Imobiliário

Questões a saber antes de comprar casa

Questões a saber antes de comprar casa

Comprar casa é um ato de extrema responsabilidade para que o sonho de uma vida não se torne num enorme pesadelo. Sendo um grande investimento, não apenas no montante de dinheiro exigido, mas também no período temporal que implica, pois, invariavelmente, está associado a um pesado e longo crédito, o ato de comprar casa requer cuidados extra.

Para além da questão financeira, há toda um conjunto de questões como o estado de conservação, a legalidade do imóvel, o condomínio, no caso de uma propriedade horizontal, que não devem ser descuradas e devem ser analisadas com todo o cuidado.

Comprar casa é uma decisão que se estende no tempo, pelo que deve observar se a sua situação profissional lhe dá perspetivas de permanecer no mesmo local, sabendo-se que as empresas e a economia vivem de ciclos, pelo que o futuro encerra sempre alguma incerteza.

Avalie o seu orçamento

Fundamental, é ter um conhecimento profundo da sua situação financeira, avaliando bem o orçamento disponível para as contas mensais e, então, perceber o valor da casa que pode comprar.

Nunca esquecer que a compra de casa não implica apenas o gasto com a aquisição do imóvel, mas que há toda uma série de despesas associadas, como água, luz, gás, televisão e internet, seguros para a casa, para o recheio e, eventualmente, seguro de vida (caso necessite de um crédito habitação), IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) ou ainda condomínio, caso seja um apartamento. A isto juntam-se todas as despesas do quotidiano.

Casa nova ou usada

Comprar casa nova ou usada também implica alguns aspetos a ter em conta. Se esta não é uma matéria prioritária, comece por comparar preços, mas tendo sempre em atenção o estado em que está a habitação usada, pois poderá precisar de uma simples pintura, de uma remodelação parcial ou completa ou até não precisar de nenhum retoque. Saber a data de construção da casa é essencial.

No caso de optar por uma casa nova, deve informar-se sobre a empresa construtora e sobre outros edifícios que tenha construído, para assim perceber a qualidade do trabalho e do tipo de acompanhamento no tempo de garantia do imóvel.

Por outro lado, lembre-se que a localização é um aspeto muito importante. Questões como o preço da água e o IMI dependem do município onde vive, mas deve também observar a questão da proximidade de transportes públicos, mas também a proximidade de serviços e infraestruturas, como escolas, supermercados e outros, pois são elementos que influenciam diretamente o seu orçamento, mas também poderão ser essenciais na hora de querer vender a casa no futuro.

Exposição solar

Deve ter em atenção a exposição solar da casa, pois não só tem influência na sua qualidade de vida como nos custos energéticos. Uma casa voltada a nascente apenas tem sol durante a manhã, enquanto que as casas voltadas a sul e a poente são aquelas com maior exposição solar.

Certificação Energética

Igualmente importante é a certificação energética, dado ser um excelente indicador dos gastos que terá para assegurar níveis de conforto aceitáveis.

Por fim, é importante que perceba o tipo de vizinhos com que irá ter que «conviver». É algo que pode fazer toda a diferença no seu bem-estar.

Aproveite para consultar o portal Imovirtual, para escolher a sua próxima casa. Seja nova ou usada, virada a nascente ou a poente e qualquer que seja a tipologia. Tem muitos anúncios para consultar

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 04 agosto 2021
Botão Voltar ao Topo