Relatório de Preços

Lisboa: Santa Clara

Tudo sobre a freguesia de Santa Clara em Lisboa

Santa Clara pertence ao concelho de Lisboa, na zona norte da capital. Com 3.36km2 de área e 22 480 habitantes registados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), segundo os Censos 2011.

Resulta da reorganização administrativa de Lisboa em 2010, com a agregação da antiga freguesia da Ameixoeira com a Charneca, para além de algumas parcelas de território, anteriormente agregadas às freguesias do Lumiar e de Santa Maria dos Olivais.

 

Uma freguesia renovada

Santa Clara destaca-se das demais freguesias da capital de Portugal, por ter sido a última a receber a atenção e investimento dos programas governamentais. Após a reorganização administrativa das freguesias, que uniu a Ameixoeira e a Charneca, criou uma certa instabilidade na qualidade de vida dos moradores. A freguesia sofreu com as insuficientes infraestruturas essenciais.

Contudo, atualmente, Santa Clara destaca-se pela higiene urbana e pela tranquilidade, que veio renovar-lhe o rosto outrora associado ao crime e à insegurança.

Sociedade Gestora da Alta de Lisboa (SGAL) afirma que, em breve, esta tornar-se-á mesmo um local de eleição para quem procura viver. A SGAL proporciona uma oferta urbana planeada: residencial, comércio e serviços e, um empreendimento urbano de qualidade, com infraestruturas, uma rede viária e de transportes, parques, equipamentos sociais, desportivos e de lazer.

Santa Clara, cujo território se situa na antiga zona “saloia” que abastecia a cidade, com as suas quintas e campos de cultivo até às primeiras décadas do século XX, faz parte do projeto de grande escala da SGAL, que prevê investimento para tornar esta região um centro de vivência e de excelência da capital portuguesa.

 

Requalificação destaca a freguesia no mapa

No ano de 2013 concluiu-se a requalificação do jardim de Santa Clara. Este passou a acolher espetáculos, concertos e exposições, uma feira e uma festa religiosa. Possui um parque infantil e um quiosque com esplanada.

Das intervenções mais recentes, destaca-se a requalificação da praça em frente ao jardim, no âmbito do programa da Câmara Municipal de Lisboa “Uma Praça em Cada Bairro”. A obra foi realizada no verão do ano de 2017, resultando na melhoria do espaço público de Santa Clara.

Anualmente, a gestão da freguesia investe na realização de uma feira medieval e, todos os meses de maio, realizam-se as Festas de Santa Clara. Algumas atividades culturais também começaram a ser desenvolvidas.

 

Um bairro rural em fase de modernização

Santa Clara tem sofrido grandes transformações e o crescimento residencial é verificado pelos Censos 2011, publicados pelo INE.

O bairro, localizado no limiar de Lisboa, é ainda desconhecido pela maioria dos lisboetas. A Junta de Freguesia de Santa Clara e a Câmara Municipal de Lisboa estão a intervir na modernização da zona, investindo na criação de espaços verdes, pontos de encontro e de convívio para a comunidade, valorizando o bairro e aproximando-o do resto da cidade.

Toda a freguesia de Santa Clara é residencial e sem grandes monumentos de destaque, portanto, não é uma zona com muito turismo.

A zona da antiga Ameixoeira é considerada a melhor parte para se viver, já que é servida pela rede do Metro de Lisboa, fica próximo dos grandes eixos rodoviários e dispõe de uma zona verde interessante e bem cuidada – o já referido e requalificado jardim da Quinta de Santa Clara. Adjacente ao jardim, encontra-se a Igreja de Nossa Senhora da Encarnação.

 

A vida em Santa Clara pelos olhos dos residentes

O estudo realizado pelo Imovirtual sobre “As melhores freguesias para se viver dentro dos concelhos da Grande Lisboa”, comparou a qualidade de vida em 67 freguesias de 9 concelhos da região: Amadora, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Odivelas, Oeiras, Sintra e Vila Franca de Xira.

O estudo teve em conta mais de 2.200 inquiridos e levou em consideração fatores como a segurança, a limpeza, a qualidade do ar, o silêncio, os transportes públicos, as lojas e restaurantes, os espaços de lazer, os estabelecimentos de ensinos, os espaços de saúde, o custo de vida em geral, os acessos e o estacionamento.

Santa Clara teve uma cotação global de 3.38 em 5 pontos. Para estes valores, contribuíram mais positivamente as categorias de acessos, com 4.21, dos estabelecimentos de ensino, com 3.59 e, dos transportes públicos, com 3.58. Em fase de melhoria encontram-se então as categorias de serviços (lojas e restaurantes), espaços de saúde e de lazer.

Apesar da freguesia de Santa Clara não estar classificada como das melhores freguesias para se viver na capital, registam-se melhorias e uma preocupação em apostar nesta região.

Se procura um imóvel para viver em Santa Clara, saiba que no Imovirtual encontra as melhores ofertas.

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 18 agosto 2021
Botão Voltar ao Topo