Lifestyle

10 cidades de Portugal para comprar uma casa de férias

10 cidades de Portugal para comprar uma casa de férias

Ter uma casa de férias é um sonho para muitos, mas se não tiver nenhuma ligação especial a uma cidade ou vila, escolher o local onde comprar pode ser complicado. Portugal é um país pequeno mas com paisagens muito diversas, pelo que não é difícil ir ao encontro dos seus gostos pessoais: praia, rio, campo, montanha, cidades… São muitas as opções. Neste artigo fizemos uma seleção de 10 das melhores cidades onde pode ter uma casa de férias. Conheça as nossas sugestões e deixe-se inspirar. 

1 – Lagoa

O Algarve, o cantinho mais a sul de Portugal, é mundialmente famoso pelas suas incríveis praias. Lagoa é, sem dúvida, uma das cidades mais irresistíveis. As praias recortadas e rochosas e o mar de azul infinito são de uma beleza única. Aqui pode visitar praias como Ferragudo, Benagil, Praia de Centeanes, Senhora da Rocha, Carvoeiro entre muitas outras. 

Pode fazer mergulho, passeios de barco para ver as formações rochosas, grutas e algares, ou simplesmente desfrutar das praias!

Se o que mais deseja ter é uma casa de férias perto da praia no Algarve, veja os apartamentos e moradias disponíveis neste momento no concelho de Lagoa.

Casas de ferias perto da praia algarve; benagil

2 – Vila Nova de Milfontes

As praias da Costa Alentejana são um paraíso selvagem com muito para explorar. Vila Nova de Milfontes é conhecida como a “Princesa do Alentejo” ou “a terra das três mentiras”, uma vez que não é vila, nem nova e não tem mil fontes. Vila Nova de Milfontes faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e é uma localidade encantadora, com um casario branco, encaixada entre o mar e o Rio Mira. 

Não faltam ótimos restaurantes e muitas atividades para se distrair: desportos aquáticos, trilhos para BTT, caminhada, moto 4, entre muitas outras. Fica a meio caminho entre Lisboa e Faro, sensivelmente a 130km de cada uma das cidades.

Se procura uma casa de férias perto da praia no Alentejo, estas ou estas podem ser uma boa opção.

Casas de ferias perto da praia alentejo; Vila Nova de Milfontes

3 – Sesimbra

De tradição piscatória, Sesimbra é um local magnífico para descansar e desfrutar da praia. Situa-se na Península de Setúbal e faz parte do Parque Natural da Arrábida. Além das praias, tem a serra que merece várias caminhadas. Local de excelência para comer peixe fresco e marisco. No centro da vila pode visitar a Fortaleza de Santiago, um forte manuelino que protegia a costa dos corsários e piratas. Hoje está transformado em Museu Marítimo, onde pode conhecer a história da povoação.

Se procura uma casa de férias em Sesimbra perto da praia ou na serra, pode ver as opções de apartamentos e moradias que se encontram de momento no mercado imobiliário.

Casas de ferias Sesimbra perto da praia

4 – Ericeira

O encanto da Ericeira reside na sua atmosfera de vila piscatória, que mantém, mesmo depois do grande desenvolvimento que teve nos últimos anos. As praias são excelentes para a prática do Surf, sendo um dos locais onde se realizam provas do Campeonato do mundo desta modalidade. 

A Ericeira é dotada de uma extraordinária beleza natural, com o seu mar selvagem a enquadrar a baía. 

É uma localização ideal para quem quer uma casa de férias perto de Lisboa, uma vez que se situa a apenas 50 km da capital. No Imovirtual tem muitas opções, entre casas e apartamentos.

Casas de ferias perto de Lisboa; Ericeira

5 – Aveiro

Conhecida como a “Veneza portuguesa”, por ser atravessada por uma rede de canais, Aveiro é uma linda cidade na costa portuguesa, construída junto à Ria de Aveiro. Nos canais navegam os famosos “moliceiros”, barcos coloridos que eram usados para a recolha das algas. Junto a Aveiro podemos encontrar a Praia da Costa Nova, cuja imagem de marca são as coloridas casas às riscas da marginal. Estas construções, antigamente usadas como palheiros, estão hoje transformadas em agradáveis casas de praia. Aveiro está a 70 km da cidade do Porto e a 250 km de Lisboa. 

Gostava de ter uma casa perto da praia em Aveiro? Veja a seleção de apartamentos e moradias que estão à venda neste momento.

Casas de ferias perto da praia aveiro

6 – Funchal  

Capital do Arquipélago da Madeira, o Funchal merece e bem o título de “Pérola do Atlântico”. Na Madeira pode ter umas férias perfeitas para todos os gostos. Dotada de um clima temperado durante todo o ano, é possível ir à praia quase todos os dias. O mar é quente e calmo, sem ondulação. No interior da ilha, a densa floresta presta-se a caminhadas. São as famosas “levadas”, que o levam a autênticos paraísos na terra. Para completar, o povo madeirense é alegre, simpático e adora festas! Há festas ao longo de todo o ano, desde o famoso fogo de artifício da passagem de ano, passando pelo Carnaval, pela Festa da Flor e pela Festa do Vinho

A acompanhar as festas vem uma gastronomia deliciosa, onde se destacam as espetadas em pau de louro, o bolo do caco (com manteiga de alho!), o atum, o bolo de mel e bebidas como a famosa Poncha e o vinho da Madeira. Ótimas razões que fazem do Funchal, e da Madeira, um dos melhores destinos de férias do mundo.

