Lisboa: Alvalade

28 abril 2020

De Alexandre Luís

Lisboa: Alvalade

A freguesia de Alvalade em Lisboa

Alvalade é uma das freguesias mais carismáticas de Lisboa. As ruas desenhadas a régua e esquadro, as cores rosa e alaranjadas das casas, o espírito bairrista, as comidas típicas e o comércio, são características que tornam Alvalade num dos melhores locais para viver na capital. Vamos conhecê-lo um pouco melhor?

Como é viver em Alvalade?

Viver em Alvalade significa viver em harmonia. Um bairro planeado ao centímetro, composto por casas de baixa e média estatura, com cores muito características, cheio de vida, de comércio e restaurantes, mas, ao mesmo tempo, tranquilo, o que proporciona a estabilidade ideal a qualquer família.

Na Avenida da Igreja, mesmo no coração de Alvalade, pode encontrar farmácias, pastelarias, chocolatarias, cafés, restaurantes, churrasqueiras, garrafeiras, frutarias, bares, lojas de fotografia e mercados, como o Hype Market, que ocorre mensalmente, o Mercado Jardim, um dos mercados mais antigos de Lisboa, e o tão conhecido Mercado de Alvalade.

Em Alvalade não faltam, também, espaços e programas para os mais desportistas, como o pavilhão municipal da Freguesia de Alvalade, o Polidesportivo da Junta de Freguesia de Alvalade, o Campo de ogos Municipal do Campo Grande e o Complexo Desportivo Municipal de São João de Brito. Para quem procura piscinas, nesta zona tem à disposição o Centro Desportivo GO Fit, o Lisboa Racket Centre e o Quartel de Bombeiros de Alvalade.

A nível de mobilidade, para além da rede de transportes públicos habituais e cicloviasa Junta de Freguesia de Alvalade disponibiliza um serviço de transporte gratuito, porta a porta.

Para dar a conhecer todos os projetos, novidade e curiosidades sobre Alvalade, a Junta de Freguesia dispõem de uma revista trimestral gratuita, que pode aceder aqui.

 

Alvalade em números

De acordo com os últimos Censos (2011), a freguesia de Alvalade é constituída por mais de 31.800 habitantes, dispersos por mais de 5,34km2 área, representando, deste modo, cerca de 6% do território de Lisboa. Com 18.836 habitações, Alvalade é uma das freguesias mais populosas da cidade, resultante da união das antigas freguesias de Campo Grande, São João de Brito, Marvila, São Domingos de Benfica e Alvalade.

Em Alvalade, 36,6% das famílias são maioritariamente constituídas por apenas uma pessoa, onde 43,8% da população pertence ao género masculino e 56,2% ao género feminino. Alvalade não é uma freguesia envelhecida, ao contrário de outros locais de Portugal. Nos últimos 10 anos, presenciou-se um crescimento de residentes com idade entre os 0 e os 14 anos, com uma variação positiva de 19,5%, segundo os dados recolhidos pela Junta de Freguesia de Alvalade.

Imovirtual desenvolveu recentemente um estudo sobre as freguesias de Portugal. Este estudo foi realizado junto dos residentes desta freguesia, onde avaliaram várias categorias, como a segurança, limpeza, estacionamento, espaços de lazer e outros de Alvalade. Os resultados foram os seguintes:

Alvalade apresenta uma avaliação global de 4.09, encontrando-se, deste modo, na 7ª posição do ranking de melhores freguesias para viver em Lisboa.

Pela qualidades que apresenta - estabelecimentos de saúde, ensino, comércio, transportes, acessos e outros -, nesta zona, o valor médio de uma habitação é de 3.260€/m2, segundo a plataforma interativa “Preços da Habitação nas Cidades”, que pode aceder através do Portal do INE e que lhe permite consultar os preços medianos de venda de alojamentos familiares.

Se está à procura de casa para comprar ou arrendar nesta região, pode consultar todas as ofertas do Imovirtual e comparar os valores médios com os valores anunciados.

Para conhecer mais freguesias de Lisboa, ou do Porto, consulte o nosso Guia de Freguesias

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como 'O Consultor'. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 17 setembro 2021

Partilhar