Lifestyle

Crie zonas na sua casa para relaxar

Crie áreas na sua casa para relaxar

Os dias passam a correr com um turbilhão de tarefas para executar e várias obrigações para cumprir, muitas vezes damos por nós a chegar a casa e a desejar 10 minutos a sós para relaxar o corpo e a mente. A forma de abrandar é diferente para todos: uns preferem sentar-se no sofá a ver um filme, outros a ler um livro e há quem goste de fazer uma sesta. Seja qual for a sua preferência é importante destinar áreas da sua casa para parar por uns momentos e desfrutar da calma e tranquilidade. Propomos-lhe a transformação de quatro divisões que o vão ajudar nessa tarefa.

ioga em casa

Um quarto transformado em estúdio de ioga e meditação

O Ioga é uma prática que não obriga à utilização de muito espaço. Porém, se tiver um quarto extra ou um canto a mais numa divisão da casa, como a sala ou o escritório, pode sempre dedicá-lo a um estúdio para o estudo desta disciplina. A decoração deve ser minimalista e em tons claros, afinal a redução do stress e o estímulo da concentração são alguns dos pilares desta arte e as cores têm tendência a influenciar o nosso estado de espírito.

👉 Saiba como escolher as cores para a sua casa

Considere trazer a natureza para dentro de casa para lhe transmitir mais paz e tranquilidade e coloque algumas plantas a ornamentar o espaço. E claro, não se esqueça dos equipamentos para a pratica do Ioga, sendo o tapete o mais importante de todos. Por via das dúvidas, se é daqueles que gosta de arriscar deixamos-lhe uma lista de equipamentos que podem fazer sentido adquirir para o seu estúdio caseiro:

  • Tapete
  • Cintas
  • Bola
  • Bloco
  • Almofada de Meditação

dicas para decorar a varanda

Uma varanda transformada em local de descanso

Se a sua casa dispõe de uma varanda ou mesmo de um terraço, porque não tornar este o sítio para relaxar? Considere instalar uma cama de rede ou uma cadeira suspensa para apreciar a paisagem e desfrutar de um pôr-do-sol, quiçá. Caso o espaço seja abonado, disponha puffs pelo chão, decore-o com plantas, instale duas a três grinaldas de luzes para criar ambiente e não se esqueça de colocar uma mesa de apoio perto do seu local de descanso, para que possa desfrutar de uma bebida na sua varanda.

👉 Encontre aqui os apartamentos com varanda à venda no Imovirtual

cantinho de leitura sala

Um canto da sala transformado em espaço de leitura

Se gosta de ler e não dispensa tirar 10 minutos do seu dia para dedicar às leituras, será de considerar criar um espaço em exclusivamente dedicado para este ritual. E muitas vezes, temos um canto da sala vazio, sem vida e a precisar de uma nova função, porque não dedicá-lo aos livros? Fica ao seu critério como o irá fazer: pode optar por um método mais tradicional e adicionar uma poltrona, uma mesa de apoio, umas almofadas para conforto e decoração, um candeeiro de pé e alguns quadros para dar vida ao espaço. Ou então pode fazer algo mais simples e “fora da caixa” e criar um canto de leitura mais improvisado no chão com mantas e cobertores, muitas almofadas, grinaldas de luzes para dar a sensação de aconchego, um banco de apoio para bebidas e livros e algumas velas. Garantimos que esta solução é mais barata, rápida e até mesmo confortável, já que pode esticar as pernas enquanto desfruta de um café e um livro na sua sala de estar.

transformar casa de banho em spa

Uma casa de banho transformada em spa

Uma ida ao spa revitaliza o corpo e a mente. Por isso, porque não trazer spa para a sua casa de banho e tirar 15 minutos do seu dia para se dedicar ao autocuidado? Transformar o seu WC num local para relaxar é mais fácil do que pode parecer. Basta atentar a alguns pormenores importantes, como a organização e otimização do espaço e as cores os cheiros a utilizar. Como já referimos, os tons claros são aqueles que melhor ajudam a relaxar, assim como no campo dos aromas existem óleos essenciais que ajudam a aliviar o stress e a ansiedade, como a lavanda. Se a sua casa de banho dispuser de uma banheira pode sempre adquiri um tabuleiro de banho para desfrutar de um banho de imersão mesmo tempo que lê um livro acompanhado de um copo de vinho ou de um caneca de chá – tudo depende da sua preferência.

👉 Consulte o artigo Como transformar a casa de banho num spa para saber mais pormenores sobre este tema

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 18 junho 2021
Botão Voltar ao Topo