Imobiliário
Em Destaque

Licença de habitabilidade

Neste artigo vamos falar sobre licença de habitabilidade. Já ouviu falar deste termo? 

Caso tenha interesse em mandar construir uma casa ou adquirir um imóvel, é provável que não lhe seja estranho. 

Vamos explicar-lhe tudo o que precisa de saber sobre este documento. Continue a ler. 

O que é licença de habitabilidade? 

A licença de habitabilidade, também conhecida como licença de habitação, é um documento emitido pela câmara municipal ou autoridade local que comprova se o imóvel em questão foi construído de acordo com as normas de construção e regulamentos estabelecidos. Esta licença garante que o imóvel pode ser habitado com segurança. 

A licença de habitabilidade tem como objetivo comprovar se o imóvel pode ser habitado sem colocar em risco os habitantes da casa. Este documento atesta se existem os requisitos mínimos de qualidade e conforto na casa, como instalações sanitárias funcionais, para que possa ser habitada. 

Sem o documento da licença de habitabilidade, não é possível conseguir um crédito habitação ou uma escritura para compra ou venda de uma casa. Trata-se de um método legal de apurar a operacionalidade dos edifícios, sejam eles de habitação ou destinados a comércio, indústria ou serviços, de acordo com as condições necessárias à habitabilidade, definidas na lei e que dizem respeito, sobretudo, a áreas como água, eletricidade, gás e instalações sanitárias.

Como pedir uma licença de habitabilidade?

Para fazer um pedido de licença de habitabilidade, deve ser o proprietário da casa ou estar a construir uma casa de raiz. Onde pode pedir a licença de habitabilidade? Deve aceder aos serviços da Câmara Municipal para pedir a licença e preencher um formulário de requerimento. Cada município define quais são os procedimentos a seguir, pelo que deve informar-se no seu. 

Quando uma casa obtém este certificado, significa que está apta a ser habitada. Se herdar uma casa sem licença de habitabilidade, deve requerer uma para garantir que tudo está em ordem. 

Qual é o preço de uma licença de habitabilidade? 

O preço da licença de habitabilidade varia consoante o município. O preço estimado ronda os 700€, no entanto, cada município pode estabelecer os seus próprios preços, pelo que o valor poderá ser superior ou inferior ao mencionado. 

Qual é a validade da licença de habitabilidade?

Embora as licenças sejam obrigatórias, no que diz respeito à validade, não existe um período estipulado. Após requerer uma licença de habitabilidade, não existe necessidade de fazer um pedido de renovação da mesma. A única circunstância em que poderá ser necessário fazer esse pedido é se mudar o plano de construção na estrutura do edifício. Nesses casos, precisa de uma nova autorização para construir o que pretende adicionar ao projeto. 

como consultar licença de habitabilidade

Existem casos de isenção da licença de habitabilidade?

Que residências não necessitam de licença de habitabilidade? Só a partir de 1951 é que começou a ser necessário o requisito da licença e o processo de avaliação associado. Consequentemente, todas as estruturas construídas antes desta data estão isentas da necessidade de uma licença – exceto se tiverem sido feitas outras renovações, adições ou reconstruções parciais ou totais na propriedade original. A licença de habitabilidade torna-se necessária nesta situação, tal como acontece com outros edifícios. 

E a licença de utilização, o que é?

Se já ouviu falar de licença de habitação, também deve estar familiarizado com o termo licença de utilização. Esta última também é pedida na Câmara Municipal, mas tem uma finalidade diferente. O seu objetivo é definir o tipo de utilização que será dado ao imóvel em questão

A licença de utilização é um documento imprescindível para atividades do ramo comercial, industrial e para serviços como, por exemplo, serviços do ramo da restauração ou estética. 

Acompanhe o nosso Blog e mantenha-se a par dos temas mais falados no ramo imobiliário! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo