Decoração

Dicas para integrar o papel de parede na decoração da casa

O papel de parede na decoração da casa

O papel de parede é uma ótima solução para quem pretende dar uma nova imagem a uma divisão da casa sem ter de lidar os trabalhos de pintura. É prático de se aplicar e existe uma grande variedade de diferentes opções de tons, texturas e designs. Além de ser fácil de limpar, também reveste diferentes superfícies como paredes, eletrodomésticos, portas e móveis. Se for dado a bricolagens, pode até aventurar-se a aplicar o papel de parede sozinho, já que existem modelos autocolantes que não requerem uma técnica específica.

Além do seu uso convencional, para adornar todas as paredes de uma divisão ou simplesmente um local de destaque, o papel de parede pode ser utilizado noutros projetos e divisões da casa, para modernizar e decorar móveis ou para estabelecer áreas. Confira algumas das formas de como usar este tipo de material tão versátil.

 

Crie uma cabeceira para a cama

cabeceira de cama

Uma forma barata e simples de criar uma “cabeceira” para a cama é através do papel de parede. Através do desenho, consegue delimitar a área e ainda adicionar um pormenor original à decoração do seu quarto.

Emoldure o papel de parede

papel de parede emoldurado

Sobrou-lhe papel de parede daquele projeto que fez no quarto? Reutilize-o para molduras e quadros. Há padrões tão bonitos que é uma pena irem parar ao lixo e que podem fazer um brilharete numa moldura bem vistosa, que seja o centro de uma sala ou de um quarto. Verá que os seus amigos e familiares até o vão confundir com uma verdadeira obra de arte!

Delimite a área do hall de entrada

hall de entrada

Nem sempre é fácil arranjar uma forma de destacar uma divisão tão pequena como o hall de entrada. Com o papel de parede pode não só demarcar esta zona, como também adicionar um elemento singular e “arriscado” ao espaço, que certamente irá deixar as suas visitas surpreendidas.

Faça um upgrade à casa-de-banho

casa de banho

Tal como o hall de entrada, a casa-de-banho é outras das divisões em que pode ser complicado adicionar aquele je ne sais quoi. E desengane-se quem pensa que o papel de parede não pode estar em locais húmidos como este. Hoje em dia, já existem soluções que evitam este problema. Portanto, pode começar a pensar em adicionar padrões às paredes da sua casa de banho, ao teto ou quem sabe, à moldura do espelho.

 

Decore estantes e outros móveis

estante decorada pinterest

Já lhe aconteceu estar farto de um certo tipo de móvel que considerou deitá-lo fora – o que não é nada sustentável – ou simplesmente vendê-lo? Acontece muitas vezes com armários de arrumação, estantes, bancos e mesas. Todavia, às vezes basta um pequeno pormenor para dar uma nova cara ao objeto e fazer-nos sentir que temos uma coisa nova. É aí que entra o papel de parede: apesar do nome, pode ser utilizado noutro tipo de superfícies, como os móveis, para ajudar a dar-lhes outra imagem e a integrá-los no ambiente.

Elabore cenários para as crianças

quarto de criança

Com toda a quantidade de papeis de parede que existem, há várias opções para os quartos de criança. Umas mais discretas, outras mais excêntricas. Se o seu filho for dado a cenários de aventura, fantasia ou ficção, pode dedicar uma parede do quarto a uma temática através do papel de parede. Por exemplo, porque não escolher um cenário espacial com um foguetão para um mini-astronauta? Ou criar uma paisagem de montanhas para uma potencial exploradora as atravessar. Assim a própria decoração vai poder fazer parte das brincadeiras da criança.

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Também lhe pode interessar

Ultima actualização: 18 agosto 2021
Botão Voltar ao Topo