Decoração

10 dicas para decoração de quarto pequeno e com estilo

10 dicas para decorar um quarto pequeno com estilo

Para quem tem uma casa pequena, o exercício de criatividade para ter um lar confortável está sempre presente. E claro que a decoração é também um desafio grande seja em que parte da casa for. Desta vez vamos focar-nos no quarto, local que deverá ter sempre uma boa organização e uma decoração adequada.

Por muito pequeno que o seu quarto seja, decorá-lo ao seu gosto é o grande objetivo. Não importa o tamanho, importa sim os detalhes que irá ter de acordo com os seus gostos e com o seu toque pessoal.

Antes de mais nada, escolha a disposição dos seus móveis. Só a partir dessa escolha é que vai começar a olhar para certos pormenores. Como lençóis a escolher, obras de arte a colocar no interior do quarto. Não tenha limites para combinações, não tenha regras. Porque as regras são sempre os seus gostos e o que a faz mais confortável.

Tenha uma cama embutida com estilo

Com imaginação, pode fazer a sua própria cama, usando um modelo dobrável. Utilize a estrutura da cama como sendo uma parede normal. Depois, depois decore a parede das costas da cama a seu bel prazer.

Criatividade para armazenar aos pés da cama

Aqui a solução passa por duas escolhas. O modo tradicional, com opções de plástico e armários, ou então pode optar por peças decorativas para serem realçadas. Bons exemplos são, um baú na extremidade da cama ou uma bancada. Esta zona também pode ser aproveitada para colocar a roupa a usar no dia seguinte. Mas também pode aproveitar para calçar os sapatos.

Tenha um espaço separado com uma parede de destaque

Por muito pequeno que seja o espaço a ocupar, pode sempre aproveitá-lo ao máximo. Pinte a seu gosto a parede atrás da sua cama e com isso cria uma separação visual estratégica no quarto. Entre o seu espaço de dormir e a zona de estar.

Armários estreitos como solução de armazenamento

Os armários estreitos são uma das melhores soluções para preencher os espaços bastante apertados e difíceis para armazenamento. Pinte estes armários da cor da parede. Vai ver que bem que ficam.

Jogue com as proporções

Imagine colocar uma estrutura de cama simples em cima de um tapete grande. Resultado, vai ampliar automaticamente o seu espaço, fazendo-o parecer maior. Sem móveis simples, mas com formas aerodinâmicas, o espaço pareceria bem mais apertado.

Use prateleiras amovíveis

Por mais que qualquer canto seja muito apertado, não se preocupe. Use prateleiras amovíveis montadas na parede. Vai ver o espaço que vai “ganhar” para os seus livros, por exemplo.

Crie uma divisória para o seu quarto

Esta ideia é para quem não tem um quarto separado do resto das divisões. Use uma estante como divisória e vai ver que vai fazer maravilhas, num estúdio pequeno. Esta divisória marca o espaço para dormir, espaço para livros e decora o espaço.

Porta-roupas pendurados

Uma boa maneira de ganhar espaço de forma inteligente é ter porta-roupas pendurados. Permite-lhe também ganhar espaço no armário pequeno ou criar um armário do nada. E não ocupa espaço no chão.

Candeeiro de aplique de parede

Esta é uma maneira elegante de levar iluminação para o seu quarto pequeno. Não ocupa espaço por ser menos volumoso e tem braços ajustáveis ao espaço que lhe resta.

Criatividade com prateleiras

Quando não tem muito espaço, a imaginação é que conta. E porque não ter uma prateleira suspensa na parede para poder colocar as suas bugigangas favoritas ou objetos pessoais? Excelente ideia, não é?

Tem aqui dez ideias para decorar o seu quarto, por mais pequeno que seja. E como vê, existe sempre solução para qualquer espaço, sempre!

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Mais sobre Decoração

Ultima actualização: 18 agosto 2021
Botão Voltar ao Topo