Tudo o que precisa para criar o seu ginásio em casa

23 março 2021

De IMOVIRTUAL

Tudo o que precisa para criar o seu ginásio em casa

Com a quarentena, treinar em casa tornou-se uma tendência que para muitos veio para ficar. Os adeptos do ginásio tiveram de se adaptar e muitos que nunca tinham pegado num haltere ganharam o gosto pelo exercício físico. A verdade, é que ter um espaço no conforto de casa para dedicar ao treino tornou-se essencial. 

Grande parte das casas não foram planeadas para ter um ginásio, por isso, podem surgir algumas adversidades que condicionem o seu treino. Não deixe que isso aconteça, veja aqui tudo o que precisa para criar o seu ginásio em casa.

👉 Espaço

treino de pernas na sala de casa

Quando falamos num ginásio, não imagine uma sala enorme em casa cheia de máquinas, pode até nem ter nenhum equipamento. Referimo-nos a um espaço suficientemente grande e confortável para poder treinar sem partir nenhum bibelô de estimação.

As melhores opções para montar o ginásio são num canto da sala, no quarto, num quarto de arrumações, na garagem ou no terraço.

Pode pensar que em lado nenhum da sua casa tem espaço suficiente, mas, porque não fazer umas pequenas mudanças e adaptar a sala ou o quarto para ter o seu espaço de treino? Mova alguns móveis de sítio e transforme a sua sala.

O tamanho mínimo para montar um ginásio em casa varia entre 2 a 4 metros quadrados, sempre dependendo do treino que faz e que materiais utiliza.

👉 Luz e ventilação

espaço amplo e luminoso em casa para treinar

É importante que escolha um lugar com bastante luz e, principalmente, com ventilação. Não é agradável treinar num espaço muito fechado e sem janelas e facilmente se vai sentir desmotivado. Se não tiver outra alternativa pode optar por comprar lâmpadas LED ou fluorescentes, para dar uma luz mais natural ao espaço e evitar que fique demasiado quente. Para ventilar compre uma ventoinha.

👉 Atenção ao chão!

aula online de alongamentos em casa

A divisão que escolher não deve ter um piso escorregadio. Deve comprar alguns tapetes de borracha não só para garantir conforto, como também maior segurança. Muitas vezes o piso em que vamos treinar pode aparentar ser seguro, porém, com o suor pode tornar-se bastante perigoso. Uma opção menos perigosa é o pavimento em madeira ou vinílico.

👉 Crie um ginásio bonito

sala de treino em casa, luminosa e com plantas

Se é para ter um ginásio em casa, pelo menos que seja ao seu gosto. A motivação vai ser maior se tiver num espaço agradavelmente decorado. Dependendo do treino que faz pode optar por uma decoração mais relaxante, ou por uma mais alegre.

Um elemento que não pode faltar nesta nova divisão é um espelho, ou vários. São importantes porque permitem corrigir a postura durante os exercícios. Devem por isso ser espelhos de corpo inteiro. Veja os melhores locais da sua casa para colocar espelhos.

Escolha uma palete de cores reduzida, mas que sejam agradáveis para si. Coloque um ambientador com um odor suave para criar um ambiente agradável e algumas plantas. Compre objetos que realmente sejam úteis como, por exemplo, um quadro para marcar o número de repetições. Se fizer treinos com pesos é importante ter suportes para os colocar. Opte por móveis simples, para criar um ambiente sóbrio. 

👉 Música para treinar com energia

treino feminino no quarto

A letra e o ritmo de uma música podem influenciar positivamente o treino. É uma fonte de energia e motivação capaz de nos distrair do desconforto e do cansaço. Por isso, leve umas colunas portáteis para o seu novo espaço de treino e divirta-se, porque treinar não tem de ser um sacrifício.

👉 Equipamentos essenciais

equipamentos para treinar em casa

Mais uma vez, tudo depende do treino que fizer e do espaço que tem, pode nem precisar de nenhum equipamento para os exercícios que pretende realizar. No entanto, deixamos algumas sugestões de equipamentos essenciais:

  • Tapetes de treino;
  • Elásticos de resistência;
  • Corda;
  • Halteres (de diferentes pesos, para acompanharem a sua evolução);
  • Step;
  • Bicicleta;
  • TRX
  • Bola

Agora não há desculpas, está pronto para começar a sua rotina de treinos no seu ginásio em casa!

Leia também

🏠 Tem uma sala pequena? Saiba como aproveitar o espaço ao máximo

🏠 Consiga uma decoração Eco-Friendly em 4 passos

🏠 Descubra o seu estilo de decoração de interiores

 

Ultima actualização: 24 março 2021

Partilhar