Notícias

Dia do Trabalhador: as vantagens e desafios do Mercado Imobiliário  

Dia do Trabalhador: as vantagens e desafios do Mercado Imobiliário  

Uma manifestação que começou em Chicago, América em 1886, está na origem do Dia Internacional do Trabalhador. Quando cerca de 500 mil operários encheram as ruas da cidade para revindicar a redução da jornada para oito horas de trabalho, muitos viram-se feridos, presos ou até mesmo mortos. A luta não parou e a solidariedade internacional acabou por chegar, pressionando o Governo a ceder às exigências dos manifestantes. Em 1889 o Congresso Operário Internacional em Paris decretou o 1º de maio como a data oficial para celebrar a luta dos trabalhadores. Desde então, a data tem sido assinalada um pouco por todo o mundo. 

E, como não podia deixar de ser, o Imovirtual celebra este dia com os profissionais do Imobiliário. Para isso reunimos o testemunho de sete rostos do setor, que falam sobre as vantagens, os desafios e o porquê de terem escolhido uma profissão ligada ao Mercado Imobiliário. Conheça as suas histórias.  

decisões e soluções

“Em 2009 decidi iniciar uma atividade profissional por conta própria que permitisse melhorar a qualidade de vida da minha família, a de outras famílias e em simultâneo que fosse de utilidade para a sociedade. Descobri na empresa que represento a simbiose perfeita. Os serviços, a representação especializada, o acompanhamento, o aconselhamento, a negociação e a garantia para os clientes de que trabalhamos contra resultados e com o objetivo de encontrar as melhores soluções para cada caso, preenchem-me enquanto pessoa e profissional. A paixão pela atividade cresce dia a dia, uma vez que não existem situações iguais e cada projeto, angariação, cliente são um novo desafio, lição e aprendizagem.

Máxima liberdade, máxima responsabilidade. Ser Consultor Imobiliário permite ao profissional uma gestão total da sua atividade em termos de tempos e tarefas. Permite estar em permanente contacto com novas pessoas, interesses, culturas, formas de estar e vivências, que nos dão um enriquecimento pessoal e profissional enorme. Contudo, lidamos com os maiores investimentos das famílias e algumas empresas, somos responsáveis por garantir máxima segurança, experiência e disponibilidade em cada transação que, muita das vezes, sai do tempo que retiramos às nossas famílias e ao nosso descanso.”

gracinda gonçalves

“Com uma vasta experiência comercial na área das telecomunicações, há cerca de 4 anos, decidi iniciar no mercado imobiliário com uma marca própria e usar as competências adquiridas como gestora e comercial, em prol do novo desafio. 

O meu interesse pela área imobiliária, surge na necessidade de ter um projeto na qual me identifico e revejo por ter um gosto pessoal por imóveis, decoração e além de ser um grande desafio identificar as necessidades de cada cliente, seja ele comprador ou vendedor. Ao longo da minha vida profissional, fui aprendendo que na área comercial temos que saber gerir emoções e esta área é poderosa neste tema.

As vantagens nesta área são gratificantes, ajudamos as pessoas a concretizar o sonho de ter o seu lar e a maior compra das suas vidas, além de que focados e motivados torna-se financeiramente aliciante. Na realidade, gerimos as expectativas de venda e de compra entre os intermediários. Conhecemos pessoas com padrões de vida diferentes, criamos laços de amizade, tornamo-nos melhores como pessoa.

As desvantagens são mínimas quando estamos motivados, porque não existe um trabalho sem desafios.”

dora murça imopartilha

“Sou Consultora Imobiliária há cerca de 3 anos. Deixei para trás 22 anos de banca e abracei este projeto por iniciativa própria em busca de novos desafios e de uma melhor qualidade de vida.

Não tem sido um percurso fácil pois este ramo exige muita dedicação e disponibilidade física e mental. Contudo, tem valido bastante a pena pois o retorno pessoal e profissional é muito gratificante, uma vez que ver os sorrisos de satisfação dos nossos clientes após terminado um processo é o que nos faz seguir em frente todos os dias e querer fazer cada vez melhor o nosso trabalho.

Quando vestimos a camisola e quando o fazemos com honestidade o nosso trabalho tem tudo para dar certo. E posso dizer que na Imopartilha sou feliz!”

antónio mesquita sonho lindo

“A área de Mediação Imobiliária é muito aliciante e exige muito de nós. Obriga-nos a estar sempre atentos ao nível da atualização de valores do Mercado Imobiliário, para que possamos informar o nosso cliente do valor real do seu imóvel com a melhor precisão do valor do m2.

