Notícias

Notícias imobiliário – Imosíntese – setembro e outubro de 2022

Notícias imobiliário – Imosíntese – setembro e outubro de 2022

Setembro e outubro revelaram-se meses em que o investimento imobiliário continuou a subir, ultrapassando mesmo recordes. Eric van Leuven, Director Geral da Cushman & Wakefield em Portugal, revela que até ao momento, o mercado imobiliário nacional tem um dos seus anos de maior actividade e dinamismo, em que a absorção de escritórios já ultrapassou o recorde anterior de 2018. A recuperação de dois anos de estagnação por causa da pandemia, é um dos motivos para o forte investimento verificado. Veja a notícia completa aqui.

Apesar de estar a ser um ano positivo em termos de investimento, já se avizinham quebras no setor. Os mais recentes resultados do inquérito Portuguese Investment Property Survey (PIPS), conduzido pela Confidencial Imobiliário e pela APPII, revelam que os promotores imobiliários estão menos confiantes quanto à evolução do mercado residencial para os próximos três meses, antecipando uma redução nas vendas e uma subida mais lenta dos preços. Pode conhecer todos os resultados do estudo nesta notícia.

A tendência de recessão também se faz notar na quebra do valor sob gestão dos fundos de investimento imobiliário. Em setembro, o valor sob gestão dos fundos de investimento imobiliário (FII), dos fundos especiais de investimento imobiliário (FEII) e dos fundos de gestão de património imobiliário (FUNGEPI) atingiu 10.696,1 milhões de euros, menos 272,6 milhões (2,5%) do que em agosto, deu a conhecer a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários – CMVM. Veja a análise da evolução destes fundos, lendo aqui a notícia completa.

Imobiliário de luxo tem desempenho recorde

A Berkshire Hathaway HomeServices, rede imobiliária de Warren Buffett, divulgou o seu Global Luxury Landscape Report de 2022. O relatório explora as perspetivas e tendências do mercado em todo o mundo, e conclui que, depois de uma atividade acelerada, marcada por vendas recorde, guerras de ofertas e stock limitado, no último ano, avançamos para um período mais estagnado. Os elevados níveis de inflação e os eventos geopolíticos são fulcrais para esta realidade. Leia a notícia completa aqui

Também um relatório da Christie’s International Real Estate, aponta no mesmo sentido. “Após o choque inicial da pandemia e as oscilações extremas do sector económico que se seguiram, o mercado imobiliário premium vai chegar a um momento de estabilização e regressar gradualmente a “níveis normais”, semelhantes a 2019. No entanto, o relatório da Christie’s conclui também que o mercado do imobiliário de luxo continua a ser uma das melhores opções contra a inflação. Os clientes e investidores têm optado cada vez mais pela aquisição de imóveis, principalmente numa gama mais alta. Conheça mais pormenores na notícia completa.

Esta tendência de crescimento do investimento no mercado premium é também confirmada pelo relatório “Portuguese Resorts Market Report”, produzido pela Confidencial Imobiliário em parceria com a Associação Portuguesa do Turismo Residencial e Resorts e apoiado pelo Turismo de Portugal. Este estudo demonstra que o volume de vendas de habitações em resorts aumentou 20% no 1º semestre de 2022 em relação ao 2º semestre de 2021. Leia mais sobre o tema aqui.

Venda de casas de luxo bate recorde

Alojamento local

Continuam a discutir-se os termos da legislação do Alojamento Local. Em setembro, a Câmara de Lisboa aprovou a prorrogação da suspensão de novos registos de alojamento local por mais um período de seis meses. Com esta proposta, que terá ainda de ser votada na Assembleia Municipal de Lisboa, a suspensão de novos registos de alojamento local passa a aplicar-se em 15 das 24 freguesias da cidade, ou seja, apenas nove podem acolher novos estabelecimentos. Pode ler tudo aqui

Por seu lado, a Associação Nacional dos Profissionais de Administração de Condomínios (ANPAC) apresentou a sua posição relativamente à evolução da regulamentação do Alojamento Local (AL) e os principais aspectos que devem ser considerados na nova legislação. A representante dos profissionais de administração de condomínios defende um regime conciliador e sugere medidas para um maior equilíbrio entre todas as partes interessadas. Veja mais sobre este tema nesta notícia. 

Já em outubro, a ALP – Associação Lisbonense de Proprietários apresentou ao Governo um pacote de 17 medidas a inscrever no Orçamento de Estado de 2023 (OE 2023). Estas propostas têm como objectivo promover uma maior justiça fiscal na tributação sobre os rendimentos, na sequência das limitações impostas pelo Governo no âmbito do arrendamento. Conheça todas as medidas propostas lendo a notícia na íntegra aqui.

Aumentos da taxa de Inflação

Setembro e outubro ficaram marcados pela continuação do aumento da taxa de inflação na União Europeia, que passou a barreira dos 10%. A taxa de inflação anual na zona euro e na UE tem vindo a acelerar desde junho de 2021, principalmente devido à subida dos preços da energia, e a atingir valores recorde desde Novembro de 2021. Portugal registou, em Agosto, uma taxa de inflação de 9,3%, face à de 1,3% homóloga e à de 9,4% de julho. Veja a notícia aqui.

O aumento generalizado dos preços das matérias-primas, da energia e falta de mão-de-obra continuam a condicionar o sector da construção e imobiliário. Ainda assim, os valores mantiveram-se estáveis, subindo ligeiramente face ao 1º trimestre. De acordo com o Inquérito à Situação do Sector – 2º Trimestre, realizado pela AICCOPN, 62% das empresas indicam que os seus níveis globais de atividade se mantiveram estáveis, valor que subiu 5% face aos 57% verificados no 1º trimestre do ano. No entanto, no segmento das Obras Públicas, o aumento dos preços das matérias-primas, energia e dos materiais de construção foi assinalado por 71% das empresas. Já a falta de mão-de-obra especializada foi indicada por 66% das empresas.

Subida de taxa de inflaçao faz abrandar o mercado imobiliario

Infraestruturas de Portugal faz inventário do património imobiliário

A Infraestruturas de Portugal (IP),empresa resultante da fusão das Estradas de Portugal com a ferrovia, anunciou que vai desenvolver um programa que visa proceder à inventariação de todo o património imobiliário adquirido ao longo dos tempos para construção e remodelação das infraestruturas ferroviárias e rodoviárias, de forma a conhecer “com rigor” todo o património imobiliário sob gestão da IP, bem como do seu domínio privado. A medida integra a proposta de Orçamento do Estado para 2023 (OE2023).

Mercado do Bolhão reabre as portas 

Após mais de quatro anos de obras de renovação, o icónico Mercado do Bolhão, na cidade do Porto, voltou a abrir as portas. A data de reabertura, a 15 de setembro, coincidiu com a comemoração dos 108 anos da sua inauguração. Veja toda a notícia aqui.

Continue a consultar a Imosíntese e esteja sempre a par das notícias referentes ao mercado imobiliário.

Veja também:

Ultima actualização: 04 novembro 2022
Botão Voltar ao Topo