Imobiliário

Guia Passo a Passo – Como Vender a Sua Casa

Guia Passo a Passo – Como Vender a Sua Casa

Chegou o momento. A sua casa fará as alegrias e dores de cabeça de novos donos num futuro próximo. Quer tenha decidido mudar de distrito ou até mesmo sair do país, esperamos sinceramente que a mudança seja sempre para melhor.

Apesar de tudo, por a casa à venda não é algo que a maioria de nós faça de ânimo leve ou sem exigir algum tempo despendido. Não se preocupe, pois resolvemos elaborar um guia simples para saber como fazer para vender uma casa. São dicas recolhidas ao longo dos anos para tornar esse por vezes penoso processo no mais célere e proveitoso possível.

Vamos então ficar a conhecer alguns dos pontos essenciais para vender a sua casa mais facilmente do que possa imaginar.

 

Como se Vende Uma Casa?

Se já se interrogou, a boa notícia é que não fica a faltar tudo. A maioria de nós nunca esteve na posição de colocar uma casa à venda e, como tal, não faz ideia por onde começar.

Existem inúmeras considerações financeiras, documentação em abundância, várias formas de processar a venda e dicas para reconhecer o comprador ideal. Neste momento em particular existem considerações relativas à pandemia, bem como um trabalho de fundo que lhe compete para garantir que sabe como vender a casa sem complicações.

Quer tenha um fabuloso apartamento para vender na cidade do Porto ou uma herdade no Alentejo, o processo não tende a ser muito diferente, pelo que alguns destes pontos serão comuns a qualquer categoria de imóvel que pretenda vender.

Está pronto para começar? Então continue connosco durante as próximas linhas e vamos dizer-lhe como vender a casa rapidamente.

 

Finanças – O Que Precisa Para Vender a Casa?

A venda de casa não é apenas uma transação onde vá lucrar o montante total acordado. Existem gastos inerentes a esta transação que devem ser antecipados e calculados em conformidade.

Desde logo, caso opte pelos serviços de uma agência imobiliária, existem comissões a considerar. Não descure ainda os impostos, mais-valias, gastos com documentação e outros trâmites legais que são imputados no ato de venda de casa.

No final do processo, uma fatia considerável da venda que poderá rondar os 10% (ou superior) deverá ser considerada para cobrir gastos. Quaisquer despesas que estejam envolvidas numa mudança devem ser igualmente ponderadas.  De igual forma, depósitos e outros gastos na compra ou aluguer de uma nova casa terão de ser incluídos nestas contas para evitar surpresas de maior.

imovirtual

Como Apresentar a Casa na Venda?

Já conhece o conceito de home staging? Não sendo um conceito propriamente novo, é agora frequente em imóveis de todos os géneros e categorias de preço. Em suma, é agora mais importante que nunca saber como apresentar a casa na venda, pois “os olhos também comem”.

Apresente um apartamento completamente vazio e poderá gabar a luminosidade, o espaço amplo ou a comodidade da classe energética ideal. A abordagem é perfeitamente válida e seguramente que conseguirá vender a sua casa com esta abordagem simples.

Olhe para a casa que deseja vender e imagine-a despida de todos os seus móveis e objetos pessoais. Em alternativa, imagine-a preparada de forma profissional para fazer o máximo da sua habitabilidade e dos seus pontos fortes.

Com profissionais especializados nesta área, é um investimento a considerar. Um bom home staging poderá valorizar a sua casa em mais de 10%. Num mercado onde os valores se medem às centenas de milhares de euros, representa uma oportunidade para obter mais dinheiro no valor final de venda.

Tal exige também alguma dedicação da sua parte. Manchas de humidade, um pouco de tinta, pequenas reparações e substituições de artigos que por vezes não são dispendiosos fazem toda a diferença para quem olha para um imóvel pela primeira vez.

Se está a pensar em descobrir como vender casas rápido, lembre-se que um aspeto convidativo, renovado e fresco tem maiores probabilidades de satisfazer potenciais interessados do que o oposto.

