Decoração

Como decorar a casa ao Estilo Rústico

Decoração Rústica: como conseguir

Associada a ambientes mais descontraídos e às casas de campo, a decoração rústica é uma tendência que tem ganho cada vez mais seguidores, e a maioria nem sequer vive no campo. Trata-se de um estilo que confere sentimentos de saudade, afeto e aconchego, e cujos cenários elegantes e coesos remetem para elementos da natureza. A sua paleta de cores não foge muito aos brancos, castanhos, beges, cinzentos e verdes e claro que existem detalhes que não podem faltar numa bela decoração rústicas. Damos-lhe agora a conhecer os elementos que entram dentro deste estilo de decoração de interiores.

Também lhe pode interessar: O que é o Japandi?

Madeira

É provavelmente o material mais nobre para se usar numa decoração deste tipo. A madeira remete para a rusticidade e para a natureza. É um material versátil, clássico, fácil de combinar com outros elementos e que trás conforto visual. Pode ser usada em cru ou com um acabamento brilhante e tratado, sendo que é muito importante prestar atenção aos conceitos de harmonia e contraste na hora de começar a decorar a sua casa. É que uma das característica do rústico é ter a capacidade de juntar o antigo com o novo no mesmo espaço. Isso pode ser feito através de objetos de madeira antigos com valor sentimental e móveis de linhas mais modernas como aparadores, mesas de centro ou estantes.

Cerâmica e Artesanato

Incorporar peças de arte feitas manualmente por artesãos é uma forma de alcançar um estilo rústico. Isto porque, estes elementos ajudam a criar a sensação de conforto e familiaridade. Portugal é um dos países com maior tradição na área do artesanato, que pode incluir todo o tipo de objetos como quadros, figuras de madeira, louças em cerâmica, tapetes feitos à mão, cestas e outros tipos de peças.

Vime e Rattan

O vime e o rattan são dois materiais que estão muito presentes neste tipo de decoração. Certamente já ouviu falar de cestos feitos em vime, uma matéria-prima de origem primitiva, retirado de varas moles e também flexíveis. Na verdade, além de um material, o vime é também uma técnica que se caracteriza pelo entrançado das suas varas, que resultam em cestos ou móveis como poltronas. Já o rattan é um material 100% vegetal proveniente da família Calamoideae também é utilizado de forma entrançada, mas hoje em dia já é possível encontrá-lo em diversos elementos: vasos de plantas, cadeiras, tabuleiros, cestos e candeeiros são algumas das aplicações.

Cobre

É provavelmente o material cuja ligação ao estilo de decoração rústico não seja tão evidente. É inegável a beleza dos objetos feitos em cobre, que nos remetem para alguns anos a esta parte, especialmente à cozinha das gentes mais velhas que antigamente confecionavam refeições com tal loiça. Esta tendência sugere saudade, transporta-nos para as memórias, para um estilo de vida mais calmo e muitas vezes ligado à natureza. Por isso, não é de estranhar que este material possa ser incorporado numa decoração rústica, trazendo uma sensação de rusticidade e familiaridade.

Plantas e flores secas

A melhor forma de trazer a natureza para dentro de casa e para o estilo rústico é sem dúvida através das plantas, sejam elas frescas, secas ou até falsas. Se for daquelas pessoas que não têm mão para a jardinagem, o melhor mesmo é cingir-se ás plantas de plástico. Independentemente do formato que escolha, saiba que qualquer tipo de plantas trás mais vivacidade à decoração. Talvez consiga incorporar pequenos vasos de flores nos ambientes ou recorrer a um elemento de destaque como uma Urban Jungle. A forma como criará este “jardim vertical” depende totalmente do seu gosto pessoal: com vasos suspensos, em estantes de madeira, em troncos ou mesmo no chão da sua casa, é à vontade do freguês.

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Mais sobre Decoração

Ultima actualização: 06 novembro 2021
Botão Voltar ao Topo