Dicas para gerir o trabalho em casa

19 abril 2021

De Maria Luísa

Dicas para gerir o trabalho em casa

Há cerca de um ano, o teletrabalho entrou na casa dos portugueses e parece que ainda não está pronto para sair. Foi no passado mês de março, que o Governo aprovou o diploma que estabelece a obrigatoriedade do regime de teletrabalho até 31 de dezembro de 2021, “independentemente do vínculo laboral, sempre que as funções em causa o permitam e o trabalhador disponha de condições para as exercer, sem necessidade de acordo escrito entre o empregador e o trabalhador”, lê-se.

Apesar de esta não ser uma novidade para os portugueses, a verdade é que mesmo depois de todos estes meses a trabalhar a partir de casa, ainda existem muitas dúvidas sobre como é se deve gerir o tempo em homeoffice. Por isso, juntamos nesta lista algumas sugestões para o ajudar a fazer render cada minuto e a estimular a produtividade.

 

👉 Faça uma gestão de tempo

gestão de tempo de trabalho

Um dos maiores desafios do teletrabalho prende-se com a gestão do tempo. Nem sempre é fácil conciliar a agenda preenchida e a vida em casa. Muitas vezes existe o receio de se perder nas lides de casa quando deveria estar a tratar daquele relatório com entrega obrigatória até ao fim da semana. A boa notícia é que, estando no escritório também não estaria focado no trabalho em 100% do tempo: certamente existiriam pessoas a interrompê-lo, pausas para café ou eventuais telefonemas para resolver questões pontuais. Por isso, é perfeitamente normal tirar 10 minutos para tratar de arrumar a loiça do pequeno-almoço. Aliás, é até saudável realizar pequenas pausas entre tarefas, que irão contribuir para uma produtividade mais assertiva. Para o ajudar a manter o seu dia organizado e a planear o tempo disponível para cada tarefa – seja ela profissional ou pessoal – pode utilizar apps de produtividade como o Time Planner, Tomato Timer ou Notion.

 

👉 Crie um espaço de trabalho

escritório em casa

Associamos o escritório da empresa ao local de trabalho, onde nos sentamos todos os dias na mesma secretária, de frente para o mesmo computador e a escrever no mesmo teclado. Por isso, em condições de teletrabalho, devemos seguir a mesma máxima. Para garantir a produtividade e evitar situações de stress, é fulcral estabelecer um espaço de trabalho eficiente, com tudo o que é necessário para o desempenho da função agrupado num espaço designado.

Nem toda a gente tem a possibilidade de destinar uma divisão da casa para o escritório, mas é importante reconhecer um determinado lugar da sua habitação como o seu local de trabalho, assim como associa o quarto ao descanso e a cozinha à hora da refeição.

Se for daquelas pessoas que gosta de mudar de divisão a cada semana, pode sempre experimentar criar um escritório móvel.

 

👉 Desenvolva uma rotina

mulher a tomar o pequeno-almoço com o cão

Ficar de pijama o dia todo até pode ser tentador, mas além de não ser a forma mais produtiva para passar o dia, também não o ajuda a estabelecer uma rotina. O ideal é levantar-se da cama, obrigar-se a tomar banho e vestir roupas limpas, bem como a fazer a sua rotina diária de cuidados pessoais, passar algum tempo com o animal de estimação e com os demais habitantes da casa e tirar o devido tempo para fazer as refeições diárias. Tudo isto ajuda-o a mentalizar-se que está pronto para enfrentar o dia de trabalho.

 

👉 Mantenha o contacto com os colegas

videoconferencia entre colegas de trabalho

Aqui a tecnologia desempenha um papel fundamental: apesar de estar afastado do escritório, isso não significa que não possa comunicar com os seus colegas através de videoconferências, em aplicativos como o Zoom ou Google Meet, ou mesmo pelo Whatsapp. Troque ideias, conte-lhes as novidades e peça sugestões sobre aquele novo projeto que está a desenvolver. Tudo isso remete para uma sensação de proximidade.

 

👉 Evite o multi-tasking

mulher com bebé ao colo a trabalhar

É bastante tentador estar a atender telefonemas enquanto trata de fazer a cama e estender a roupa, mas isso nem sempre é sinónimo de produtividade, já que não está verdadeiramente com a cabeça assente numa das tarefas, mas sim em várias. O multi-tasking até pode funcionar em certas situações, mas a verdade é que leva os seus níveis de cansaço ao limite e coloca-o numa situação de stress muito mais evidente. Além de que, já dizia o ditado português, “depressa e bem, há pouco quem”, logo nem sempre as tarefas são desempenhadas da melhor forma quando recorre a esta técnica. Assim, é preferível concentrar-se num só afazer de cada vez e levá-lo até ao fim com calma, concentração e ponderação, para evitar stresses desnecessários e ser, efetivamente, produtivo.

 

👉 Pratique o autocuidado

mulher a praticar yoga na sua sala de estar

Estudos compravam que com a adoção do regime de teletrabalho, trabalha-se, em média, mais 48,5 minutos por dia. Isto significa que o tempo para resolução de problemas pessoais, lazer, exercício físico e outras atividades importantes para o bem-estar foi reduzido. Porém, estando a trabalhar em casa, local relacionado com o descanso e diversão, é importante tirar tempo para praticar o autocuidado. Seja por meio de uma atividade física, pela descoberta de um novo hobbie ou pelo cuidado pessoal, tire sempre uns minutos do seu dia para dedicar a si próprio. Trata-se de uma recompensa que o ajudará a recarregar energias e a enfrentar com mais alento o dia que se segue.

Também lhe podem interessar

➡️ 10 filmes para viajar a partir do conforto do lar

➡️ Treine em casa sem incomodar os vizinhos com estes exercícios

➡️ Otimize o espaço da sua garagem

Ultima actualização: 19 abril 2021

Partilhar