Imobiliário

Vantagens e Desvantagens de Viver no Interior de Portugal

Vantagens e Desvantagens de Viver no Interior de Portugal

O panorama parece estar a alterar-se consideravelmente. Se há apenas alguns anos discutíamos formas de travar o êxodo rural e a evolução tecnológica, os imprevisíveis efeitos da pandemia poderão ter-nos fornecido uma solução igualmente inesperada.

Os encantos do interior do país atraem há anos inúmeros estrangeiros a ali estabelecerem residência, ainda que o apelo continue a não ser igualmente apelativo para os nacionais. A limitada oferta de oportunidades profissionais em comparação com os distritos do litoral continua a pesar de forma incontornável numa balança que poderá, muito em breve, ver motivos para se equilibrar.

Aparte esse fator determinante, existem inúmeras vantagens e desvantagens de viver no interior de Portugal que cobrimos ao longo deste artigo. Só então será o momento de se questionar se terá finalmente chegado a altura de considerar uma mudança radical no seu estilo de vida.

As Vantagens de Viver no Interior

Vamos desde logo deixar um aviso: não nos responsabilizamos se, no final desta secção começar a sua busca por uma nova habitação num distrito do interior, a discutir o assunto à mesa de jantar e secretamente a fazer contas a uma possível mudança.

O interior do país tem tantos argumentos a seu favor que facilmente poderá ofuscar as particulares desvantagens que o caracterizam.

Paz e Sossego

Sinónimos, seguramente. Mas também marcantes daquilo que o interior oferece de mais apelativo. À agitação dos grandes centros urbanos, contrapomos a quase total ausência de ruído, apenas preenchida pelos sons da natureza e pela ocasional exceção.

Este estilo de vida é inerente a praticamente todas as atividades quotidianas. Sem engarrafamentos, filas extensas para pagar as suas contas ou transportes constantemente lotados. A lista é extensa no que toca à tranquilidade em particular e ainda que a dinâmica de uma cidade tenha algo de fascinante que a muitos apela, o extremo oposto também se destaca por idêntica abundância.

Poder despertar na sua nova casa sem o constante ruído do trânsito ou dos inúmeros vizinhos de prédio podem ser argumentos suficientes para considerar viver no interior de Portugal, mas existem muitos mais.

Baixo Custo de Vida

Já que lhe falámos da sua nova casa, podemos (e devemos) também falar de como é morar no interior de Portugal. Desde logo, é presenteado com um mercado habitacional com preços muito mais convidativos, com valores que chegam a ser 3 a 5 vezes mais económicos do que em Lisboa ou Porto.

O nosso barómetro mais recente dá conta de valores extremamente acessíveis nos distritos do interior de Portugal, numa discrepância que é igualmente patente no mercado de venda como o é no mercado de arrendamento.

Algumas das melhores cidades do interior de Portugal oferecem uma diversidade de habitação que inclui tipologias e estilos para todos os gostos, desde o mais moderno ao típico. Se tal não é suficiente para convencer o mais cético, há ainda que considerar que praticamente todos os preços de bens nestas zonas tendem a ser bem mais acessíveis.

Taxas municipais e gastos que poderão não se aplicar, tais como despesas de estacionamento, passes mensais de transportes, a obrigatoriedade de fazer refeições fora de casa e mil outros aspetos do seu quotidiano pesam a favor da sua carteira quando decide viver fora da cidade.

Os Frutos da Terra

É precisamente nos distritos do interior de Portugal que subsistem muitas das tradições que nos definem enquanto povo. Quer seja o pão caseiro, os produtos frescos da horta, a fruta da estação ou os enchidos caseiros, existem tesouros e uma forma de vida caraterística por descobrir.

Por muito que os grandes centros urbanos tenham contribuído para o desenvolvimento do país, continua a ser em grande parte no interior que as nossas raízes se mantêm. Estas não são ainda todas as vantagens de viver no interior de Portugal, pois temos ainda algumas surpresas para si ao longo deste artigo.

Sólido Sentido de Comunidade

Esqueça a reunião de condomínio. Todos aqueles que já tiveram a oportunidade de visitar o interior de Portugal durante algum tempo depararam-se com o sentido de comunidade que existe nas pequenas cidades, vilas e aldeias.

Muito frequentemente marcados por um espírito de entreajuda que persiste há gerações. Este estende-se à hospitalidade que tende a sugerir que dificilmente será recebido por estas paragens com frieza. Se algo, esteja preparado para suscitar alguma curiosidade por parte dos locais acerca dos motivos que o levaram até ali. Quando em dúvida, sugerimos citar algumas das vantagens deste artigo!

Maior Segurança

Os problemas sociais mais comuns nas cidades, tais como o crime, tendem a ser menos frequentes nas terras do interior de Portugal. Tal não significa que não exista a ocasional ocorrência, porém é ainda possível encontrar no país localidades onde é possível ir dormir sem ter de ativar um alarme ou trancar toda a casa.

