SIL: "Os investidores internacionais continuam a valorizar o nosso país"

01 outubro 2021

De IMOVIRTUAL

SIL: "Os investidores internacionais continuam a valorizar o nosso país"

SIL volta à FIL entre 7 e 10 de Outubro

O Imovirtual, enquanto Portal Oficial do evento, conversou com a Gestora da feira, Sandra Fragoso, sobre o que esperar da edição deste ano, o estado atual do mercado imobiliário e o interesse dos investidores em Portugal.

O Salão Imobiliário de Portugal (SIL) está de volta à Feira Internacional de Lisboa (FIL), depois de a última edição se ter realizado em formato híbrido por conta da pandemia da COVID-19. Entre os dias 7 a 10 de outubro, os profissionais e particulares vão poder desfrutar de exposições, oportunidades, networking e conferências., no Pavilhão 1 da FIL A Programação para 2021 já está disponível no site do SIL, podendo ser consultada aqui.

À semelhança do que aconteceu em edições anteriores, o Imovirtual irá participar neste evento na qualidade de Portal Oficial, uma presença que tem como principal objetivo, apoiar os profissionais do imobiliário, munindo-os de uma ferramenta para os ajudar a fechar negócios: o Portal de Referência Imobiliária em Portugal. Na ótica da Gestora da SIL, Sandra Bértolo Fragoso poder contar com o Imovirtual no certame é "um privilégio" já que através dele o SIL tem a possibilidade de "expandir o alcance geográfico e aumentar o número de contactos entre os profissionais e entre o público em geral, alcançando assim maiores possibilidades de venda e de divulgação", revelou a dirigente em entrevista ao Blog do Imovirtual.

Em 2021, o Imovirtual estará representado no SIL através de um stand, várias ações de ativação e uma novidade: a participação nas Conferências SIL PRO, através da intervenção de Ricardo Feferbaum, Diretor Geral do Imovirtual, na Mesa Redonda, O olhar dos investidores internacionais, a realizar-se no dia 8 de outubro.

E o investimento foi precisamente um dos tópicos abordados na entrevista que o Blog do Imovirtual realizou a Sandra Bértolo Fragoso. Além deste tema, a Gestora do SIL falou-nos, também, das expetativas para o evento, do que esperar na edição deste ano, do estado do mercado imobiliário no pós-pandemia e dos Prémios SIL. Leia agora a entrevista na íntegra..

Passada a fase crítica da pandemia e com o setor imobiliário a recuperar dos tempos atípicos, como define o estado atual do mercado imobiliário português?

O setor imobiliário manteve-se resiliente e foi capaz de se adaptar e encontrar soluções para não parar. Um sinal dessa resiliência foi em 2020. A Fundação AIP, com o apoio do Conselho Estratégico do SIL, e do setor, realizou uma das poucas, se não a única feira presencial do setor imobiliário na Europa, demostrando assim a atitude positiva que o setor imobiliário assumiu, não deixando de estar presente e reforçando a confiança no maior evento do setor imobiliário realizado em Portugal, que este ano, 2021, terá ainda uma maior representatividade de todos os setores.

Sabemos que, numa fase pré-Covid, o mercado imobiliário mostrava uma dinâmica ímpar registando recordes históricos nos valores de comercialização e significativos volumes de transação em todo os segmentos.

Nesta fase, o mercado não tem parado, e o setor residencial continua a crescer, com as taxas de juros a níveis mínimos e o aumento de procura, face à oferta, têm contribuído para o dinamismo do setor.

Considera que Portugal ainda reúne as características necessárias para captar o interesse de investidores nacionais e estrangeiros?

Sem dúvida. No que diz respeito ao investimento estrangeiro, os investidores internacionais continuam a valorizar o nosso país, uma atratividade alicerçada nas suas características intrínsecas, continuamos a ser um dos países mais seguros no mundo para viver, e pelas boas oportunidades de investimento que continuamos a ter, comparando com outras cidades europeias. Em 2021, Lisboa ocupa o 10.º lugar das cidades europeias mais atrativas para investimento imobiliário.

Não nos podemos esquecer que Portugal é um dos países mais beneficiados pelo aumento do teletrabalho, o que irá estimular a fixação de mais estrangeiros no nosso país, e incrementar investimento internacional.

 

Existe alguma área do imobiliário que estará em foco na programação do SIL deste ano, tanto a nível de expositores, como de conferências e mesas redondas?

No geral, vamos focar-nos a debater e refletir o presente e futuro do setor imobiliário. Quais as ambições e quais os desafios para os próximos anos.

Este Salão não é só exposicional, é também o local de excelência para os profissionais debaterem as tendências e o futuro do setor, para isso organizamos as Conferências SIL PRO – em parceria com a APPII e a APR. Vão decorrer nos dias 7 e 8 de outubro, onde serão debatidos alguns dos temas mais relevantes para o setor, tais como : A visão dos Profissionais do setor, Medidas para simplificar o Licenciamento Urbano, O Futuro do setor imobiliário, Como Reativar o Turismo, O Olhar dos Investidores Internacionais e o Plano de Recuperação e Resiliência e quais os impactos que terá no setor do imobiliário.

