IMOSÍNTESE - NOTÍCIAS 15/06
18 junho 2022
De IMOVIRTUAL
“Os senhorios não têm interesse em actualizar as rendas em valores que os seus arrendatários não consigam suportar”, declara Iolanda Gávea, vice-presidente da ALP. No entanto, a responsável da Associação Lisbonense de Proprietários, refere que “isso não quer dizer que sejam forçados administrativamente a um congelamento da actualização anual das rendas em 2023. Esta é uma discussão estéril: ou por acaso intervirá também o Estado, obrigando os bancos a absorver o aumento dos juros nos empréstimos à habitação, ou proibindo aumentos de preços no retalho em bens essenciais? Porque é que é legítimo, então, que recorrentemente paire a ameaça de congelamentos de rendas, quando este é um mercado que devia ser acarinhado, mas que definha a olhos vistos com a brutal falta de confiança dos investidores?”.
Em Maio, a taxa de juro implícita no crédito à habitação subiu para 0,826%, valor superior em 2,1 pontos base (p.b.) ao registado no mês anterior. Nos contratos celebrados nos últimos três meses, a taxa de juro foi 0,970% (0,857% no período precedente), revela hoje o INE.
A Dinamarca alcançou, pela primeira vez, o 1º lugar, nos 34 anos de história deste ranking. Suíça e Singapura fecharam o pódio deste ranking, em 2º e 3º lugar, respectivamente. Portugal cai para o 42º lugar do IMD World Competitiveness Center 2022.
O sector do alojamento turístico registou 2,4 milhões de hóspedes e 6,0 milhões de dormidas em abril de 2022, correspondendo a aumentos de 424,6% e 548,4%, respectivamente (+462,6% e +540,6% em Março, pela mesma ordem), revela hoje o Instituto Nacional de Estatística - INE.
Ao portefólio de unidades hoteleiras desenvolvidas pelo FVC Group, que conta já com quarto unidades em Portugal, junta-se agora o recém-inaugurado The Editory Boulevard Aliados Porto Hotel, entre a Avenida dos Aliados e a Rua do Almada. Representando um investimento de cerca de 20 milhões de euros.
Leia as anteriores Imosíntese: