Finanças

Tudo sobre reforço de hipoteca

Tudo sobre reforço de hipoteca

Certamente que já ouviu muitas vezes o conceito de hipoteca associado ao Crédito Habitação. No fundo, a hipoteca representa uma garantia real solicitada pelos credores, normalmente os bancos ou outras entidades de crédito, para que possam recuperar o dinheiro emprestado aos devedores, em caso de incumprimento das obrigações. Ou seja, se o cliente não pagar as prestações mensais do empréstimo, o banco executa a hipoteca, liquidando assim o valor emprestado.

Agora suponhamos que pretende solicitar um crédito pessoal para fazer obras em casa ou para pagar os estudos e formação dos seus filhos: sabia pode solicitar um reforço de hipoteca? No fundo está a agregar ao seu atual Crédito Habitação um novo empréstimo que tem como a garantia um imóvel que já está hipotecado. Por isso mesmo, esta contratação tem custos associados idênticos aos do empréstimo que fez inicialmente. Note ainda que, ao proceder deste modo, poderá beneficiar de taxas mais baixas, mas tenha a atenção que se está a comprometer com um crédito a longo prazo. Assim, recomenda-se que só avance com o reforço no caso de necessitar de valores avultados.

Posto isto, especificamos agora em que situações e quais são os requisitos para que possa beneficiar de um reforço da hipoteca.

Pode interessar-lhe: O que é uma hipoteca?

Em que situações posso solicitar um reforço de hipoteca?

Como já referimos anteriormente, pode solicitar um reforço de hipoteca nas seguintes situações

  • Para obras em casa;
  • Para pagar formação e estudos.

Todavia, tenha em conta que os bancos não aceitam todas as finalidades, sendo que é sempre necessário avaliar junto do credor de que forma e para que destinos poderá recorrer a esta solução. A priori, podemos dizer que viagens ou a compra de um carro são dois casos que não serão considerados pelas instituições bancárias.

Requisitos e para solicitar um reforço de hipoteca

  • Impreterivelmente, o pedido de reforço tem de ser feito no banco onde tem Crédito Habitação, já que é este credor que detém a hipoteca;
  • Não pode ter qualquer tipo de incumprimento registado no pagamento do seu Crédito Habitação;
  • Em consequência da alínea anterior, não pode constar na lista negra do Banco de Portugal. Note que incumprimentos nos pagamentos de Cartões de Crédito também contam;
  • A sua taxa de esforço deverá ser inferior a 30% após a aprovação do reforço;
  • Deverá demonstrar capacidade financeira para suportar o novo encargo. Para este ponto, o banco considera os seus rendimentos profissionais;
  • Em certos casos, o banco pode pedir um novo seguro de vida, bem como garantias extra, como fiadores.

Leia também: Crédito habitação: saiba se o seguro de vida é obrigatório

João Miguel Autor Imovirtual Blog

João Miguel é o homem dos números. O jeito para os números sempre foi inato, assim como o talento para a escrita. Já tentou fazer um sem o outro, mas não foi bem sucedido na tarefa. Por isso, hoje escreve para a secção ‘Finanças’ do Blog do Imovirtual.

Mais sobre Finanças

Ultima actualização: 23 fevereiro 2022
Botão Voltar ao Topo