Melhore a qualidade das fotografias dos seus anúncios com estas dicas

07 abril 2021

De João Miguel

Melhore a qualidade das fotografias dos seus anúncios com estas dicas

Costuma-se dizer que não devemos julgar um livro pela capa, mas a verdade é que no Mercado Imobiliário esta máxima não se aplica aos anúncios de imóveis. Os portugueses valorizam cada vez o espaço da casa e como tal na hora da procura por um novo imóvel são cada vez mais exigentes. As fotografias são uma ferramenta imprescindível para o sucesso dos Consultores Imobiliários, já que o interesse inicial dos clientes por um imóvel é captado através de imagens de capa apelativas. Se um anúncio apresentar fotografias descuidadas, é provável que não alcance os resultados esperados. Por isso é importante não descurar a parte estética quando construir a sua estratégia de marca. Melhores fotografias atraem mais o olho humano, geram mais contactos e consequentemente mais conversões de venda ou de aluguer.

Logicamente que o trabalho do Consultor é por si só, complexo e moroso. Felizmente existem empresas que oferecem serviços premium aos profissionais do imobiliário para garantir a melhor qualidade fotográfica. É o caso da Whitebalance, que dispõe de uma parceria com o Imovirtual. Todavia, é claro que nem todos os profissionais recorrem aos experts na hora de fotografar uma casa, o que se reflete na performance dos anúncios. Assim, é importante atentar a um conjunto de fatores para garantir imagens atraentes, de boa qualidade e claras para o cliente. Afinal de contas, as fotografias são o primeiro cartão de visita de um imóvel, por isso convém que sejam o espelho do melhor que a casa tem para oferecer.

 

O dispositivo fotográfico

telemóvel cartão de memória câmara fotográfica

Se tiver uma máquina fotográfica para executar o trabalho, tanto melhor. Todavia, atualmente a maioria dos telemóveis já vêm equipados com características que permitem tirar fotografias que captam todos os pormenores. Antes de começar a disparar, certifique-se que o modo de resolução máxima está ativado e confira a memória do telefone para garantir que não terá surpresas inesperadas durante a sessão.

 

A iluminação

cozinha iluminada

Uma fotografia tem de ter sempre uma boa iluminação, independentemente do objeto ou espaço que está a ser fotografado. A luz natural é a melhor opção para deixar as fotografias reais e apelativas. Por isso, na hora de fotografar um imóvel, abra as persianas e evite a fotografia noturna. Lembre-se que o princípio da manhã e o final da tarde são as melhores alturas do dia para tirar o melhor partido da luz natural do imóvel.

 

A limpeza dos espaços

cozinha suja e desarrumada

Fotografias que mostram louça suja acumulada num lavatório ou objetos espalhados pelo chão de uma sala, não abonam a favor da realização do negócio. Além de esteticamente não serem apelativas, um potencial cliente não se sentirá atraído por um espaço que transmite desordem. Por isso, é importante que antes de fotografar o imóvel, seja efetuada uma limpeza e organização dos espaços. Eventualmente até apostar na técnica que lhe falamos de seguida.  

 

O home staging

home staging

Trata-se de uma técnica que surgiu há 50 anos nos Estados Unidos e que é muito usada pelo Mercado Imobiliário. Consiste na preparação de um imóvel para a venda ou aluguer com base nos princípios do design de interiores, do marketing imobiliário e alguns fundamentos da psicologia ou neuro-marketing. No fundo faz uma leitura de um imóvel enquanto produto, mas também como um lar onde futuramente irá residir uma família.

O home staging é uma técnica fulcral para o sucesso da fotografia imobiliária. É importante atentar a pormenores como a despersonalização dos espaços, no caso de imóveis que estão a ser habitados, ou a ausência de elementos que pode dificultar a visualização do potencial do espaço, no caso de imóveis vazios. Para descobrir mais sobre esta temática, consulte este artigo.

 

O ângulo das fotografias

ângulo de fotografia imobiliária

Este é um ponto crucial para o sucesso das fotografias, já que a escolha de um mau ângulo pode ser a morte do artista. Opte pelo formato horizontal, já que o modo vertical tem tendência a desconfigurar os ambientes e a ocultar pormenores importantes. Evite imagens tiradas de cima para baixo ou debaixo para cima, pois passam a ideia errada do espaço. Em vez disso, posicione-se num dos cantos da divisão e nivele a máquina fotográfica ou o telemóvel ao nível do peito, para conseguir uma imagem mais realista.

 

Os retoques finais

editor de fotografias para android ou ios

Como em todos os trabalhos fotográficos, o pós-produção é extremamente importante para assegurar a qualidade do produto final. Por isso, mesmo depois de todo o planeamento e conceptualização das imagens, é necessário dar-lhes os retoques finais, para melhorar elementos como a luminosidade, as sombras, o tom e saturação. Não se trata de uma adulteração do espaço; pelo contrário, as imagens devem corresponder à realidade. Todavia, deve certificar-se que o espaço está a ser mostrado ao cliente da melhor forma possível.

O programa mais famoso para este efeito é o Adobe Photoshop, mas claro que nem todos os utilizadores possuem o orçamento para o financiar e a experiência avançada para conseguir manusear todas as ferramentas. Existem opções mais em conta, como é o caso do Canva ou Pixrl.

 

A organização do anúncio

organização de um anúncio no imovirtual

Tal como referimos, a promoção de um imóvel começa no anúncio. Por isso, é fulcral organizar as imagens como se estivesse a efetuar uma visita presencial. Ninguém gosta de começar a visualizar uma habitação pela casa-de-banho. Siga uma lógica sequencial, começando eventualmente por um hall de entrada que dá para uma sala ou iniciando a sequência numa cozinha que dá de caras com a porta. Todavia, também é importante não esquecer que a primeira imagem do anúncio é que impacta mais, por isso opte por realçar o melhor que o imóvel tem para oferecer nas primeiras fotografias.

 

Veja também

🏠 A importância das visitas virtuais para a promoção de imóveis

🏠 Guia Passo a Passo - Como Vender a Sua Casa

🏠 A importância do Home Staging

Ultima actualização: 07 abril 2021

Partilhar