Finanças

Contador inteligente: vantagens e desvantagens

Vantagens e desvantagens de um Contador Inteligente

A instalação de Contadores Inteligentes tem ganho cada vez mais terreno nos países da Europa, em particular em Portugal, tal como indica um estudo da Berg, citado pelo Sapo Tek. O que vai ao encontro dos números do relatório da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), divulgado pelo Jornal de Negócios, onde confirmam que cerca de 52% do total de instalações em Baixa Tensão Normal (BTN) no país já dispunham deste tipo de aparelhos.

Mas afinal, o que é um Contador Inteligente? Trata-se nada mais do que um aparelho que faz as leituras automáticas dos seus consumos de eletricidade, evitando que tenha de enviar à entidade responsável pelo fornecimento as suas leituras mensais. Na sua instalação é necessário realizar testes de leituras de modo a confirmar se o aparelho está a funcionar corretamente, sendo necessário verificar a precisão do consumo e a comunicação do mesmo. Depois, o contador é programado para entrar em telecontagem, que basicamente consiste no envio remoto de 15 em 15 minutos das leituras.

A instalação dos Contadores Inteligentes pode ser benéfica em certas ocasiões e dependendo dos casos. Por isso, e para o ajudar a entender o funcionamento deste aparelho, apresentamos-lhe as suas vantagens e desvantagens.

Leia também: Tudo sobre a leitura da eletricidade

Vantagens de ter um Contador Inteligente

  • Facilitam a realização de leituras diárias, automáticas e remotas;
  • Permitem que as faturas da luz sejam emitidas com base nos seus consumos reais;
  • Evitam visitas desnecessárias por parte dos técnicos, já que é possível fazer alterações às tarifas ou de potência contratada automaticamente;
  • Facilitam a verificação dos consumos, cujos dados aparecem no quadro digital do contador;
  • Os contadores inteligentes emitem avisos automáticos para a entidade, no caso de existirem avarias, o que facilita a reparação das anomalias;
  • Permitem a mudança rápida do fornecedor de energia;
  • São mais seguros para usar com certo de tipo de equipamentos, em especial, os aquecedores. Isto acontece porque permitem a consulta dos dados de consumo real, o que ajuda na hora de saber quando pode ligar ou desligar os aparelhos.
  • Os Contadores Inteligentes registam a informação de consumo de eletricidade em períodos de curta duração. Isto significa que, pode conseguir aceder aos seus dados de consumo, o que permite traçar o seu perfil de consumidor, com base nos horários de maior consumo e qual o melhor tarifário para o tipo de consumo que faz.

Desvantagens de um Contador Inteligente

Não existem grandes desvantagens no que toca à instalação de um Contador Inteligente. Existem sim alguns inconvenientes, especialmente no que toca ao não pagamento da fatura da luz. É que se existirem atrasos na liquidação dos valores em dívida, o contador corta automaticamente a energia. Todavia, depois de fazer o seu pagamento, permitem que a ligação do serviço seja feita de forma automática, o que acaba por evitar custos com a deslocação dos técnicos.

Há quem tenha a ideia de que ao instalar este tipo de leitor, o preço da fatura da luz irá descer de imediato. Mas trata-se de um mito, uma vez que o que importa ter em conta é a comparação de preços que as várias operadoras realizam. No entanto, tenha em conta que de facto este tipo de contador pode ajudar a poupar no que toca a deslocações com técnicos e ao maior controlo sobre os seus consumos.

João Miguel Autor Imovirtual Blog

João Miguel é o homem dos números. O jeito para os números sempre foi inato, assim como o talento para a escrita. Já tentou fazer um sem o outro, mas não foi bem sucedido na tarefa. Por isso, hoje escreve para a secção ‘Finanças’ do Blog do Imovirtual.

Também lhe pode interessar

Ultima actualização: 06 dezembro 2021
Botão Voltar ao Topo