Decoração

Transforme a sua sala de estar numa sala de cinema

Como transformar a sala de estar numa sala de cinema

Ir ao cinema é uma experiência deveras imersiva e memorável, sobretudo quando o vizinho de trás não pára de fazer barulho a comer pipocas e nos impede de assistir ao filme tranquilamente. Uma boa solução para evitar tais situações caricatas é transformar a sua sala de estar num autêntico cinema. Pode até parecer uma tarefa complicada, mas não precisa de um orçamento muito extenso para ter o seu cinema caseiro de qualidade e o melhor de tudo é que poderá assistir aos seus filmes favoritos de pijama e pantufas, sem sair do sofá.

A tela do filme

sala de cinema com puffs e projetor de tv

Na hora de montar a sua sala de cinema caseira, deve começar por pensar, logicamente, em que dispositivo irá assistir à película. Têm duas opções à sua disposição: a primeira e provavelmente a mais comum é a uma TV. Atualmente já existem vários modelos com boas características a preços competitivos. Mas sem dúvida alguma que vivemos na era das Smart TV, pelo que se optar por um modelo com esta designação irá poder usufruir de uma panóplia de serviços e extras que serão muito úteis para a sua sessão de cinema caseira, mas também para as tarefas do dia-a-dia.

Dependendo do seu orçamento e das suas preferências pessoais, pode optar por TV’s Full HD, 4K ou 8K, sendo que estas ultimas dispõe da tecnologia mais avançada que lhe permite ver as imagens ao pormenor com uma ótima qualidade. Quanto às polegadas da TV, deve escolher um tamanho adequado à dimensão da sua sala e colocar a televisão num local central, para que toda a gente consiga ver a imagem sem qualquer tipo de obstáculo à frente. Atente ainda que, a televisão deve ficar colocada a pelo menos 2 metros de distância dos lugares sentados para um melhor experiência dos utilizadores.

A segunda opção para transmitir os seus filmes favoritos será um projetor. É menos frequente encontrarmos este tipo de aparelho nas salas de estar, mas a verdade é que a instalação não assim tão complexa e ao escolher um projetor pode estar a beneficiar de um custo de energia superior ao da televisão. Além disso, terá a possibilidade de regular o tamanho da imagem, consoante o local onde o mesmo ficar instalado. Tudo motivos para considerar se este será ou não o dispositivo certo para ser a estrela do seu cinema caseiro.

O sistema de som

sala de cinema em casa com sistema de som

Filme que se preze deve ser transmitido com um bom sistema de som, para que a experiência se torne altamente imersiva. Felizmente já existem no mercado vários kits de home cinema ou soundbars de boa qualidade e a preços competitivos.

Se pretender ter uma experiência completa, o melhor será optar por um home cinema, já que este possui um sistema múltiplo de caixas de som que garante uma sensação de áudio de 360º, além de ainda conter características de reforço dos graves e amplificação do som. Já os soundbars, embora simulem a experiência 360º, fazem-no com uma qualidade inferior, pelo que a sua ação é menos imersiva.

Assim, a escolha do sistema de som do seu cinema caseiro vai depender inteiramente do seu gosto pessoal, da sua carteira e também do tamanho da divisão. Salas a partir de 15 m2 pedem um home cinema.

A iluminação do espaço

sala de cinema com cortina preta

Outro dos pontos fulcrais a ter em conta é a iluminação, ou neste caso, a falta dela. Todos sabemos que um cinema pede obrigatoriamente escuridão, por isso a melhor forma de garantir que nenhuma luz passa pelas janelas da sua sala é investindo em cortinas pretas opacas. No departamento dos cortinados, pode ainda encontrar cortinas acústicas, que detém os sons provenientes dos arredores, pelo que poderá considerar se este pode ser também um bom investimento para o seu cinema caseiro.

O conforto

sofá com almofadas coloridas e mesas de apoio

Assistir a um filme num assento desconfortável é ingrato e desprazeroso, pelo que é importante zelar pela comodidade de toda a audiência. Se não pretender ir longe de mais e investir em poltronas e cadeiras reclinadas, a melhor forma de tornar o seu sofá da sala aconchegante é através de almofadas. De todos os tamanhos e feitios, o que importa é existirem em quantidade suficiente para deixar toda a família confortável. Pode também dispor pequenas mesas de apoio perto de cada lugar para possibilitar que os espetadores repousem os seus telefones, bebidas e afins.

Para dar um toque especial e tornar o cinema em casa ainda mais caseiro, disponha mantas ao longo dos lugares para as pessoas se enroscarem.

Os extras

máquina de pipocas

Tal como o próprio título indica, tratam-se de extras porque não necessita deles para fazer uma sessão de cinema caseira. Todavia, para desfrutar da experiência completa pode sempre investir numa máquina de fazer pipocas. Porque assistir a um filme com a comer pipocas quentes é uma tradição sempre bem-vinda!

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Veja também

Ultima actualização: 14 setembro 2021
Botão Voltar ao Topo