 

Documentação – Como Vender a Casa Facilmente?

Aprender exatamente o que fazer para vender uma casa pode por vezes parecer complexo do ponto de vista burocrático. De facto, existem alguns trâmites a observar, motivo pelo qual muitos optam pela intermediação imobiliária por parte de uma agência.

Desta forma, todo o processo é agilizado por profissionais conhecedores do meio que lhe poupam imenso tempo e dinheiro. A desvantagem é que terá que antever uma comissão de venda para esses mesmos profissionais. Ainda assim, é muito frequentemente a melhor forma de proceder para aqueles que desejam descobrir como vender casa rapidamente.

Terá que preparar e ter consigo pelo menos parte ou a totalidade dos seguintes documentos:

●        Identificação. A sua e a do comprador. Caso seja uma empresa, deverá providenciar uma cópia da Certidão de Registo Comercial;

●        Caderneta Predial. Pode obtê-la na repartição de finanças mais próxima e serve de resumo fiscal do imóvel em questão;

●        Licença de Utilização. Define a que fim se destina o imóvel e é competência da Câmara Municipal do município onde o imóvel está registado;

●        Planta. Também disponível na Câmara Municipal, inclui a área bruta e útil do imóvel, com a clara representação das divisões do mesmo;

●        Certificado Energético. Terá de providenciar este certificado para atestar a classe energética do imóvel;

●        Escritura. O Cartório Notarial terá nos seus registos a escritura original/anterior do imóvel;

●        Ficha Técnica de Habitação (FTH). Também disponível na Câmara Municipal, define quaisquer alterações feitas a um imóvel em relação ao projeto original. Imóveis de construção anterior a 2004 poderão estar isentos deste documento;

●        Certidão de Registo Predial. Também disponível no Cartório Notarial (pode solicitá-lo online), representa um historial de registos do imóvel.

Se pretende avançar sozinho e partiu recentemente na aventura de como vender um apartamento rapidamente, uma moradia, terreno ou herdade, poderá ficar tentado a pensar duas vezes após confrontado com esta lista de documentos necessários.

Não desanime. Muitos portugueses optam por processar a venda sem intermediação e assim evitarem as comissões das agências imobiliárias. Já sabe de antemão que tem diante de si uma aventura de senhas e filas de espera. Porém, onde há vontade, há um caminho!

imovirtual

Vai arrendar casa após concluir uma venda? Encontre as melhores ofertas aqui!

 

Devo Pôr a Casa à Venda Numa Imobiliária?

Se leu atentamente o ponto anterior, poderá estar mais inclinado a responder a essa questão. Existem inúmeras vantagens em colocar uma casa à venda com intermediação imobiliária, mas antes de tudo o mais importante é fazer o seu trabalho de casa.

Comece por efetuar uma pesquisa online por casas semelhantes à sua em termos de tipologia e idade. Não existe uma resposta global em como vender a casa com sucesso, porém se existe um ponto por onde deve começar, é em descobrir o valor real do seu imóvel.

Um agente imobiliário seguramente fará uma avaliação fidedigna por si, tendo em conta inúmeros fatores que escapam ao vendedor comum. Essa análise é extremamente útil na hora de balizar a sua própria expectativa em relação a quanto poderá obter numa possível venda.

Ao decidir pôr a casa à venda, opte sempre por uma imobiliária em que confie. Pergunte a amigos e familiares ou inclusive a vizinhos que tenham contratado um serviço com satisfação. As recomendações pessoais serão sempre o melhor cartão de visita de qualquer serviço.

Uma vez discutidos os valores e a sua expectativa com a imobiliária da sua preferência, avance com a listagem do imóvel. Lembre-se que as imobiliárias possuem ferramentas bem elaboradas para alcançar um número de possíveis interessados muito mais amplo do que aquele que conseguiria por si só.

Se tudo correr bem, em pouco tempo poderá receber uma oferta (ou várias) em redor da sua expectativa e que reflitam o ponto atual em que o mercado imobiliário da sua zona se encontra.