O bem-estar que advém de viver num lugar seguro é, por si só, inqualificável e em muito contribui para que se adote um estilo de vida mais relaxado e feliz.

imovirtual

Vida Familiar

O conceito de família é bastante diversificado. Se para uns, o ideal para ter filhos e criá-los na proximidade de escolas de referência, farta oferta cultural e apontar a futuras oportunidades de emprego, uma grande cidade pode ser o lugar perfeito para constituir e manter esse projeto de vida.

Para aqueles que pretendem que os seus filhos ainda possam brincar na rua à frente de casa com supervisão mínima, usufruir de espaços verdes em abundância e incontornável qualidade de vida, o interior pode ser difícil de resistir. 

No essencial, cada indivíduo e cada família busca algo diferente para si e tais motivações estarão sempre acima de qualquer juízo que se possa formar.

Elevada Qualidade de Vida no Interior

Se procura saber qual é a qualidade de vida no interior de Portugal antes de ponderar uma mudança, existem algumas soluções antes de fazer as malas.

Sugerimos fazer um pouco de turismo no interior de Portugal para começar. Uma vez que a oportunidade de usufruir de férias não costuma ser abundante, muitos portugueses optaram ao longo dos últimos anos (e bem) por zonas balneares, com particular foco no Algarve.

Um reflexo positivo da pandemia no ano de 2020 fez com que o interior do país se tornasse foco de particular interesse turístico graças a algumas das características que mencionámos previamente. A abundância de espaço físico, ar puro, a tranquilidade e os preços acessíveis foram os seus maiores argumentos no melhor ano para o setor destas zonas do país.

Curiosamente, esses argumentos servem agora para aqueles que pensam numa mudança para viver no interior de Portugal.

Incentivos Para Viver no Interior

Leu bem. Existem apoios para viver no interior do país à disposição de todos aqueles que ponderam a mudança. Como é expectável, existem alguns pré-requisitos a cumprir dependendo do apoio e do concelho onde pretende estabelecer residência.

O mais mediático dos programas de apoio com incentivos para ir viver no interior de Portugal está disponível  para novos contratos de trabalho por conta de outrem, para os que criem o seu próprio emprego (profissionais independentes) ou registem uma empresa num local considerado como “território do interior”. 

Estes apoios incluem ainda incentivos monetários para empresários que criem emprego nesta lista de territórios, servindo um propósito dinamizador de áreas onde a baixa empregabilidade é o principal fator de desertificação.

Se já se deixou convencer e começou a olhar para as malas, talvez seja boa ideia deixar de ler a partir deste ponto. As vantagens de viver no interior não se esgotam aqui e são melhor desfrutadas em pessoa após uma visita. Um pouco de turismo no interior de Portugal poderá ser tudo o que separa uma ideia de uma decisão que mudará a sua vida de forma impactante.

imovirtual

As Desvantagens de Viver no Interior do País

Viver no interior do país apresenta, porém, desafios muito próprios. Algumas destas desvantagens poderão ser atenuadas com o passar dos anos e adoção de novas políticas de incentivo ou de mudanças como se têm vindo a verificar no mercado de trabalho.

Invariavelmente, impactam em muito o quotidiano dos que aqui se estabelecem e devem ser ponderados em igual medida consoante o estilo de vida que cada um tem e aquilo que procura.

Trabalhar no Interior

Se deixarmos os incentivos existentes de fora da equação, o panorama é complexo. Trabalhar no interior de Portugal é um dos maiores desafios com que se irá deparar. A ausência de emprego em quantidade e qualidade é um problema estrutural que os apoios anteriormente visam reverter.

Como qualquer fator atenuante, não são ainda em número ou quantidade suficiente para levar a um verdadeiro êxodo urbano. São antes um excelente princípio e possivelmente um impulsionador de uma mudança que tem lentamente ganho fôlego no mercado de trabalho do Século XXI.

A adoção do trabalho remoto torna quaisquer previsões inúteis de momento. Se o seu emprego pode existir independentemente da sua localização geográfica, as vantagens associadas à vida no interior ganham renovada força.

Transportes

Dependendo de onde estabelecer residência, a ausência ou a reduzida frequência de transportes no interior do país é uma das maiores queixas de quem aqui habita. A necessidade de viatura própria para praticamente todas as atividades que exijam deslocação torna-se evidente, uma vez que a baixa densidade populacional tem um impacto negativo na disponibilidade de transporte público.

De igual forma, quanto mais remota a localidade, piores tendem a ser os acessos. Muitas localidades são frequentemente esquecidas no que toca à renovação de infraestruturas, como é o caso das principais vias de acesso.

Infraestruturas

O interior não tende a primar pela quantidade e qualidade das suas infraestruturas, salvo ocasionais exceções. Não obstante, o esforço que autarquias e residentes fazem no sentido de dinamizar as suas localidades não chega a todos por igual. Serviços tão simples como o acesso à internet por fibra, a serviços de saúde em permanência, postos de correios ou agências bancárias podem ser apenas alguns dos exemplos onde as expectativas devem ser moderadas.

