Diferentes Gerações, Diferentes Aspirações

Diferentes Gerações, Diferentes Aspirações
O que procuram os millennials num imóvel não é o mesmo que procuram as pessoas com mais de cinquenta anos.
Posto isto, estão os profissionais do mercado de imobiliário, as agências, os consultores e até os vendedores individuais familiarizados com estas diferenças? Como responder às necessidades das diferentes gerações?
Baby Boomers – Idade > 50 anos
Caracterizam-se por terem chegado à idade adulta numa época marcada pelo Estado Social e pela conquista de direitos laborais, quando reinava a ideia de “ter um emprego e uma casa para a vida toda”. Idealistas, são do tempo do “consumo em massa” e estão neste momento a atingir a idade da reforma.
O que procuram estes consumidores no mercado imobiliário?
Procuram locais com disponibilidade de serviços de saúde e assistência médica, qualidade de aposentos e áreas com serviços adequados para a idade da reforma. No fundo, procuram conforto, praticidade, sossego e claro bons cuidados de saúde.
A Geração X – 35 aos 50 anos
Familiarizados com a máquina de escrever, mas também com o computador e a internet, muitos assistiram aos primórdios da democracia conquistada à ditadura salazarista!
O que procuram estes consumidores no mercado imobiliário?
À semelhança da geração anterior, também as pessoas nesta faixa etária procuram cidades onde vivam indivíduos da mesma idade. Contudo, preocupam-se essencialmente com a qualidade das escolas e a oferta de emprego, sobretudo em cargos de gerência.
A Geração Y ou Millennials – 20 aos 35 anos
Trata-se de uma geração que chega à idade adulta num mundo de trabalho dominado pela internet. Defendem abordagens igualitárias, a tolerância e dominam o ampo significado de globalização.
O que procuram estes consumidores no mercado imobiliário?
A geração dos millennials não se importa tanto com TER, mas sim com VIVER mais experiências. Por isso, no que diz respeito ao imobiliário, o arrendamento é uma opção que agrada muito mais a esta geração do que às restantes. De facto, segundo este artigo da revista Visão, 60% dos jovens entre os 25 e os 34 anos prefere arrendar casa.
Além disso, em metrópoles como Lisboa ou Porto onde arrendar casa é cada vez mais caro, fenómenos como a “co-habitação” (a partilha de casas entre amigos/ casais) – são cada vez mais frequentes. Esta opção embora tem cada vez mais adeptos.
Apesar de uma grande parte reconhecer que deseja ter uma casa própria, 30% diz não ser uma prioridade enquanto 15% não pensa sequer “em comprar um imóvel num futuro próximo”.
A Geração Z – Jovens até aos 20 anos
São os adolescentes e crianças atuais. Enquanto a geração anterior comunicava através de texto (mensagens escritas), esta comunica com as imagens e símbolos nos quais se incluem os emojis.
São ecologicamente conscientes e são considerados uma geração ‘multitasking’, uma vez que estes jovens vivem rodeados de diferentes ecrãs.
Ainda não atuam no mercado imobiliário. Porém, serão a próxima geração a dominá-lo. A tecnologia vai ser chave.
Imovirtual – Todos os Momentos, Uma Morada.
Veja também
- Mercado Imobiliário em Números: Barómetro Mensal de Julho
- Imovirtual integra TOP 20 dos sites com mais audiência em Portugal
- Um ano de pandemia: o balanço do Imovirtual





