Imoblog

Oeiras: uma das melhores alternativas para viver ao lado da capital

Oeiras: uma das melhores alternativas para viver ao lado da capital

Após a reforma administrativa nacional em 2013, que levou à junção das freguesias do concelho, a União de Freguesias de Oeiras, São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias (UFOPAC) surge restruturada com uma identidade própria, sentida por todos no município de Oeiras, um dos 14 municípios que integra a Área Metropolitana de Lisboa. A União de Freguesias  de Oeiras, São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias totaliza 13.53km2 de área e 58 149 habitantes (Censos 2011).

Os preços dos imóveis em Oeiras:

gráficos oeiras

Diz-se que Oeiras é convidativo, para quem visita e para quem vive nesta união de freguesias. O lema da Câmara Municipal é que a qualidade de vida faz parte do ADN de Oeiras e que neste município, todos se podem sentir em casa.

Durante a segunda metade do século XVIII, Oeiras viveu um período de forte dinamismo e desenvolvimento local, o que levou à elevação da categoria de Vila. O estatuto que ganhou ao ser a residência oficial de Marquês de Pombal, permitiu a criação de novas acessibilidades e infraestruturas, que se refletem nos dias de hoje.

Espaços de lazer ao ar livre

O Jardim Municipal de Oeiras ou Parque Almirante Gago Coutinho é o principal parque da União de Freguesias e inclusive do concelho de Oeiras, localizado entre Oeiras e Santo Amaro. É atravessado pela Ribeira da Lage, que resulta da junção das quintas do Arriaga e do Proença. Dispõe de lagos, animais, uma estufa e um parque infantil.

O Parque dos Poetas é um autêntico museu ao ar livre de 22.5 hectares. Alguns nomes homenageados neste espaço são Luís de Camões, Fernando Pessoa e Sophia de Mello Breyner Andersen. Possui infraestruturas como o Estádio Municipal, o Templo da Poesia, entre outros.

 O Jardim do Paço Real de Caxias é um espaço emblemático, localizado em Caxias. Constitui um valioso património natural e arquitetónico, concebido à semelhança dos jardins de Versalhes. O jardim é constituído por lagos, estátuas e pela cascata, o seu ex-líbris.

Esta UF é banhada por extraordinárias praias com uma extensão de 3850 metros das quais destacam-se as praias da Torre, de Santo Amaro de Oeiras, de Paço de Arcos e a Praia de Caxias. Pode aproveitar os belos dia de sol que esta localidade usufrui para passear ao longo do Passeio Marítimo que se estende da Praia da Torre à Praia de Paço de Arcos. Durante o passeio faça uma pausa na marina de Oeiras situada em São Julião da Barra, um complexo formado pelo Porto de Recreio de Oeiras e a Piscina Oceânica, inaugurada em 1995.  Ao longo do Passeio encontra esplanadas e restaurantes de praia, onde pode apreciar a bela vista sobre a Foz do Tejo e o Oceano Atlântico.

oeiras

Património da UFOPAC

A Estação Agronómica Nacional tem 130 hectares disponíveis para desenvolver investigação científica que incide sobre assuntos relacionados com a agricultura nacional. No final do ano de 2019, foram comunicadas pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, futuras obras de restauro e conservação deste espaço. Apesar da eventuais obras, pode continuar a aceder às instalações da EAN para visitar em família a Hípica de Oeiras, onde pode interagir com os animais, ter aulas de equitação e conectar-se com a natureza envolvente.

O Palácio do Marquês de Pombal ou Palácio do Conde de Oeiras é um solar típico que remonta ao século XVIII e fica localizado no centro histórico. O palácio e os jardins caracterizam-se por possuírem elementos arquitetónicos e artísticos raros e de uma enorme beleza;

O Pelourinho de Oeiras está datado de 1760, localiza-se em frente à Câmara Municipal, e foi dos últimos a ser erguido no país.

O Palácio do Egipto está localizado no centro histórico e a sua construção remonta ao século XVIII. Foi o edifício mais importante e nobre até à edificação do Palácio do Marquês. Recebe várias exposições de artistas portugueses e internacionais, colóquios, conferências, entre outros. Na sua abertura, apresentou uma exposição sobre Salvador Dali.

O Palácio dos Arcos datado do final do século XV viu a sua quase total destruição no terramoto de 1755. Foi reedificada no século XVIII. Da sua varanda é possível desfrutar das paisagens do Rio Tejo.

 

Educação

Atualmente, Oeiras é o concelho com maior concentração de licenciados e doutorados a nível nacional. Está dotado de boas escolas, desde a educação pré-escolar ao secundário, resultado dos longos anos de investimento nesta área.

