Imoblog

Lisboa: Lumiar

Lumiar: Conheça a freguesia mais populosa da capital

Com a reforma administrativa de Lisboa, Lumiar mantém o seu nome, mas altera os seus limites geográficos.

Das 24 novas freguesias de Lisboa, surge o Lumiar, uma das mais populosas. Com cerca de 45.000 habitantes, o novo Lumiar integra as povoações antigas do Lumiar, Paço do Lumiar e Telheiras, tendo ainda agregado território de Carnide e cedido território aos Olivais.

 

A história do Lumiar

No ano de 1312, D. Dinis doou uma quinta e casa de Campo no Lumiar ao seu filho D. Afonso Sanches, passando a chamar-se de Paços do Infante D. Afonso Sanches. Já no reinado de D. Afonso IV, a residência foi denominada de Paço do Lumiar, mantendo-se até aos dias de hoje.

O Lumiar era definido como um local de nobres quintas, olivais e vinhas, no início do século XVIII. De 1852 a 1886, a freguesia do Lumiar esteve integrada no concelho dos Olivais, sendo incorporada no território da Cidade de Lisboa no ano de 1885.

Desde o início do século XIX, a população da freguesia tem tido um aumento progressivo, tornando-o um bairro da capital. Já no século XX assistimos a um forte aumento populacional, levando à perda quase definitiva das características próprias, com os diversos parques habitacionais.

 

Conheça melhor o Lumiar

O Lumiar alberga cerca de 18.696 famílias, em aproximadamente 23.386 alojamentos. Quando falamos do enquadramento da freguesia na Cidade de Lisboa, estamos a dizer que o Lumiar representa 8% do território desta.

Apesar de manter o seu nome, os seus limites foram alterados. Agora, Lumiar agrega território de Carnide e cede território aos Olivais. Os dados partilhados sobre a freguesia ainda não respeitam esta atualização geográfica, devido ao último recenseamento remeter para o ano de 2011.

Podemos, no entanto, afirmar que Lumiar tem crescido exponencialmente. As alterações no edificado geraram aumentos significativos de alojamentos (22%) e das famílias (23%).

A população do Lumiar é bastante mais jovem e instruída que a da Cidade de Lisboa, sendo que 42% conclui o ensino superior. Por fim, 74% das famílias residentes não têm pessoas idosas no seu agregado familiar.

A Junta de Freguesia do Lumiar providencia o resumo dos censos 2011 à população, de forma a manter todos os residentes atualizados e permitir que estes acompanhem a evolução da Nova Freguesia do Lumiar.

 

Avaliação dos habitantes do Lumiar 

Com o Imovirtual e o seu estudo “Ideal Neighborhood” realizado a nível nacional sobre as freguesias, podemos verificar que o Lumiar tem uma avaliação global bastante positiva, encontrando-se com uma cotação de 4.04 em 5. Da freguesia, ressaltam-se os acessos com uma cotação de 4.22 em 5 e, a rede de estabelecimentos disponíveis, com 3.96.

A segurança, uma característica muito importante no local onde pretende viver, é avaliada em 3.92. Com 3.89 de avaliação encontra-se a rede de transportes públicos que servem a freguesia. Os espaços de lazer, os serviços de saúde e os serviços de lojas e restaurantes têm uma avaliação de 3.81, 3.68 e 3.62, respetivamente.

Trata-se de uma zona maioritariamente residencial, próxima de escolas como a Escola Secundária do Lumiar, Escola Alemã de Lisboa, o Colégio São João de Brito, o Colégio Planalto, o Colégio Manuel Bernardes, o Colégio Santa Doroteia, entre outros. A zona faz parte da Grande Lisboa e, por esse motivo, os acessos e os transportes disponíveis são privilegiados.

A maior parte dos edifícios do Lumiar são recentes e datam dos anos 70, 80 90 e mesmo do início do século XX, traduzindo-se em habitações recentes e mais bem conservadas, sendo considerada uma zona calma e urbana, no norte da cidade.

Um outro estudo que podemos referir para entender como se vive no Lumiar é da NIT – New in Town e atribui o 8.º lugar, em 37 freguesias incluídas na análise sobre qual seria a freguesia favorita para viver em Lisboa. Em 3.399 votos, 126 participantes escolheram Lumiar como lugar de eleição.

O novo Lumiar tem todo o potencial para continuar em crescimento, com várias ofertas habitacionais, de acessos e culturais. É uma zona relativamente habitacional, pensada para proporcionar a qualidade de vida necessária a quem na freguesia procura viver.

 

Se procura um imóvel para viver no Lumiar, pode encontrar no Imovirtual as melhores ofertas.

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 18 agosto 2021
Botão Voltar ao Topo