O meu interesse nos quase 20 anos que tenho nesta área, e um dos fatores mais aliciantes, é a interação com pessoas, o fecho do negócio (Mediação) com as partes proprietário e comprador.

As vantagens que encontrei nesta atividade, foi poder desde sempre ser gestor do meu tempo, traçar estratégias ao nível da promoção/publicidade para cada imóvel e também na promoção da empresa.

As desvantagens que sinto nos dias de hoje, é a falta de fiscalização da parte das entidades competentes ao permitir que pseudo-profissionais sem as devidas competências exerçam a atividade.”

bluecoast

“A Bluecoast é muito mais do que uma simples imobiliária. Fazemo-nos valer pelo aconselhamento. A todos os que quiserem comprar ou vender a sua casa. A todos os que queiram entrar no mercado imobiliário, numa ótica de puro investimento. Tudo isto faz com que esta profissão tenha sempre o seu tom de desafio. Todos os dias lidamos com pessoas diferentes, com necessidades diferentes. Importante é encontrar as soluções para satisfazer as necessidades de quem recorre aos nossos serviços. 

Os paradigmas estão sempre a mudar e por isso também nós temos que estar sempre em constante adaptação. É esta constante mudança que me motiva para fazer o melhor trabalho possível e foi por isto que entrei neste ramo de negócio, para ajudar as pessoas a comprar a casa dos seus sonhos. Para ajudar aqueles que mesmo sem experiência, querem investir de forma segura e consistente, no ramo imobiliário.

Na Bluecoast temos horários flexíveis e uma grande liberdade para executar o nosso trabalho. Estamos em contacto permanente com muitas pessoas e esse contacto é essencial. E tão essencial como as pessoas, são os lugares. Não se toma o pulso a uma cidade atrás da secretária. É conhecendo bem o terreno que se está sempre a par de um mercado onde as decisões têm de ser informadas, rápidas, para o início de um investimento sólido.  

Tudo isto faz com que a aprendizagem seja constante nesta carreira que também abre possibilidades de progressão bastante interessantes.

Gosto genuinamente de fazer o que faço, mas se tivesse de encontrar um lado menos bom? Talvez o facto de estarmos sempre disponíveis. Todos os negócios têm o seu timing muito próprio e nós temos de estar disponíveis para os levar a bom porto.”

z proprieties

“A profissão de Angariador Imobiliário ou Consultor Imobiliário, que nos dias de hoje está muito na moda, em meu entender é uma profissão dura, muito intensa, que exige muito esforço e dedicação, tanto a nível físico como psicológico, mas muito gratificante.

O que me levou a escolher esta profissão, num primeiro momento, foi o facto de ter uma grande paixão pelo  activo imobiliário, que desde muito novo sempre me despertou um grande interesse e curiosidade; possibilidade de auferir rendimentos muito superiores à média nacional, mesmo tendo em conta o facto de ser licenciado em gestão de empresas; e por último a possibilidade de me tornar empresário a nível individual.

No final do ano de 2016, comecei a ponderar trabalhar como Consultor Imobiliário, mas foi só a partir de Abril de 2017 que efectivamente comecei a minha jornada no sector da Mediação Imobiliária.

Por entre as vantagens relativas à profissão, destaco a flexibilidade de horário, não estar fechado no escritório, contacto directo com os clientes e possibilidade de auferir um salário acima da média. Já a nível de desvantagens, considero ser uma profissão pouco valorizada em Portugal, existir precariedade do vínculo laboral, bem como falta de formação obrigatória na área para trabalhar no sector.”

hall versátil

“Em toda a minha vida propus-me sempre novos desafios, sair da zona de conforto no meu caso tem sido sinónimo de sucesso há 20 Anos.

O gosto pela comunicação, facilidade em perceber as necessidades reais das pessoas que me contatam.

A paixão pelo que faço, ver rostos felizes são a prova que ajudei mais uma família a realizar o seu sonho com  a enorme vantagem de ser bem paga pelo que faço.

Esta é uma profissão que exige muitas horas de trabalho, parceiros de negócios confiáveis com capacidade de resposta às nossas necessidades, uma estrutura bem alinhada como a que possuo, desde a Direção Comercial ao CEO da empresa, sim, sou bafejada pela sorte em ter pessoas competentes no apoio à minha atividade…

Esta é uma atividade apaixonante, desafiadora sem rotinas, o que permite sermos donos do nosso tempo!”

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 29 outubro 2021
Botão Voltar ao Topo