Entre as melhores escolas públicas secundárias do país encontramos na UF de Oeiras, São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias duas escolas que se destacam: a Escola Secundária Sebastião e Silva e a Escola Secundária da Quinta do Marquês.

Para aqueles que gostam de desenvolver as suas competências pessoais e aprender novos idiomas têm à sua disposição nesta freguesia diversos centros de ensino.

A União de Freguesias de Oeiras, Paço de Arcos e Caxias sobressai pelas suas inúmeras iniciativas de integração social e desenvolvimento pessoal de todos os moradores, desta forma nasceu também um programa educacional com o principal objetivo de interligar o ensino formal com a oferta educativa não-formal existente no concelho de Oeiras, o OeirasEduca que conecta o Ensino ao Território.

No estudo de freguesias realizado pelo Imovirtual, “Ideal Neighborhood”, as infraestruturas e oferta de educação no concelho classificaram-se em 3.89, de 5 pontos no total.

Transportes e Acessibilidades

As Estações de Oeiras, Santo Amaro, Paço de Arcos e Caxias compõe a oferta ferroviária da freguesia, através da Linha de Cascais. A Vimeca/Lisboa Transportes e a Scotturb são os dois operadores de autocarros que cumprem o papel de servir a população local. A autarquia de Oeiras promove a circulação gratuita pela União de Freguesias de Oeiras, Paço de Arcos e Caxias entre freguesias do município através do moderno autocarro Combus.

Em termos rodoviários, a EN6, vulgo Avenida Marginal, e a Autoestrada A5 são as principais vias de acesso que servem a freguesia e que a liga aos territórios vizinhos. 

Saúde 

A nível de saúde, a freguesia é servida pelo centro de saúde de Oeiras bem como por por uma rede de hospitais e clínicas privados.

Em termos de apoio à terceira idade, pode encontrar na freguesia o Centro de dia da Tapada do Mocho, a Associação Assistência a Idosos e Deficientes de Oeiras (AAIDO) e a Santa Casa da Misericórdia de Oeiras.

Não esquecendo da saúde dos nossos amigos de quatro patas, poderá encontrar vários veterinários com serviço de urgência 24h nesta freguesia, do quais destacamos a clínica veterinária VetPoint, onde para além de consultas de especialidade, pode também dar ao seu animal um tratamento estético de banho e tosquia.

Comércio 

Para fazer as suas compras, abasteça-se no Mercado Municipal de Oeiras onde pode encontrar produtos frescos e apoiar os produtores nacionais, este mercado está aberto todos os dias da semana à excepção de domingo.

No diz respeito à gastronomia local destacam-se diversos restaurantes desta freguesia desde pratos típicos portugueses à cozinha internacional.

Atividades Recreativas e Desportivas

Esta freguesia promove inúmeras atividades lúdico-desportivas, exemplo disso é o projecto criado pela Câmara Municipal de Oeiras, a Oeiras Viva cujo objecto social é o de gerir espaços e equipamentos desportivos, culturais e de lazer que integram ou venham a integrar o património do município de Oeiras.

Se é apreciador de teatro a União de Freguesias de Oeiras, São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias apresenta-lhe peças para todos os gostos e idades no Teatro Independente de Oeiras, podendo assistir não só as peças que se encontram em cena como também em streaming.

Oeiras pelo olhar dos seus residentes 

A freguesia de Oeiras é um dos dos melhores locais para viver na Grande Lisboa. A conclusão é provém do estudo do Imovirtual, que identificou as 10 melhores freguesias da Grande Lisboa para viver, e que coloca a União das Freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias na lista das melhores classificadas, entre as 67 freguesias existentes em toda esta área. 

A avaliação global do concelho atingiu uma classificação de 4.08 em 5 pontos, que compreendia a escala de análise dos residentes, no estudo do Imovirtual.

Com maior classificação destacaram-se os acessos (4.23), a segurança (4.17), a qualidade do ar (4), os espaços de lazer (3.95), o silêncio (3.80), a limpeza (3.77) e os espaços de saúde (3.64).

Com menor avaliação, mas bastante positiva, destacaram-se a oferta de lojas e restaurantes (3.58) e o estacionamento (3.56). O custo de vida surgiu com a classificação de 3.16 em 5.

A oferta da rede de transportes obteve uma avaliação, por parte dos residentes, de 3.59 em 5 pontos.

score oeiras

Oeiras é um excelente sítio para viver. Poderá recorrer ao Imovirtual para encontrar a sua casa de sonho na União de Freguesias de Oeiras, São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias.

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 18 agosto 2021
Botão Voltar ao Topo