Imobiliário

A visita guiada do arquiteto Nuno Valentim às obras do Mercado do Bolhão

A visita guiada do arquiteto Nuno Valentim às obras do Mercado do Bolhão

Uma das obras que mais está a mexer com a cidade do Porto é a obra que está a permitir restaurar o Mercado do Bolhão. O responsável pelo projeto de restauro deste imóvel icónico da Invicta é Nuno Valentim, um dos mais premiados arquitetos de reabilitação do país.

Como pode ver no vídeo, Nuno Valentim mostra a Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, como estão a decorrer as obras e o rumo que o Marcado do Bolhão está a ter a nível arquitetónico.

Este que é um dos edifícios mais emblemáticos da cidade do Porto, datado de 1914, está a receber obras de restauro profundas. Desde as galerias, que irão ter o seu aspeto original, o túnel que está a ser construído para haver um acesso à cave logística, passando pelas peças de arte que tinham sido retiradas e que vão ser repostas nos devidos locais, agora que estão também elas a serem recuperadas.

O cuidado que esta obra está a ter, por exemplo, nos elementos decorativos é claramente evidente. Na cor original do Mercado do Bolhão que irá aparecer nas lojas exteriores, ou no restauro dos frisos, rodapés ou balaustradas. Outra das preocupações, é a preservação dos painéis publicitários originais. Peças de ferro fundido novas, que reproduzem a solução original. Estas peças foram feitas por molde, o que levou algum tempo à sua afinação.

Outro dos sinais que permite ver a reposição da identidade do Bolhão é o restauro dos torreões. Está a ser colocada a ardósia. Nos anos 80 existia uma imitação em tela deste nobre elemento. Os pináculos foram retirados, restaurados e recolocados como novos.

Para além do restauro, é também objetivo que no final da obra, o Mercado do Bolhão fique idêntico ao edifício que foi inaugurado há 100 anos. Pelas imagens, vai poder ver o decorrer da obra e as várias explicações que Nuno Valentim vai dando ao edil do Porto.

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 16 novembro 2021
Botão Voltar ao Topo