Finanças

Saiba o que são os Intermediários de crédito e o que fazem

Intermediário de crédito é a pessoa ou entidade que pode ajudar num pedido de empréstimo ou de concessão de um crédito, não sendo um banco ou uma entidade financeira. Não pode fazer empréstimos, é intermediária.

O intermediário de crédito pode estar associado a uma empresa que vende bens e serviços utilizando crédito (como automóveis, eletrodomésticos ou imobiliário), pode ser independente e fornecer esse serviço de apoio ao consumidor, contactando várias instituições de crédito ou ser parceiro de uma dessas instituições, prestando apoio aos contratos de empréstimo preparados por esse banco ou financeira.

Nas suas funções, definidas pelo Banco de Portugal, o intermediário de crédito pode apresentar contratos de créditos aos consumidores, pode também ajudar os consumidores a preparar contratos de crédito (toda a burocracia associada e contactos com as entidades que emprestam) e até celebrar contratos de crédito com consumidores em nome das instituições de crédito suas parceiras (tecnicamente chamadas “instituições mutuantes”).

Apesar de poder assinar os contratos de crédito, o intermediário de crédito não está autorizado a conceder ele próprio empréstimo, isso continua limitado aos bancos, sociedades financeiras e afins. E os intermediários de crédito autorizados conhecem as entidades com quem os consumidores podem tratar do crédito, que têm de ser legalmente autorizadas para o fazer. Podendo e devendo dar conselhos e fazer recomendações aos consumidores sobre os contratos de crédito.

Lista dos intermediários de crédito autorizados

O sítio do Banco de Portugal tem uma lista dos intermediários de crédito autorizados, se não fizer parte desta lista não é um intermediário legal. Por uma questão de clareza, cada uma das fichas dos intermediários de crédito registados no Banco de Portugal inclui dados sobre o tipo de empréstimos abrangidos na sua autorização (crédito à habitação, crédito ao consumo, por exemplo) a quais entidades financeiras ou bancos está associado ou é parceiro, e que serviços de intermediação pode fazer.

Os serviços dos intermediários de crédito

Os serviços dependem de que categoria são dos intermediários de crédito:

  • Intermediário de crédito vinculado, que está associado a uma instituição financeira ou bancária.
  • Intermediário de crédito a título acessório, entidades que vendem outros serviços ou bens e que intermediam um empréstimo a uma entidade associada.
  • Intermediário de crédito não vinculado, trabalha com várias instituições, sem vinculação a nenhuma.

Somente os intermediários não vinculados podem pedir pagamento pela prestação do serviço de intermediação, devidamente e previamente definido no contrato. Os vendedores de outros bens e serviços e os vinculados não o podem fazer.

Se não tiver a certeza da sua capacidade em analisar as diferentes propostas de empréstimo que estão no mercado, contactar um intermediário de crédito autorizado pelo Banco de Portugal pode ser uma boa ideia.

Se está a tratar de um negócio com uma imobiliária ou na compra de outro bem, pergunte à outra parte se trabalha com algum intermediário de crédito que lhe simplifique o processo.

Ultima actualização: 08 outubro 2020
Botão Voltar ao Topo