Imoblog

O panorama atual do Mercado Imobiliário de Setúbal pela perspectiva dos Especialistas

O panorama atual do Mercado Imobiliário de Setúbal pela perspectiva dos Especialistas

O Imovirtual reuniu neste artigo de opinião o comentário de três especialistas profissionais do imobiliário para darem a conhecer a sua perspetiva sobre o panorama atual do mercado de imóveis de Setúbal.

rui roque century 21 contacto direto imovirtual

“Durante o ano de 2020 o sector imobiliário teve a necessidade de se reinventar face ao surto pandémico.

Também os parceiros fundamentais do sector – os bancos – permitiram que os efeitos se tornassem diminutos, quer na análise, quer na celeridade processual de decisão dos processos abertos.

 A procura continua elevada e a oferta ainda escasseia, de forma que o tempo de transacção se mantém reduzido tendo-se já notado um ligeiro aumento nos últimos tempos.

 A necessidade de construção nova impera e o seu crescimento tem-se vindo a notar ainda com algumas cautelas, permitindo que se renove o mercado de usados.

Também a procura aumenta por imóveis com espaços exteriores generosos (varandas grandes, terraços, jardins em moradias) bem como a auto-construção de projectos de moradias unifamiliares.

Considere-se a perspectiva positiva: de poucas alterações na economia que permitam a manutenção do poder de compra e manutenção dos valores e número de oferta no mercado, acompanhado pelas novas construções, bem como a menos favorável, de maior estagnação: economia afectada, com provável alienação de imóveis, favorecendo a oferta de usados com (re)surgimento de investidores e valores mais acessíveis a um poder compra mais diminuído. Em qualquer dos casos, o sector imobiliário continuará em 2021, produtivo.” – Rui Roque, Diretor Comercial da Century21 Contacto Directo

helena parreira business manager caso a caso

 “2020 foi um ano muito atípico, que trouxe alterações significativas quer no panorama empresarial, quer contexto social e pessoal tendo sido necessário implementar novas e frequentes estratégias de adaptação com o propósito de travar este estado pandémico e encontrar soluções para podermos desempenhar a nossa função laboral, bem como manter, de acordo com as normas da saúde pública, as nossas vivências sociais e pessoais.

Apesar de todas as adversidades o mercado imobiliário manteve-se em movimento, e apesar das quebras no mercado estrangeiro, houve uma crescente procura no mercado nacional.

Durante o estado de emergência confrontámo-nos com muitas dificuldades em desenvolver o nosso trabalho de mediação, nomeadamente na celebração das escrituras, na realização de visitas, mesmo que virtuais, pois por norma os nossos clientes, em especial os Setubalenses, gostam e preferem ver os imóveis “in loco”.

O mercado imobiliário em Setúbal está atualmente muito ativo. O tempo de permanência dos imóveis disponíveis para venda, tem sido em média de dois meses, e em muitos casos nem ficam disponíveis no site da mediadora pois, logo que são angariados a nossa base dados gera um alerta para os potenciais clientes interessados, sendo este, um dos motivos pelos quais os valores não caíram como se especulava. A vertente do mercado de arrendamento continua em alta, com muito mais procura do que oferta, embora os valores tenham sofrido uma ligeira alteração em baixa.

A Casa’Caso, graças ao excelente trabalho e empenho das nossas equipas, venceu este difícil desafio e irá fechar o ano de 2020 com um valor de faturação superior ao ano transato, o que nos leva a acreditar e a depositar em 2021 a esperança de que “Irá ficar tudo bem”” – Helena Parreira, Business Manager Casa’Caso

sandra camelo ceo da sci imovirtual

“A procura de casa quer por famílias, quer por investidores, continua ativa e dinâmica, nota-se no entanto, alguma insegurança na tomada de decisão por parte de algumas pessoas, que se deve sobretudo aos preços das casas atingirem um patamar acima da taxa de esforço de muitas famílias, o que cria dificuldades na concretização da compra, principalmente em algumas zonas do distrito. 

As mediadoras têm o desafio importante de ajudar a estabilizar os preços para que a concretização da compra de casa continue a ser real e contínua, quer para as famílias, quer para investidores. 

Da mesma forma que Portugal passou a ser muito apetecível aos olhos de muitos estrangeiros, eu diria que os concelhos do distrito de Setúbal também.

De repente as pessoas que viviam fora do distrito perceberam que existe uma rápida acessibilidade a Lisboa, a rede de transportes está cada vez mais eficaz quer nas travessias dos barcos, quer na travessia do comboio ou na rede de autocarros. Aliado a isto, complementa-se o lifestyle que se consegue ter na margem Sul, as praias, a serra, os inúmeros jardins e caminhos pedestres, os vários desportos proporcionados, sejam náuticos, hípicos ou outros tantos.

Numa altura em que o teletrabalho ganha cada vez mais adeptos, viver fora de Lisboa é cada vez mais apetecível.” – Sandra Camelo, CEO da SCImobiliária

Leia também:

  • O panorama atual do Mercado Imobiliário de Braga pela perspectiva dos Especialistas
  • O panorama atual do Mercado Imobiliário de Setúbal pela perspectiva dos Especialistas
  • O panorama atual do Mercado Imobiliário de Lisboa pela perspectiva dos Especialistas

Ultima actualização: 29 setembro 2021
Botão Voltar ao Topo