 

Quais as razões para os profissionais do imobiliário visitarem o SIL 2021? E os visitantes comuns, o que podem esperar do maior salão imobiliário do país?

O SIL é o evento com maior representatividade do setor do imobiliário que se realiza no país.  É onde não só se debate e reflete sobre o setor,  mas também onde existe networking, onde os negócios acontecem, onde estão presentes os principais players do setor.  Para os profissionais, não duvido de que o SIL é um evento obrigatório no calendário.

Em relação aos visitantes não profissionais, continuamos a ter um leque de oportunidades únicas, pois no mesmo espaço, poderão encontrar a casa dos seus sonhos, de norte a sul do país.  Não esquecendo que existem empresas no SIL que criam condições especiais para quem compre a sua casa no Salão.

Para além dos imóveis, o visitante final tem ainda todos os outros serviços de que necessita para a aquisição da sua casa, a título de exemplo: crédito à habitação, a assessoria jurídica, os gabinetes de arquitetura, entre outros.

 

Quais as expectativas para o evento em 2021?

Estamos expetantes de que seja uma alavanca para a retoma do setor imobiliário. Como já referi, o mercado manteve-se forte e resiliente, e são eventos como o SIL que impulsionam o dinamismo do setor.

Esta edição do SIL terá uma maior representatividade de todos os setores que compõem o mercado imobiliário, teremos cerca de 100 empresas, que é fruto da confiança e segurança que a organização do Salão transmitiu ao mercado, provando ser um evento seguro e gerador de negócios.

Será por isso, o regresso ao SIL a que já habituamos aqueles que anualmente nos visitam. Existe a necessidade de o mercado ter um evento presencial que coloque frente a frente investidores, empresários, técnicos, organismos públicos e público em geral, e de facto, o SIL é o ponto de encontro do setor, é o local de excelência para este tipo de networking.

 

Quanto aos Prémios SIL do Imobiliário: pode avançar informações sobre a cerimónia e os nomeados desta edição?

Para o SIL é importante continuar a distinguir o que de melhor se faz no setor do imobiliário, e no próximo dia 7 de outubro, pelas 19 horas, serão apresentados os Vencedores dos Prémios SIL do Imobiliário. Nesta edição, tivemos mais de 40 finalistas e a escolha foi difícil, porque de facto, existem excelentes projetos nas diversas categorias.

Os Prémios SIL do Imobiliário são uma oportunidade ímpar para projetos e personalidades obterem reconhecimento, naqueles que são os prémios mais importantes do setor. Destacamos as categorias que temos a concurso: Construção Sustentável e Eficiência Energética; Melhor Empreendimento Imobiliário, nas categorias de: Comércio, Serviços e Logística | Habitação | Turismo | Reabilitação Urbana; Habitação, nas categorias de: Turismo | Espaços Públicos| Escritórios | Comércio e Serviços.

Dia 7, saber-se-á quem são os vencedores.

Nas últimas edições, o SIL tem tido como Portal Oficial o Imovirtual. Qual a importância desta sinergia?

Para o SIL é um privilégio ter como portal Oficial o Imovirtual, pois através desta sinergia, que beneficia ambas as partes, conseguimos expandir o alcance geográfico do SIL, e aumentamos o número de contactos entre os profissionais e entre o público em geral, alcançando assim maiores possibilidades de venda e de divulgação, quer do SIL quer das empresas que participam no SIL.

logo sil

Salão Imobiliário de Portugal

7 a 10 de Outubro
Horário:
  • 7 e 8 de outubro - das 11h às 19h
  • 9 de outubro - das 14h às 20h
  • 10 de outubro - das 14h às 19h

Este evento direciona-se aos profissionais do imobiliário, compradores particulares, investidores, promotores, arquitetos e construtores, mas também ao público em geral, sendo que os bilhetes podem ser adquiridos através do site da FIL. Da feira, pode-se esperar uma oportunidade para explorar grandes projetos de desenvolvimento comercial, conhecer as últimas tendências dos principais especialistas do sector e identificar potenciais parceiros de negócios. 

Se está a pensar em visitar o SIL, lembramos que durante o evento, devem ser cumpridas as normas impostas pela DGS. Isto significa que deve fazer-se acompanhar da sua máscara de proteção individual em todo o recinto do evento, do cartão de cidadão, bem como de um dos certificados: Certificado Digital COVID da EU; Certificado de Testagem Negativo; ou Realização de autoteste na entrada do evento, sob supervisão da Organização do Evento

Também lhe pode interessar

Ultima actualização: 01 outubro 2021

Partilhar