Notícias

Câmara de Lisboa disponibiliza 118 imóveis de renda acessível em concurso

Câmara de Lisboa disponibiliza 118 imóveis de renda acessível em concurso

A 5ª edição do Programa Renda Acessível (PRA) contou com 5.635 candidaturas, mas apenas foram atribuídas 118 habitações de tipologias entre T0 a T4, no sorteio que decorreu durante o dia de ontem. De acordo com a lista das casas divulgadas pelo munício, os imóveis localizam-se nas freguesias de Arroios, Alvalade e Avenidas Novas em particular na Avenida da República, Campo Grande e Avenida Visconde Valmor.

Segundo a publicação do presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, na rede social Facebook, os candidatos desta ediçáo “residem maioritariamente em Lisboa (55%)”, a idade média é de 38 anos e são mulheres (59%). “Apresentam nível de escolaridade superior (44%) ou secundário (35%), com agregado familiar constituído por uma pessoa (54%) ou duas (23%), residem em habitação de familiares/amigos (42%) ou arrendada (40%) e com um rendimento médio mensal líquido de 1.154,85 €”, acrescenta o autarca.

Foi em julho de 2019, que o Município de Lisboa aprovou a aquisição de 11 prédios da Segurança Social, no valor de 57,2 milhões de euros. A Câmara decidiu transformar os edifícios vagos, todos localizados em zonas centrais da capital, em habitação para arrendamento acessível e residências universitárias.

Na última edição do Programa Renda Acessível, realizada em janeiro, foram atribuídos 48 imóveis. Na altura o concurso registou 2.978 candidaturas, a maioria das quais de residentes fora do concelho. Nas cinco edições do PRA a Câmara de Lisboa atribuiu um total de 391 fogos.

As regras do PRA, estabelecidas no Regulamento Municipal da Habitação, determinam que cada pessoa ou agregado gastará no máximo 30% do seu salário líquido na renda. Segundo a autarquia, o valor de um T0 varia entre 150 e 400 euros enquanto o de um T1 varia entre os 150 e 500 euros. Já um T2 terá um preço que pode ir dos 150 aos 600 euros, sendo que as tipologias superiores terão uma renda mínima de 200 euros e máxima de 800.

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 02 novembro 2021
Botão Voltar ao Topo