Imoblog

Mercado Imobiliário português registou mais 68% de anúncios ativos

Mercado Imobiliário português registou mais 68% de anúncios ativos

O Grupo OLX, empresa da qual o Imovirtual faz parte, realizou um estudo sobre o estado do Mercado Imobiliário no pós-pandemia. A análise teve por base a recolha de dados de mercados dos países onde atua. Ao todo, integraram esta pesquisa, três continentes distintos – América, Europa e Ásia – dos quais fazem parte 13 países e mais de 900 milhões de pessoas. Uma amostra representativa, que corresponde a um total de 11% da população mundial. Foram avaliados indicadores como o preço, a oferta e a procura, estabelecendo uma comparação entre o primeiro trimestre de 2020 e o último trimestre do ano.

 

Preços

Relativamente ao indicador de preços, os resultados revelam que no segmento dos apartamentos, as vendas subiram entre o primeiro e o último trimestre, sendo a Rússia (16%) o país que registou o maior aumento. Contrariamente, os alugueres estão a descer em quase todas as regiões, com exceção da Argentina, Rússia, Ucrânia, Indonésia e Equador, sendo que este último é que detém a maior taxa de crescimento (24%).

O preço de moradias para venda aumentou na maioria dos territórios, particularmente na Ucrânia (36%) e na Bulgária (34%). Ao nível do segmento dos terrenos, notaram-se mudanças significativas ao longo do ano, já que a pandemia influenciou os interesses dos compradores, o que levou a alterações de preço. No último trimestre de 2020, a Ucrânia registou um aumento de 24% nos terrenos para venda, enquanto em Portugal o aumento foi no valor de 6%.

Após o confinamento, o crescimento dos preços das propriedades começou a acentuar-se, sendo que Portugal é o país que regista o maior aumento (30%) no caso das vendas. A nível do arrendamento, o índice de preços parece seguir a tendência contrária. A maioria dos países registou uma diminuição dos preços, como é o caso de Peru, Columbia, Ucrânia, Roménia, Bulgária e Portugal. Quanto ao preço dos terrenos, continuou a crescer após o confinamento em todos os países, ritmo rápido, exceto na Bulgária e em Portugal.

Assim, o estudo revela que os preços se mantém estáveis em todos os países, à exceção do indicador “Apartamentos para Alugar” que está em declínio, enquanto as Propriedades para venda estão ao mesmo nível do primeiro trimestre ou a níveis ainda mais elevados.

 

Oferta

O estudo do Grupo OLX, determinou que existiu um visível crescimento na oferta de apartamentos para aluguer nos mercados europeus, entre o primeiro e último trimestre de 2020. Para avaliar este indicador, foi calculada a diferença percentual entre os novos anúncios e os anúncios ativos, através da média semanal do período em análise. Em Portugal, registaram-se mais 68% novos anúncios ativos, na Roménia 35% e na Polónia 10%. Os números são ainda mais elevados em países fora da Europa, como o Equador (179%), Colômbia (160%) e Peru (106%).

No segmento dos apartamentos para venda, os imóveis ficaram online no website por mais tempo, tendo-se registado quebras significativas no indicador de novos anúncios. Quanto ao segmento das moradias, existiram os números caíram significativamente na Europa e não foi possível identificar uma tendência nos países da América Latina. O mesmo aconteceu no segmento dos terrenos, onde todos os países europeus registaram quebras nos novos anúncios, com exceção da Polónia, que revelou um crescimento de 1%.

Procura

Os países da Europa – Polónia, Bulgária, Roménia, Rússia, Portugal e Ucrânia – recuperaram os números da procura de antes do confinamento, no máximo de 8 semanas. O mesmo não aconteceu com os países da América Latina – Argentina, Brasil, Peru, Uruguai, Colômbia e Equador – que registaram uma quebra na procura, e se têm debatido numa recuperação moderada, com exceção do Brasil que ainda não revela sinais de reabilitação. Na Ásia, a Indonésia também registou uma recuperação positiva.

Atualmente, a maioria dos países já dá mostras de sinais de recuperação total ou números semelhantes ao início de 2020.

Imovirtual Emopresas Autor

Os experts no mercado imobiliário: a fonte de informação para os profissionais do imobiliário.

Leia também

Ultima actualização: 01 julho 2021
Botão Voltar ao Topo