Imoblog

Lisboa: Alcântara

Tudo sobre a zona de Alcântara em Lisboa

Curiosamente, o nome que batizou a freguesia advém de uma ponte que antes atravessava a zona – “Al-quantãrã”, hoje desaparecida. Alcântara é uma freguesia da zona ocidental da capital com 5,07 quilómetros quadrados de área.

De acordo com os dados da Câmara Municipal de Lisboa, a freguesia tem 13.943 habitantes, dos quais 13.006 são eleitores, num total de 8.920 alojamentos. Desta população residente, 6.591 são famílias, ou seja, quase mais de metade dos seus residentes.

Alcântara é uma das freguesias mais verdes de Lisboa, por abranger parte do Parque Florestal de Monsanto e a Tapada da Ajuda. A maior parte dos edifícios foi construída nas décadas de 20 a 70. Segundo a informação da Junta de Freguesia de Alcântara, os alojamentos são predominantemente residenciais.

Alcântara ficou conhecida pelo seu movimento popular e operário do século XIX, que atualmente ainda determina o número de coletividades na freguesia: Associação Naval de Lisboa; Clube Ferroviário de Portugal (atualmente explorado como bar/ponto de encontro com uma agenda cultural); Atlético Clube de Portugal; Sociedade Filarmónica Alunos Esperança; Sociedade Promotora de Educação Popular; Academia de Santo Amaro e grupo Sport Chinquillo Junqueirense e Giestal. Atualmente é maioritariamente ocupada por edifícios de habitação e empresariais.

Tem uma série de serviços de apoio à comunidade, inclusive sénior, infantil e voluntariado. 

A nota mais baixa é atribuída ao estacionamento – uma dificuldade não só nesta freguesia, como também nas restantes do centro de Lisboa. Em compensação, Alcântara está muito bem pontuada em termos de transportes públicos, a alternativa a andar de carro. É uma freguesia que se destaca nas lojas e restaurantes, assim como nos estabelecimentos e segurança.

Para saber um pouco mais sobre outras freguesias de Lisboa, procure por esta série de artigos no nosso blogue!

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 27 outubro 2021
Botão Voltar ao Topo