Lifestyle

Ideias para guardar bicicletas em casas pequenas

Ideias para guardar bicicletas em casas pequenas

Alguma vez considerou ir para o trabalho de bicicleta? A procura pelos velocípedes tem aumentado desde o início da pandemia, como o presidente da Federação Portuguesa de Cicloturismo, José Caetano dava conta à TSF no verão passado. Mais do que um desporto, o ciclismo pode ser uma ótima solução para quem pretende escapar ao trânsito automóvel, fazer algum exercício físico e chegar a tempo e horas ao trabalho – principalmente nas grandes cidades.

Segundo dados do Eurostat, em 2019, Portugal foi o maior produtor de bicicletas da Europa. No total fabricou 2,7 milhões de unidades, o que corresponde a 23% da produção da União Europeia. Um número impressionante para um país que tem como meio de transporte preferencial o automóvel e que ainda considera a bicicleta um desporto. De acordo com o último Inquérito à Mobilidade nas Áreas Metropolitanas do Porto (AMP) e de Lisboa (AML) realizado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) em 2017, apenas 23,5% dos inquiridos optaram pelas deslocações leves (pedonais e ciclismo) na AML. Os resultados foram ainda mais reduzidos na AMP, 18,9%.

O certo é que o número de ciclovias está a aumentar e o de ciclistas também. Mas nem toda a gente tem a sorte de ter acesso a uma garagem ou a uma arrecadação para poder guardar comodamente a sua bicicleta. A maioria das pessoas vive no centro de uma grande cidade e em pequenos apartamentos, que dificilmente dispõem dos metros quadrados extra para guardar a boleia. A pensar nisso, reunimos algumas soluções que o podem ajudar a resolver o problema de espaço e a não ter de prescindir de fazer os seus quilómetros diários de bicicleta.

Aposte numa bicicleta dobrável

bicicleta dobrável

Existem diversos modelos de bicicletas dobráveis, inclusivamente em modo elétrico. Uma das suas principais é a praticidade de transporte e armazenamento uma vez que, tal como o próprio nome indica, pode ser dobrada para caber dentro de outros compartimentos – como armários, malas de carro ou até mesmo naquele canto recôndito da sua sala que ninguém presta muita atenção. A nível de preços, há opções para todas as carteiras, basta fazer uma pesquisa pelos principais vendedores de artigos para ciclismo para perceber qual é o produto que possuí uma melhor relação qualidade-preço para si.

Incorpore a bicicleta na decoração do espaço

bicicleta incorporada na decoração do espaço

E porque não tornar a bicicleta num objeto decorativo? Se inclusivamente tiver um daqueles modelos mais antigos e vintage – com cesto incluído – pode sempre encontrar um cantinho da sua sala ou de um quarto para colocar a sua boleia.

Armazene-a em suspensão horizontal

bicicleta em suspensão horizontal

Para evitar que a sua bicicleta atrapalhe durante as lides da casa, opte por armazená-la na parede com um suporte de suspensão horizontal. Esta solução irá dar um grande protagonismo à sua boleia, portanto convém pensar cuidadosamente no local onde instalar o dito cujo e em como este se pode conferir personalidade ao espaço. A escolha de suportes é bastante ampla: dos mais simples aos mais originais, pode encontrar no mercado várias formas para pendurar a sua bicicleta na parede em posição horizontal. Uma das opções mais interessantes é o suporte com estante, que dá a possibilidade de não só armazenar o velocípede, mas também outro tipo de objetos que com ele estejam relacionados – capacete, proteções, luvas, entre outros.

Tire partido da suspensão vertical para guardar várias bicicletas

bicicletas em suspensão vertical

Se tiver de armazenar mais do que uma bicicleta num pequeno apartamento, o melhor é optar por uma organização vertical. Para isso, basta instalar ganchos nas paredes da divisão pretendida para acondicionar os velocípedes e pendurá-los pelo pneu dianteiro. Também existem outras alternativas de suportes que podem ajudar a solucionar este problema, como é o caso do poste fixo (ou amovível) que permite armazenar até duas bicicletas em altura.

ana catarina imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Também lhe pode interessar

Ultima actualização: 01 outubro 2021
Botão Voltar ao Topo