 

Quando Devo Aceitar Vender a Minha Casa?

Esta é uma pergunta com múltiplas respostas e em muito depende da sua urgência em concluir a venda. Se não é urgente, tem maior margem para aguardar por ofertas à altura da sua expectativa.

Os potenciais compradores devem demonstrar um sério interesse no imóvel, idealmente colocando questões pertinentes em relação à localização, acessos, bem como pontos fortes e fracos do mesmo. Tenha em mente que se pretende abrir a porta a um total desconhecido para visitar a sua casa, deverá tomar algumas precauções de segurança acrescidas e fazer-se acompanhar de outras pessoas.

Os verdadeiros interessados deverão apresentar as garantias necessárias caso aceite a oferta proposta. Como vender casas rápido se torna o objetivo de praticamente todos os envolvidos, uma base de constante comunicação e crescente confiança levarão o negócio adiante de acordo com as suas melhores expectativas.

A ponderar um apartamento de sonho? Conheça a oferta mais atual hoje mesmo!

 

Está Pronto Para a Mudança?

Acordados os montantes, assinados os documentos e efetuada a troca de papéis, chegou a hora de pendurar as chaves. Como vender um apartamento ou moradia é habitualmente um processo algo moroso, as emoções dividem-se entre o alívio e a melancolia.

Ainda tem pela frente o divertido processo de descobrir quantos objetos possui em casa e como as “poucas coisas que tem” rapidamente se transformam em dezenas de viagens. Apesar de tudo, existe sempre algo de emocionante associado a um novo começo.

Se o seu orçamento permitir, uma agência especializada em mudanças tornará todo o processo menos exaustivo e muito frequentemente acaba por lhe poupar bastante tempo e algum dinheiro.

Quer a sua casa tenha sido apenas uma habitação temporária ou o local onde viu os seus filhos crescer, irá encontrar na sua nova casa motivos mais que suficientes para desfrutar de toda uma nova etapa da sua vida.

imovirtual

Como Vender a Casa Durante a Pandemia?

Num cenário em que as restrições sociais são bastante exigentes, o melhor local onde comprar e vender casa é mesmo online. As plataformas de listagem e pesquisa de imóveis vieram para sempre mudar a forma como visitamos e avançamos para a compra de uma casa.

Atualmente é muito mais simples saber o que fazer para vender uma casa muito graças à forma como a tecnologia nos serve. Visitas virtuais, fotografia aérea com recurso a drone, informação detalhada de cada imóvel e galerias de fotos em alta resolução levam-nos a conhecer dezenas de opções num único dia que levariam semanas recorrendo a visitas presenciais.

Também as agências imobiliárias se adaptaram rapidamente a estes tempos peculiares na forma como se vende uma casa em Portugal. Com grupos de mensagens instantâneas dedicados, reuniões virtuais entre comprador, comprador e mediador, tudo é mais imediato. A estes juntam-se ainda alguns processos agilizados eletronicamente, motivo pelo qual muitas das mudanças a que a pandemia obrigou estarão para ficar no futuro.

 

Em última instância, no final deste artigo já deverá saber um pouco melhor como fazer para vender uma casa. Com base numa curta pesquisa online, será um vendedor mais informado em relação ao valor que pode esperar obter na venda e assim ajustar as suas expectativas em conformidade.

Saberá também como colocar a casa à venda recorrendo a uma imobiliária ou processando a venda sem auxílio. A documentação e os gastos inerentes à venda serão sempre um dos desafios maiores a superar, aos quais se juntam a escolha do comprador ideal.

Uma vez concluída a transação, resta encarar a mudança como uma oportunidade para um novo começo. A sua antiga casa continuará a constar das suas memórias e das da sua família. Em muitos casos, seguirá por muitos mais anos como o novo lugar onde as melhores memórias de outros serão criadas.

Leia também

Ultima actualização: 22 julho 2021
Botão Voltar ao Topo