Acha que o Funchal é a cidade ideal para comprar uma casa de férias? Então veja aqui a oferta de moradias e apartamentos que recolhemos para si.

Casas de ferias com piscina ilha da madeira: Funchal

7 – Ponta Delgada

Situada na Ilha de São Miguel, Ponta Delgada é a capital do Arquipélago dos Açores. Começou como uma pequena vila de pescadores e foi-se desenvolvendo até chegar ao presente como uma simpática cidade cosmopolita mas que mantém a tranquilidade de tempos passados. O centro da cidade possui uma arquitetura de grande beleza, que se presta a passeios demorados. De resto, em São Miguel pode passar umas férias magníficas, com todo o tipo de atividades, das mais relaxantes às mais radicais. De facto, em São Miguel encontra de tudo um pouco: passeios de barco, mergulho, caminhadas, desportos aventura, etc.  A gastronomia açoriana é deliciosa, com um mix perfeito entre a carne das vacas que povoam a ilha e o peixe e marisco pescado no mar que a rodeia. 

Se já se está a imaginar passar as suas férias em São Miguel, veja os apartamentos e moradias que se encontram disponíveis para venda.

Melhores cidades portuguesas; Açores; Sao Miguel

8 – Góis

No centro de Portugal, a 40 km de Coimbra, encontra-se a Vila de Góis. É uma pequena povoação, banhada pelo Rio Ceira, e rodeada de verde. Se procura muita tranquilidade, ar puro e banhos refrescantes de rio, este pode ser o seu destino de eleição. A sua formação remonta ao século XII, um dos documentos mais antigos que se refere a Góis data de 1114 – a carta da doação da Vila feita por D. Teresa e D. Afonso Henriques ao “rico-homem Anião Vestaris pelos serviços prestados”.

Em Góis, além de desfrutar da natureza e das praias fluviais, pode visitar os Penedos de Góis (com mais de mil metros de altitude), as Aldeias do Xisto e percorrer uma parte da mítica EN2, que cruza a Vila. 

Apesar de ser um pequeno concelho, se procura uma casa de férias na zona centro, é possível comprar uma moradia ou até mesmo um apartamento em Góis. Veja o que está disponível.

Casas de ferias zona centro; Coimbra; Gois

9 – Ponte de Lima

Em pleno Minho, encontra-se a bela vila de Ponte de Lima, uma das mais bonitas de Portugal. Se o encanta a região norte, não pode deixar de visitar Ponte de Lima pois é bem possível que se apaixone. Um dos ex-libris da cidade é a ponte medieval, um marco importante da arquitetura nacional, que foi, até muito tarde, a única passagem segura sobre o Rio Lima. Serviu desde sempre como uma das passagens dos peregrinos que se dirigiam a Santiago de Compostela. Na vila encontram-se ainda muitos outros exemplos de arquitetura: edifícios góticos, maneiristas, barrocos, neoclássicos e oitocentistas, numa mistura de grande riqueza histórica.

Para além da beleza paisagística e natural, Ponte de Lima possui uma enorme riqueza gastronómica, que completa o conceito de férias perfeitas

Se quer comprar uma casa de férias na zona norte, Ponte de Lima é, definitivamente, uma boa opção. Veja as diversas hipóteses de moradias e apartamentos que pode adquirir.

Casas de ferias zona norte; Ponte de Lima

10 – Nazaré

Na região do oeste de Portugal, encontramos a Nazaré. Esta pitoresca vila piscatória, conhecida mundialmente pelas ondas gigantes celebrizadas pelo surfista havaiano Garrett McNamara, é um dos locais com mais profundas e coloridas tradições das artes da pesca, nomeadamente da “Arte Xávega”. Ainda hoje é possível encontrar nas praias, mulheres com o tradicional traje das “sete saias”, gritando aos sete ventos os seus pregões de venda do peixe. 

A beleza da enseada em forma de meia lua, onde se encontra a frente da cidade, é animada pelos tradicionais toldos coloridos que povoam a praia. No alto de uma ravina, a 318 metros de altitude a pique sobre o mar, encontra-se o Sítio, local com uma magnífica vista sobre a vila e onde, reza a lenda, Nossa Senhora fez um milagre que impediu o cavalo do fidalgo D. Fuas Roupinho de se lançar do precipício. 

Está a pensar ter uma casa de férias na zona oeste? Então descubra as moradias e apartamentos que pode encontrar na Nazaré

Casas de ferias zona oeste; Nazare

Confessamos que não foi fácil escolher, mas acreditamos que entre estas 10 cidades pode estar a eleita do seu coração. Siga os links para as muitas opções de apartamentos e moradias que se encontram disponíveis no mercado e boas férias!

Veja também:

Ultima actualização: 04 novembro 2022
Botão Voltar ao Topo