Comprar casaNotícias

Como avaliar uma casa para comprar?

Comprar um imóvel e avaliar uma propriedade não é uma tarefa fácil. É uma decisão crucial na vida de qualquer pessoa e carece de ponderação e de bastante análise. O processo envolve uma série de considerações, análises e pesquisas para garantir que o investimento seja acertado e que o novo lar atenda a todas as necessidades e expectativas. Afinal, este espaço será o seu novo lar, onde vai construir e materializar os seus sonhos. Portanto, há que esmiuçar todos os critérios de avaliação e colocá-los na balança, não é verdade?

A boa notícia é que o Imovirtual vai ajudá-lo neste processo. No presente artigo, abordamos algumas características que deve ter em conta quando for à caça da sua casa de sonho.

1. Localização

A localização é um dos fatores mais importantes ao escolher uma propriedade, talvez seja o ponto mais crucial desta lista. Antes de tudo, é essencial avaliar se a área onde o imóvel está situado atende às necessidades e preferências do comprador. Isso inclui proximidade com serviços essenciais, como supermercados, escolas, hospitais e transportes público. De que adianta ter uma casa enorme com que sempre sonhou se depois tem de andar 10 km numa estrada de terra para chegar ao supermercado mais próximo?

Além disso, deve pesquisar sobre o bairro. Procure deslocar-se até lá e passar algum tempo perto da moradia. O que sente ao caminhar nestas ruas? Fica perto dos locais que habitualmente frequenta? Consegue aceder facilmente a serviços?

A segurança do bairro também deve ser levada em consideração. Um local bem iluminado, movimentado e com presença frequente das forças de segurança oferece maior tranquilidade aos moradores.

2. Características

Depois de identificar a tipologia certa do imóvel, é importante perceber as características específicas da propriedade. A inspeção imobiliária é crucial para uma escolha acertada. O tamanho certo é uma opção individual de cada família, dependerá se está à espera de visitas ou se está na fase de preparação para receber um filho. É sempre importante contar com uma divisão extra para as eventualidades. Se costuma utilizar o carro ou pretende contar com um jardim, avalie as condições da garagem e do espaço exterior.

Outro ponto que deve ter em conta é a idade do imóvel. Dependendo da época de construção, é relevante perceber que os padrões de construção ou os materiais utilizados não são os mesmos de hoje. Verifique a estrutura da habitação.

Uma das características mais importantes na avaliação de uma casa é a iluminação. Perceba qual é a orientação da casa e pergunte ao seu consultor as horas de maior exposição solar. Não só vai viver num ambiente mais iluminado como isso se vai refletir no seu gasto energético.

3. Sistema elétrico e hidráulico

Um aspeto muitas vezes negligenciado, mas extremamente importante, é a verificação do sistema elétrico e hidráulico da propriedade. Investigar estes sistemas é fundamental aquando da compra de um imóvel, principalmente se este tiver sido construído há bastante tempo. Faça um teste às torneiras para aferir se existe alguma fuga de água – aplique o mesmo processo às instalações sanitárias.

Teste os interruptores, caso estejam a funcionar, ou pergunte para o profissional que guia a sua visita. Nunca é demais prever possíveis situações que possam comprometer a sua segurança. 

4. Valorização do Imóvel

Além de avaliar as características individuais da propriedade, é importante considerar o potencial de valorização do imóvel e da região onde está localizado. Da mesma forma que um apartamento ou uma moradia são valorizados consoante o tempo, também o bairro onde se encontra o imóvel está sujeito a tal aumento. Pesquise sobre os investimentos no bairro, seja uma nova avenida ou a construção de pequenos negócios locais – é crucial estar informado sobre o desenvolvimento urbano e as perspetivas de crescimento da área.

Nunca se sabe o que virá a acontecer no futuro, portanto é importante estar preparado caso pretenda fazer render a sua compra.

5. Documentação

Antes de proceder à compra do imóvel, é imprescindível verificar toda a documentação relacionada à propriedade – preste sempre atenção a esta etapa do processo. Qualquer irregularidade vai atrasar o processo e pode acabar por prejudicar a sua carteira.

Certifique-se de analisar cuidadosamente os documentos de propriedade, incluindo escrituras, registos e certidões, e, se necessário, contar com a assessoria de profissionais especializados.

6. Condomínio

Caso a propriedade esteja localizada num condomínio, é importante conhecer as normas estabelecidas pela administração. Para viver em sociedade é necessário haver regras – deve conhecê-las. Questões como uso de áreas comuns, restrições para animais de estimação e horários de silêncio podem impactar na qualidade de vida dos moradores. Nunca é demais ter toda a informação do seu lado!

Outro ponto importante é aferir quantas áreas de lazer tem o condomínio. Este número vai determinar o valor pago de condomínio. Analise se realmente faz sentido para si usufruir de todos esses serviços extra, caso contrário estará a pagar por algo que não faz parte do seu dia-a-dia.

Procure perceber os valores que são pagos no bairro onde vai investir. É importante perceber se este valor lhe enche as medidas ou se vai ser apenas um gasto desnecessário e evitável.

Informe-se sobre o que inclui o valor pago para o condomínio. É só para pagar serviços extra, como limpeza, ou também inclui possíveis remodelações que precisem de ser implementadas? A par disto, é importante ficar a par de quais são as condições de pagamento.

Adquirir um imóvel é sempre um processo moroso. No entanto, ao considerar todos esses aspetos, o comprador estará mais preparado para fazer uma escolha consciente e assertiva na hora de adquirir uma propriedade. Investir tempo e recursos na pesquisa e na análise detalhada pode fazer toda a diferença para garantir que o novo lar seja realmente o local dos sonhos.

Se ainda não sabe por onde começar, vá até ao site do Imovirtual e inicie hoje a construção da vida dos seus sonhos!

Botão Voltar ao Topo