Alvalade é uma das freguesias mais carismáticas de Lisboa. As ruas desenhadas a régua e esquadro, as cores rosa e alaranjadas das casas, o espírito bairrista, as comidas típicas e o comércio, são características que tornam Alvalade num dos melhores locais para viver na capital. Vamos conhecê-lo um pouco melhor?

 Praça de Alvalade 

Como é viver em Alvalade?

Viver em Alvalade significa viver em harmonia. Um bairro planeado ao centímetro, composto por casas de baixa e média estatura, com cores muito características, cheio de vida, de comércio e restaurantes, mas, ao mesmo tempo, tranquilo, o que proporciona a estabilidade ideal a qualquer família.

Na Avenida da Igreja, mesmo no coração de Alvalade, pode encontrar farmácias, pastelarias, chocolatarias, cafés, restaurantes, churrasqueiras, garrafeiras, frutarias, bares, lojas de fotografia e mercados, como o Hype Market, que ocorre mensalmente, o Mercado Jardim, um dos mercados mais antigos de Lisboa, e o tão conhecido Mercado de Alvalade.

Em Alvalade não faltam, também, espaços e programas para os mais desportistas, como o pavilhão municipal da Freguesia de Alvalade, o Polidesportivo da Junta de Freguesia de Alvalade, o Campo de ogos Municipal do Campo Grande e o Complexo Desportivo Municipal de São João de Brito. Para quem procura piscinas, nesta zona tem à disposição o Centro Desportivo GO Fit, o Lisboa Racket Centre e o Quartel de Bombeiros de Alvalade.

A nível de mobilidade, para além da rede de transportes públicos habituais e ciclovias, a Junta de Freguesia de Alvalade disponibiliza um serviço de transporte gratuito, porta a porta.

Para dar a conhecer todos os projetos, novidade e curiosidades sobre Alvalade, a Junta de Freguesia dispõem de uma revista trimestral gratuita, que pode aceder aqui.

 

Alvalade em números

De acordo com os últimos Censos (2011), a freguesia de Alvalade é constituída por mais de 31.800 habitantes, dispersos por mais de 5,34km2 área, representando, deste modo, cerca de 6% do território de Lisboa. Com 18.836 habitações, Alvalade é uma das freguesias mais populosas da cidade, resultante da união das antigas freguesias de Campo Grande, São João de Brito, Marvila, São Domingos de Benfica e Alvalade.

Em Alvalade, 36,6% das famílias são maioritariamente constituídas por apenas uma pessoa, onde 43,8% da população pertence ao género masculino e 56,2% ao género feminino. Alvalade não é uma freguesia envelhecida, ao contrário de outros locais de Portugal. Nos últimos 10 anos, presenciou-se um crescimento de residentes com idade entre os 0 e os 14 anos, com uma variação positiva de 19,5%, segundo os dados recolhidos pela Junta de Freguesia de Alvalade.

O Imovirtual desenvolveu recentemente um estudo sobre as freguesias de Portugal. Este estudo foi realizado junto dos residentes desta freguesia, onde avaliaram várias categorias, como a segurança, limpeza, estacionamento, espaços de lazer e outros de Alvalade. Os resultados foram os seguintes:

Alvalade apresenta uma avaliação global de 4.09, encontrando-se, deste modo, na 7ª posição do ranking de melhores freguesias para viver em Lisboa.

Pela qualidades que apresenta - estabelecimentos de saúde, ensino, comércio, transportes, acessos e outros -, nesta zona, o valor médio de uma habitação é de 3.260€/m2, segundo a plataforma interativa “Preços da Habitação nas Cidades”, que pode aceder através do Portal do INE e que lhe permite consultar os preços medianos de venda de alojamentos familiares.

Se está à procura de casa para comprar ou arrendar nesta região, pode consultar todas as ofertas do Imovirtual e comparar os valores médios com os valores anunciados.

Para conhecer mais freguesias de Lisboa, ou do Porto, consulte o nosso Guia de Freguesias