferindo segurança a gerações futuras. 
comprar para arrendamento

O que ter em consideração ao comprar casa para arrendar

As condições de um segundo crédito habitação

Caso já tenha feito um crédito habitação, deve saber que o segundo já oferece menos condições benéficas. A percentagem do valor que o banco concede é inferior, assim como o prazo do empréstimo realizado. 

Despesas e custos

Existem custos relacionados com a escritura e impostos, assim como despesas relacionadas com o crédito habitação. Terá custos mensais variáveis, assim como custos anuais fixos. 

Gestão do arrendamento do imóvel

Deve estar disposto e disponível para fazer a gestão do arrendamento. Caso haja algum problema com o imóvel, deverá resolvê-lo e estar apto a ajudar os seus inquilinos em quaisquer questões que surjam relacionadas com o imóvel. 

Conselhos finais para um bom investimento

Para garantir que faz um investimento seguro e que obtém um negócio próspero, deixamos alguns conselhos que pode seguir: 

  • Conheça o mercado imobiliário – Estude a zona onde pretende comprar o imóvel para perceber os preços e conseguir tomar uma decisão consciente no momento de estabelecer o valor da renda; 
  • Tenha um plano de backup – Crie um plano financeiro em que conta com possíveis despesas extra e prepare-se para a eventualidade de haver imprevistos. Desta forma, mantém-se protegido e seguro no investimento; 
  • Opte por trabalhar com profissionais qualificados – Recorra a profissionais do ramo imobiliário que possam ajudá-lo a perceber qual o melhor investimento a fazer, em que zona e em que condições. 

Concluindo, vale a pena comprar casa para arrendar em Portugal?

Não existe uma resposta certa para esta pergunta. Tudo depende das suas condições financeiras, do capital que está disposto a investir e do tempo que está disposto a esperar para receber retorno. 

Em alguns casos, poderá ser uma opção pouco viável. Porém, noutros pode ser uma boa forma de receber capital extra e de apostar no futuro. Para tomar uma decisão consciente, informe-se junto de profissionais do mercado imobiliário e mantenha-se informado. 

No nosso Imoblog pode encontrar os nossos barómetros mensais, onde analisamos os preços das casas para venda e arrendamento nos distritos de Portugal. Explore o nosso blog e mantenha-se informado sobre o mundo do imobiliário! 

Botão Voltar ao Topo