Lifestyle

Como fazer o melhor churrasco?

Como fazer o melhor churrasco?

Em tempo de verão sabe muito bem um churrasco. Seja em família ou convidando amigos, este momento de lazer tem de ser levado a sério. Para tal, não pode falhar nada, nenhum detalhe pode ser deixado ao acaso. Daí querermos dar-lhe algumas dicas para elaborar o melhor churrasco possível.

Tipo de churrasqueira a usar

Antes de tudo, precisa de escolher que tipo de churrasqueira vai usar. Se escolher com tampa é uma churrasqueira, se escolher sem tampa, então aí é um churrasco. Claro que as churrasqueiras com tampa são mais seguras. Quanto coloca a tampa no final do churrasco, o carvão apaga-se sozinho. Sem tampa terá de o eliminar manualmente. Ou com água, ou deixá-lo apagar-se lentamente. Mas esteja sempre atento até o lume deixar de existir. Por isso, o melhor mesmo é terminar com o churrasco deitando-lhe água.

Tipo de carvão

Para fazer um bom churrasco, terá de ter em conta vários pormenores. Um deles é a qualidade do combustível, ou do carvão. Escolha o carvão vegetal. O carvão vegetal arde com mais facilidade. Também pode usar a lenha, mas para quem não tem muita experiência, o carvão é a melhor escolha.

Queimar o carvão da maneira mais fácil e rápida

Mas para que pegue bem, use pinhas. Dependendo do tamanho da churrasqueira, use no mínimo quatro pinhas. Primeiro queime as pinhas. E à medida que elas vão queimando, coloque o carvão aos poucos por cima. E vá puxando pela brasa. Vai ver que desta forma será mais fácil ter uma brasa suficiente para o seu churrasco.

Ter um abanador é fundamental

Para acompanhar um bom carvão vegetal e umas pinhas para arrancar com o fogo, não se esqueça do abanador. Este utensílio permite-lhe puxar pela brasa quando esta estiver a ficar fraca. Use o abanador sem medos. Vá usando a espaços e quando a brasa estiver mais forte, pare. E assim sucessivamente.

O que colocar primeiro para assar

Tendo várias coisas para assar, há que seguir uma certa ordem. Comece pelos pimentos. Assim que tiver a chama pronta, lance os pimentos primeiro. E até pode colocar uma salsicha juntamente com os pimentos. De seguida, coloque os as carnes. Nunca se esqueça de comprar carnes para churrasco. Qualquer carne que tenha para assar, é agora que deve colocá-la no grelhador. Por último, coloque o peixe. O peixe vem sempre no fim.

Pode sempre acompanhar o churrasco com molhos para churrasco. Fazem toda a diferença e as carnes vão ficar bem mais apetitosas. Pode comprá-las em qualquer supermercado ou então fazê-las, tirando ideias de várias receitas que pode encontrar na internet ou em alguns livros.

Aqui tem os passos e o material essenciais para um excelente churrasco. Os seus familiares e amigos vão delirar com as suas técnicas e com o resultado final. Bom apetite.

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 21 outubro 2021
Botão Voltar ao Topo