Decoração

Torne a sua segunda habitação num espaço de coworking

Torne a sua segunda habitação num espaço de coworking

O coworking é uma tendência mundial assumida. Com ele surge um novo padrão de trabalho, onde se partilham recursos. Um espaço de coworking tanto reúne profissionais das mesmas áreas, com o intuito de potenciar as relações profissionais, como junta no mesmo espaço, profissionais independentes.

Por trás de um espaço de coworking estão definidos conceitos de colaboração, comunicação, sustentabilidade e acessibilidade. Estes espaços podem tornar-se agradáveis para, essencialmente, trabalhadores independentes ou freelancers.

Existem inúmeras vantagens que fazem optar por um espaço de coworking:

  • Maior poupança em rendas;
  • Poupança nas despesas tradicionais de água, luz, gás, telefone e internet;
  • Poupança em mobiliário de escritório;
  • Permite evitar os contratos de arrendamento tradicionais, sendo realizado um contrato flexível onde o coworker escolhe a tarifa a pagar, que pode variar por horas, semanas ou meses. Pode alugar mesa fixa ou livre, sala de reuniões ou de formação ou escritório privado;
  • Promove a construção de relações profissionais com outros trabalhadores da mesma área ou de áreas distintas;
  • Permite trabalhar a partir de um espaço profissional e sair do isolamento social inerente ao trabalhar a partir de casa.

Os espaços de coworking podem dividir-se e conter três tipos de zonas:

1. Private office – dentro de um espaço de coworking é possível ter um escritório privado, embora diferente dos escritórios tradicionais, uma vez que promove a convivência com outras empresas;

2. Meeting room – uma sala que pode ser requisitada por parte dos coworkers para receber clientes e parceiros ou para briefings, reuniões de equipa, workshops, formações, exposições ou outros;

3. Open space – trata-se de uma zona de ambiente partilhado onde os demais utilizadores têm acesso a todo o espaço e infraestruturas. É indicado para freelancers, start-ups, empreendedores, estudantes universitários e, por regra, disponibiliza todo o tipo de material e ferramentas que um escritório tradicional oferece, num âmbito mais descontraído.

Rentabilizar uma segunda habitação para um espaço de coworking

Uma forma de rentabilizar uma segunda habitação passa por transformá-la num espaço de coworking, os escritórios de um futuro já bem presente. Se tem uma segunda habitação ampla, com várias salas ou com um bom espaço em aberto, poderá ser uma excelente fonte de rendimento.

O primeiro passo passa pela verificação do estado da habitação e a necessidade de reparações ou ajustes, como é o caso da potência energética. Pesquise e entenda também como funciona um espaço de coworking.

Em segundo lugar, é necessário verificar a licença de utilização da sua habitação e, se se não estiver licenciada para o efeito, solicitar o requerimento junto da Câmara Municipal para comércio e prestação de serviços.

Num terceiro momento, para regular a nova utilização do edifício para prestação de serviços, tenha em conta algumas normas como:

A sua segunda habitação pode tornar-se num dos espaços de coworking mais procurados, se conseguir disponibilizar diferentes ofertas. Tal como acontece na venda ou arrendamento dos imóveis para habitação, é necessário destacar-se da concorrência. Entre os tipos de zonas que já referimos acima, pode acrescentar a oferta de um lounge.

Um local para um meeting informal pode fazer a diferença na escolha de espaço para coworking. Nele, os coworkers poderão fazer as suas refeições ao longo do dia, descontrair ou relaxar um pouco, socializar com outros freelancers ou simplesmente fazer uma pausa no dia de trabalho.

Com regras estabelecidas em todo o espaço, o trabalho em coworking tem tudo para ser vantajoso, oferecendo vários tipos de espaço, consoante a necessidade de cada um. A opção mais comum passa pelo aluguer de mesa, internet e receção de correspondência.

Anuncie o seu espaço

Com o espaço bem cuidado, tire fotografias de diferentes ângulos, de preferência aproveitando a luz natural que lhe for possível, sem esquecer os detalhes que se tornam todo o espaço mais apelativo.

Crie um anúncio onde descreva os espaços existentes, as funcionalidades disponíveis, a localização e demais vantagens na escolha do espaço de coworking.

Aposte numa melhor qualidade do anúncio e aumente a sua visibilidade. Se este for claro e acompanhado de boas fotografias, é meio sucesso para alugar todos os espaços disponíveis rapidamente.

Saiba ainda que o Imovirtual é um site imobiliário de referência e, como tal, de recurso para imensos freelancers na hora de procurar um espaço de coworking.

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Mais sobre Decoração

Ultima actualização: 14 setembro 2021
Botão Voltar ao Topo