Imobiliário

Feriados em Portugal 2023

Fizemos um apanhado dos feriados de 2023 para poder começar a pensar no seu calendário de férias, mini-férias e escapadinhas de fim-de-semana.

Se é daquelas pessoas que adora aproveitar ao máximo todos os feriados de forma a conseguir o máximo de dias de descanso, este artigo é para si.

Fica já a saber que 2023 terá cinco fins-de-semana prolongados. Haverá 13 feriados obrigatórios mais o Carnaval (feriado facultativo). Destes 13 feriados, apenas quatro calham ao fim-de-semana. Os restantes podem ser bem aproveitados como dias extra de descanso.

Feriados em Portugal em 2023, mês a mês

Abaixo encontra a lista de feriados em Portugal, mês a mês. Se quiser ficar a saber o motivo ou acontecimento por detrás de cada um dos feriados, continue a ler o artigo e explicamos tudo.

Calendario 2023 Portugal

Janeiro: O único feriado de Janeiro é mesmo o dia 1, Dia de Ano Novo. Em 2023 calha a um domingo e é o primeiro de quatro feriados que calham a um fim-de-semana. O primeiro mês do ano não tem dias de descanso extra no próximo ano.

Fevereiro: O Carnaval não é feriado obrigatório mas há muitas empresas que dão tolerância de ponto aos funcionários. O Entrudo é sempre à terça-feira e em 2023 será no dia 21 de fevereiro. Se puder usufruir da ponte na segunda-feira, tem aqui o seu primeiro fim-de-semana de quatro dias.

Março: Em 2023 não vai haver nenhum feriado no terceiro mês do ano, mas abril vai compensar.

Abril: No próximo ano o domingo de Páscoa será no dia 9, logo, a Sexta-feira Santa calha no dia 7. Pausa de três dias logo no início do mês. Mais para a frente, o dia 25 de abril, quando se assinala o Dia da Liberdade, será a uma terça-feira. É a segunda oportunidade do ano para fazer uma ponte na segunda-feira e descansar quatro dias seguidos.

Maio: O primeiro de maio, Dia do Trabalhador, é feriado e calha a uma segunda-feira. Também em maio terá oportunidade de fazer uma escapadinha de três dias.

Junho: É normalmente o mês mais rico em feriados. 2023 não é exceção. O feriado de Corpo de Deus assinala-se a 8 de junho, quinta-feira. Se tirar um dia de férias na sexta-feira fica com quatro dias seguidos sem ir trabalhar. Logo a seguir temos o dia 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas mas que calhará a um sábado.

Para quem trabalha em Lisboa, o dia de Santo António, a 13 de junho, calha numa terça-feira. Ou seja, mais uma possibilidade de ponte e mini-férias de 4 dias. Já o dia de S. João, 24 de junho, este ano calha a um sábado.

Julho: Apesar de ser o primeiro mês de verão, julho não terá feriados em 2023.

Agosto: Mesmo a meio do mês, dia 15, temos o dia da Assunção da Nossa Senhora. Será a uma terça-feira. Mais uma boa oportunidade para fazer uma ponte e gozar de quatro dias de pausa.

Setembro: Também em setembro não haverá nenhum feriado em 2023.

Outubro: O dia 5 de outubro, data em que se assinala a Implantação da República, é uma quinta-feira. Outra possibilidade para marcar a sexta-feira de férias e fazer uma escapadinha de quatro dias.

Novembro: O primeiro de novembro, Dia de Todos os Santos, é feriado e calha mesmo a meio da semana, a uma quarta-feira. Se quiser marcar dois dias de férias terá 5 dias de descanso. Se lhe fazem falta para outra altura, então será uma boa pausa a meio da semana para retemperar forças.

Dezembro: Para acabar 2023 em beleza, dezembro tem três feriados e três fins de semana prolongados. Os dias 1 – dia da Restauração da Independência – e o 8 – dia da Imaculada Conceição – calham a sextas-feiras e o dia de Natal, 25 de dezembro, será a uma segunda-feira.

Em resumo, são 13 feriados, sete dos quais são religiosos. Quatro calham a um fim-de-semana, mas em contrapartida cinco acontecem a uma segunda ou a uma sexta-feira. Quatro dos feriados acontecem a uma terça ou quinta-feira, o que lhe dá quatro oportunidades de fazer uma ponte e usufruir de um fim-de-semana super prolongado.

Agora que já tem todas as possibilidades de pontes e fins-de-semana grandes em seu poder, pegue num calendário e comece já a organizar a sua agenda.

Veja também:

Ultima actualização: 02 novembro 2022
Botão Voltar ao Topo