Decoração

Cozinha e Sala em Open Space: as vantagens e desvantagens

Vantagens e desvantagens de ter a Cozinha e a Sala em Open Space

Passar mais tempo em casa é sinónimo de mais tempo na cozinha. Se está a precisar de sugestões para renovar esta divisão, o Imovirtual tem um artigo que aborda precisamente essa temática. Mas hoje, vamos falar de open spaces: uma tendência que migrou dos escritórios empresariais para o conforto do lar e que tem ganho cada vez mais apreciadores. Trocando por miúdos, significa que não existem paredes entre a cozinha e a sala. Além de criar espaços mais amplos e luminosos, facilitando a vida a quem tem uma casa pequena, também ajuda à socialização entre amigos e família. Apesar de coabitarem no mesmo ambiente, cada divisão mantem a sua identidade e funcionalidade, por isso é necessário garantir que ambas estão em harmonia uma com a outra.

Vantagens e desvantagens

É lógico que ao optar por um espaço em open space terá de arcar com vantagens e desvantagens. Comparando com uma cozinha fechada, que isola quem por lá está, este tipo de construção junta as famílias e amigos num espaço comum, como já referimos. Essa será talvez a maior vantagem do open space.

No entanto, na hora de grelhar aquele peixe que deixa um cheiro intenso, deve ter em atenção que o mesmo além de ficar na cozinha também irá parar à sala. Por isso, é importante apostar num bom extrator de fumos/exaustor para prevenir dissabores. Outra das desvantagens prende-se com a arrumação: se por um lado este tipo de espaço facilita a arrumação de casas pequenas, pela maior facilidade em criar funcionais para armazenamento dos objetos, por outro a limpeza e organização do open space deve ser feita amiúde. Isto porque cozinha e sala estão juntas, logo mais expostas: se uma estiver desarrumada, a outra também estará.

Por outro lado, logicamente que é mais fácil decorar uma cozinha fechada, já que se trata de uma divisão independente e que não exige tamanha harmonia dos elementos. Já no open space tudo tem de estar em perfeita sintonia.

Assim, considerando todas as vantagens e desvantagens, deverá medir quais são as variáveis que para si pesam mais a fim de determinar qual é a melhor escolha para o seu lar.

Como criar um open space apelativo

Sem dúvida que criar um espaço em que duas áreas completamente distintas e com funções diferentes se fundem é um desafio. Mas o importante é garantir que nenhuma delas perderá a identidade. Isso não significa escolher mobílias totalmente diferentes para as duas divisões. Lembre-se que a sala e a cozinha coexistem em open space, o que significa que a decoração deve estar em harmonia. Por isso, tente manter um estilo cromático e escolher materiais semelhantes.

Uma das formas de distinguir claramente um espaço do outro é através da instalação de uma ilha. Além de criar um arrumação extra de fácil acesso – um fator importantíssimo em espaços open space – faz a distinção entre o local para a cozinhar e o local para conviver, já que muitas ilhas são simultaneamente locais rápidos de refeição. Para o mesmo efeito, pode utilizar, também, uma mesa de jantar.

Outro dos fatores a que deve ter atenção é a luz. A iluminação é fundamental para dividir os espaços e para os manter interligados. Para fazer a dita demarcação, pode sempre optar por candeeiros suspensos, uma das grande tendências.

As cores também devem ser tidas em conta. Opte por uma paleta que seja fácil de harmonizar entre a cozinha e a sala. Na dúvida, escolha uma cor quente, uma cor neutra e uma cor fria.

Finalmente, para garantir a fluidez dos espaços, garanta que sabe de cor as medidas. É que por vezes o excesso do móveis ou um erro crasso de medição são a morte do artista. Lembre-se que no open space está tudo à vista e as pessoas devem poder-se movimentar livremente. Portanto é importante não obstruir a paisagem da divisão com decoração ou mobília exagerada, para assim criar um espaço harmonioso e descomplicado.

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Também lhe pode interessar

Ultima actualização: 01 julho 2021
Botão Voltar ao Topo