Imobiliário

Comprar a 1ª casa: o que precisa de saber?

Nos últimos meses, tem sido amplamente discutido o aumento dos apoios governamentais para a compra da primeira casa por jovens. Este programa visa facilitar o acesso à habitação, oferecendo subsídios e taxas de juro reduzidas. O governo pretende, com estas medidas, combater a crescente dificuldade dos jovens em adquirir imóveis, devido aos preços do mercado imobiliário e à instabilidade financeira. Contudo, para além da empolgante agitação, há uma certa quota de preocupação durante este processo. Não se preocupe, é totalmente natural. 

Quer esteja à procura de um apartamento, de uma moradia ou de um terreno para construção, esta compra terá um grande peso na sua vida. No fundo, é o culminar de uma série de sonhos por cumprir e histórias por contar associados a um único espaço. É, de facto, uma aventura. 

No entanto, é importante perceber que esta viagem representa, por vezes, algum incómodo e está repleta de imensa pesquisa e de análise intensiva de alguns documentos aborrecidos. 

Sabemos da exigência deste processo e do desgaste emocional que acarreta, portanto, estamos consigo nesta caminhada. No presente artigo, mostramos-lhe algumas dicas que podem ajudá-lo nesta fase.

Defina um orçamento realista

Um dos primeiros passos no processo de compra de um imóvel é, inevitavelmente, definir o orçamento disponível. Saber com o que pode contar é crucial na tomada de decisão. É importante que o intervalo da quantia que pretende gastar seja estabelecido antes de começar a visitar os espaços. 

Ao criar esta lista, e o controlo orçamental, inclua o montante que pretende despender na entrada e na prestação mensal, bem como nos restantes impostos e outros custos associados. Desta forma, saberá de antemão com o que poderá contar e, ao escolher a casa que mais lhe agrada, saberá que está a tomar uma decisão ponderada. 

Lista de prioridades

Após definir o seu orçamento, saberá que terá de abdicar de alguns fatores aquando da escolha do imóvel. Entender quais são os seus pontos imprescindíveis tornará a decisão mais fácil. Neste sentido, criar uma lista de prioridades pode significar evitar muitas dores de cabeça pelo caminho e permitirá que decida com maior objetividade. É importante não deixar de parte elementos alheios à propriedade, como a vizinhança, a deslocação para o trabalho ou as escolas localizadas na área. 

Sempre que for visitar um imóvel, leve a lista consigo. Faça apontamentos do que gostou e do que não foi do seu agrado para que, no momento de decidir, não deixe nada por analisar.

Financiamento

A compra de um imóvel é, com toda a certeza, um investimento avultado. Este fator torna o processo meticuloso e ponderado. Muito provavelmente, como a maioria dos comprados de imóveis, irá recorrer a um crédito para conseguir financiar a aquisição. Deste modo, a análise das condições de empréstimo e das diferentes ofertas das entidades credoras, não deve ser descurada. Felizmente, estamos consigo neste processo. Com o intuito de melhor entender este ponto, poderá consultar o nosso artigo destinado ao efeito.

Fundo de emergência

A vida é repleta de imprevistos. De um momento para o outro, poderá ver a sua situação contratual sofrer alterações, portanto, garantir a estabilidade financeira é um tema fundamental. Um fundo de emergência revela-se uma ferramenta fundamental no quotidiano das pessoas. Ao construí-lo, estará a proteger-se contra imprevistos e lidar com situações inesperadas.

Respeite o seu tempo

Dedicar tempo à pesquisa, comparação e à reflexão poderá ser o pormenor crucial no desfecho deste processo. Explore diferentes bairros e visite vários imóveis. Deve conhecer a fundo todas as opções da sua lista. 

Ao analisar meticulosamente todos os aspetos que considera importantes, estará a tomar a melhor decisão possível. Sendo um investimento grande, poderá ser útil conversar com familiares e amigos que já tenham passado pelo mesmo processo. Neste passo tão importante da sua vida, o tempo é o seu maior aliado. 

Comprar a primeira casa é um sonho que se concretiza com planeamento, pesquisa e decisões conscientes. Este artigo serve para o acompanhar por algumas etapas essenciais para que o processo seja o mais tranquilo e assertivo possível.

Lembre-se: defina um orçamento realista, crie uma lista de prioridades, explore as opções de financiamento com cautela, mantenha um fundo de emergência e dedique tempo à pesquisa e reflexão. Com responsabilidade e organização, estará pronto para realizar o sonho da casa própria e construir um futuro promissor no novo lar.

No nosso site, pode encontrar a casa dos seus sonhos. Comece já a sua pesquisa!

Imovirtual: de Casa Cheia. 

Botão Voltar ao Topo