Imoblog

O panorama atual do Mercado Imobiliário de Braga pela perspectiva dos Especialistas

O panorama atual do Mercado Imobiliário de Braga pela perspectiva dos Especialistas

O Imovirtual reuniu neste artigo de opinião o comentário de três especialistas profissionais do imobiliário para darem a conhecer a sua perspetiva sobre o panorama atual do mercado de imóveis de Braga.

carlo monteiro

“Em Abril, a reação imediata foi um generalizado “congelamento”, notou-se efetivamente que muitas decisões foram adiadas inclusive a de comprar e vender casa. As prioridades haviam sido alteradas, mas dia após dia, a confiança foi crescendo a par do conhecimento e controlo da pandemia, a vida seguiu em frente. 

Diga-se que o mercado imobiliário em Braga, tal como no país continua bastante dinâmico, os preços mantêm um registo estável e não apresenta um excesso de oferta de imóveis, ainda é francamente comprador. Neste momento continuamos a angariar e a vender, pois a necessidade de trocar ou adquirir casa não desapareceu!

A nossa postura enquanto Equipa, mesmo antes da pandemia, sempre foi estabelecer um diálogo próximo com os nossos clientes, faz parte do nosso ADN. Na prática, apenas implicou que as reuniões fossem através de videoconferência e as visitas em parte substituídas pela tecnologia VR em 3D (Realidade Virtual), ferramenta que já dispúnhamos desde 2018 e que hoje se afirmou. Algo muito apreciado também pelos nossos clientes estrangeiros que cada vez mais tem interesse no nosso país e efetivamente compram os nossos imóveis. 

É certo que quem trabalha no ramo com profissionalismo e com o objetivo de oferecer um atendimento especializado proporcionando as melhores experiências aos seus clientes, ultrapassará qualquer adversidade seja ela uma pandemia, uma alteração do mercado ou um simples processo burocrático. 

O nosso negócio é feito de pessoas para pessoas. Nada mais gratificante que entrar na vida das pessoas e ajudá-las a serem felizes!” – Carlo Monteiro, Lider de Equipa da Carlo Monteiro

daniel almeida founder dahouse

“Num ano atípico derivado das circunstâncias que todos estamos a viver, o mercado imobiliário como todas as atividades também está a ser afetado, ainda assim mantém uma dinâmica interessante.

No mercado de Braga, existe neste momento bastante procura, escasseando a oferta de imóveis, fazendo com que os preços ainda estejam elevados perante o histórico de mercado da cidade. Tudo o que seja construção nova no centro da cidade, tem se vendido com relativa facilidade e continua-se a construir em quantidade, sendo alguns imóveis vendidos ainda em planta, à imagem do antigamente.

Existe bastante procura para imóveis de investimento e a baixo custo, para remodelar e posteriormente colocar no mercado de arrendamento, aproveitando ainda as boas rentabilidades que o mesmo proporciona, derivado da escassez de oferta.

Desde o início da pandemia tem se concretizado uma tendência que já vinha de trás, de procura de moradias térreas com algum terreno na periferia da cidade e também se tem notado alguma procura no mercado de imóveis de luxo e para valores não muito comuns na história do mercado da cidade.

Acredito que sendo este cenário no momento, num médio prazo até 2 anos, o mercado imobiliário vai baixar consideravelmente, derivado do aumento de oferta de imóveis para venda, fruto de vários fenómenos, consequentes da pandemia.” – Daniel Almeida, CEO da Dahouse

Agostinho Sousa

“A minha perspectiva sobre o mercado atual no distrito de Braga é positiva, até pelo simples facto de termos quatro agências no distrito de Braga: Vizela, Guimarães, Taipas e Barcelos, e abertura prevista para a própria cidade de Braga em 2021.

Notamos que com esta pandemia as pessoas se preocuparam mais com espaços exterior, ao ar livre, ajardinados, terraços, sentimos que isso fez aumentar a procura por vivendas, em zonas mais rurais, que é uma das nossas maiores fatias de angariação, daí não termos sentido uma quebra na nossa facturação.

Acredito também que o facto das pessoas passarem muito mais tempo em casa, os deixar a pensar se realmente aquele imóvel satisfaz a sua necessidade, ou se é grande demais e dá imenso trabalho? Ou pequeno demais e não conseguem ter um escritório para trabalhar a partir de casa. Ou seja, o facto de passarem tanto tempo em casa pôs a nu algumas necessidades que até então seriam desconhecidas e isso pode despertar motivação para trocarem de habitação.

Acredito também que não haverá descida de preços, pois estas necessidades descritas em cima irão manter o mercado activo, e por consequência os preços não sofrerão grandes alterações, a não ser pontualmente em imóveis mais centrais e virados para o turismo e para a rentabilidade.

Sendo assim estou esperançado num 2021 positivo, e desde já desejo votos de feliz natal e próspero ano novo e que a vacina da COVID -19 chegue logo e nos permita regressar à normalidade, que será certamente nova normalidade.” – Agostinho Sousa, CEO da AS Imobiliária

Veja também

Ultima actualização: 20 outubro 2021
Botão Voltar ao Topo