A freguesia de Campo de Ourique – ou Bairro de Campo de Ourique, como também é apelidada – é uma antiga terra de quintas pertencentes a Campolide, projetada por Frederico Ressano Garcia em 1910, após a implementação da República Portuguesa.

 

Campo de Ourique em números

Como resultado da agregação de freguesias, Campo de Ourique abrange as antigas freguesias de Santa Isabel e Santo Condestável, representando, deste modo, uma área total de 1,65km2. Em cerca de 2% do território encontram-se 5% dos edifícios e 4% dos alojamentos, famílias e indivíduos, o que lhe confere o dobro da densidade populacional da cidade.

Sabia que durante a II Guerra Mundial, Campo de Ourique serviu de refúgio para muitos judeus? Atualmente, possui cerca de 22.132 habitantes, dispersos pelos mais de 13.800 alojamentos.

Se também quer pertencer à lista de moradores desta freguesia, saiba que o preço médio de venda ronda os 3.447€/m2, estando acima do valor mediano para Lisboa, 3.010€.

 

 

Serviços de e para todos

Este valor é uma consequência da crescente procura por imóveis para habitação e para investimento, tornando Campo de Ourique uma zona tão cobiçada. A isto, juntam-se o comércio, transportes, acessos e todos os serviços que foram nascendo e mantendo-se à disposição dos residentes. Contudo, a essência singular do bairro ainda hoje perdura: sair de casa e poder fazer tudo a pé. Esta é mais uma das razões pelo qual Campo de Ourique é tão procurado.

Nesta freguesia, tem ao seu dispor várias padarias, cafés, gelatarias, bares – para experimentar a vida noturna do bairro do Campo de Ourique - e restaurantes. Na principal rua de Campo de Ourique, a Rua Coelho da Rocha, pode deixar deliciar-se pelos melhores locais para comer, desde a comida japonesa até aos pratos mais saudáveis e “na moda”. Esta era, também, a rua que Fernando Pessoa chamou de lar.

Não pode deixar de percorrer o Jardim da Parada e os corredores do tão enigmático Mercado de Campo de Ourique. A simpatia dos comerciantes aliado à variedade de legumes, fruta e outros alimentos não o vão deixar indiferente.

No âmbito da cultura, a Junta de Freguesia de Campo de Ourique organiza várias atividades, entre as quais passeios culturais, conferências, mostras de artesanato, a Universidade Sénior e a Ludobiblioteca.

 

O que dizem os moradores?

A simpatia reina entre os moradores de Campo de Ourique, dos mais novos aos mais antigos. Segundo estes, transportes, segurança, lojas e restaurante não faltam. O pior mesmo é o estacionamento.

Num estudo feito pelo Imovirtual, junto dos moradores de Campo de Ourique, foi possível atribuir uma avaliação global da freguesia, bem como identificar os pontos mais forte e mais fracos da mesma. Veja os resultados:

Se está à procura de um imóvel para arrendar ou comprar nesta localidade, consulte todas as ofertas disponíveis no website do Imovirtual.