Tal não significa que não existam distritos do interior onde muitos recursos foram alocados para dinamizar as infraestruturas essenciais. Como tal, antes de assinar o contrato de arrendamento ou compra é importante entender como é morar no interior de Portugal.

imovirtual

Cultura e Animação

Nem sempre existe muito que ver no interior de Portugal em comparação com as grandes cidades no que toca a cultura e animação. Se consegue viver sem a constante disponibilidade de espetáculos musicais de grande relevo, cinemas e centros comerciais, está no lugar certo.

Ainda que muitos distritos do interior façam um enorme esforço em apresentar uma oferta cultural diversificada e apelativa, a reduzida densidade populacional torna inviável que muitas destas opções estejam presentes.

Não desanime, pois existem muitos outros focos de interesse que não se encontram tanto na cidade. As festas locais tendem a ser memoráveis e frequentes (nomeadamente ao longo do verão), com feiras e mercados para todos os gostos. Festivais onde produtos típicos são reis fazem as maravilhas de locais e visitantes, desafiando as dietas mais rigorosas.

Para mais, algumas das mais belas praias no interior de Portugal apresentam-se como irresistíveis a todos os que aqui vivam. São, aliás, um dos mais belos tesouros nacionais e um argumento incontornável para a animação de toda a família.

Melhores Cidades do Interior de Portugal

Se já está praticamente de malas feitas ou apenas com curiosidade acerca de quais os melhores locais onde viver no interior de Portugal, a nossa lista inclui apenas algumas sugestões. Com a abundância de opções de qualidade, existe todo um país para descobrir à sua espera.

As seguintes cidades são, portanto, apenas uma pequena amostra do que o governo de Portugal considera como territórios do interior, o qual compreende uma vasta porção do território nacional.

No Norte do País merecem especial menção honrosa Bragança, Chaves, Lamego, Ponte de Lima ou a irresistível cidade de Viseu. Na hora de deixar um distrito do litoral pelo interior (para mais o interior norte), é importante considerar as diferenças no clima. O frio gélido do inverno e o calor sufocante do verão têm maior expressão nos distritos do interior do país.

Descendo no mapa, cidades como Arganil que convida a conhecer as aldeias de Xisto, ou a vila de Góis que oferece uma das melhores praias no interior de Portugal encantam pela simplicidade e natureza envolvente. Mais abaixo, Portalegre acresce de interesse por apresentar de momento os valores mais económicos para arrendar ou comprar habitação em Portugal. Cidades como Tomar e a mística dos Templários contribuem para uma lista que, pela nossa parte, facilmente se tornaria interminável.

Já a sul, as opções são igualmente apelativas, incluindo zonas plenas de magia como Aljezur, Castro Marim, Monchique ou Vila do Bispo. Aqui, a proximidade com a orla costeira não as exclui dos desafios associados a viver no interior de Portugal.

E as Ilhas?

Não deixámos as ilhas para último por mero acaso. Nos parâmetros que definem o interior do país, tanto o Arquipélago dos Açores como o da Madeira qualificam-se para muitos dos incentivos que mencionámos anteriormente. 

De igual forma, as vantagens e desvantagens de viver no interior de Portugal são em muito idênticas consoante a ilha em questão, às quais acresce o agridoce fator da insularidade. A beleza natural que aqui abunda começa a transpor fronteiras, sendo o caso mais marcante o da ilha da Madeira. Não dependendo apenas do turismo do interior de Portugal, tornou-se um dos mais procurados destinos turísticos da Europa.

Para os que aqui desejem habitar, existem ainda muitas zonas onde o turismo não chega com tanta intensidade. Ali mesmo ao lado, a ilha de Porto Santo define um equilíbrio único com base nos princípios de insularidade, exclusividade e beleza natural.

Ao mesmo tempo, as nove ilhas do Arquipélago dos Açores são, individualmente, maravilhas naturais. Desde a agitação moderada de São Miguel até ao isolamento do Corvo, existe algo de tremendamente apelativo para cada indivíduo.

imovirtual

A opção de habitar as terras do interior de Portugal contrasta em muito com o habitual estilo de vida citadino ou até suburbano. Em cada um destes pontos do continente e ilhas existe uma cultura e estilo de vida muito próprios dos quais passará a fazer parte.

São verdadeiros oásis para aqueles que buscam um contacto próximo com a natureza e com as suas raízes culturais, oferecendo a oportunidade de redefinir a vida conforme a conhece. Com inúmeros motivos para ponderar uma mudança, identificam-se inúmeras vantagens que incluem apoios para viver no interior, bem como uma elevada qualidade de vida.

Não sem os seus dissabores, a vida nos distritos do interior de Portugal apresenta desafios muito próprios e por vezes incompatíveis com aqueles que necessitam das mais comuns comodidades da vida moderna.

É ainda prematuro definir se o futuro trará uma mudança na forma como concebemos o interior. É de louvar todas e quaisquer iniciativas que visem atrair as novas gerações a algumas das melhores cidades do interior de Portugal. Será a elas que caberá reverter o impacto de décadas de êxodo rural.

À medida que mais pessoas descobrem onde e como viver no interior do país com qualidade, maiores as probabilidades de reencontramos aquilo que verdadeiramente nos define enquanto nação: nem tanto ao mar, nem tanto à terra.

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 22 junho 2021
Botão Voltar ao Topo