Notícias
Em Destaque

Formação em mediação imobiliária: o modelo 10/20/70

Mesmo ainda tendo um caminho longo a percorrer, a Mediação Imobiliária evoluiu muito durante os últimos anos e, como tal, também a formação.

Sempre dei formação às minhas equipas e sempre acreditei no poder transformador do conhecimento e do treino, especialmente em 2013, quando o mercado estava ainda afetado pela crise do subprime e pelo período da TROIKA.

Para um empreendedor não há o momento certo, há a capacidade de transformar desafios em oportunidades

Em 2013, quando comecei o meu próprio projeto focado em formação a profissionais e agentes imobiliários, muitos colocaram em causa o momento e, como devem calcular, não foi nada fácil desenvolver a minha atividade de formação durante este período tão difícil e complexo. A verdade é que é exatamente nos ciclos mais desafiantes que o valor, o trabalho (muito trabalho) e a preparação são necessários para fazer nascer projetos duradouros e que podem ser muito bem sucedidos, apenas se se entregar valor e mantiver consistência.

Para um empreendedor e para um formador, não há linhas retas

Desde 2013, e durante alguns anos, era praticamente o único que tinha uma marca pessoal dedicada a dar formação a tempo inteiro, especificamente à área da mediação imobiliária e a todas as marcas do mercado. A par da formação, workshops e palestras, fui sempre desenvolvendo serviços complementares que muitos dos meus clientes necessitavam como criação de conteúdos especializados, consultoria para negócios imobiliários, coaching para agentes e mentoria para agências imobiliárias.

Hoje, há mais players no mercado da e ainda bem, pois há maior diversidade, maior criação de valor para o setor e maior capacidade de comparação para o cliente, que pode decidir de quem melhor se adapta a cada situação. E é precisamente nos desafios das curvas do dia a dia que um bom empreendedor se molda.

A formação só faz sentido se for transformadora

Uma boa formação dada por um bom formador não é suficiente, é necessário ir mais além. É o que chamo de “the day after” que é só tão ou mais importante do que o dia da formação, pois é na capacidade de dar continuidade que o formador e o seu cliente podem afirmar que obtiveram retorno através de aumentos de atitudes transformadoras positivas e do desempenho.

Posso afirmá-lo com toda a certeza porque ao longo da minha carreira e sempre que dei formação às minhas equipas, percebi desde cedo que passar conteúdo não bastava, ou seja, passar conhecimento teórico e mesmo prático não era suficiente para cumprir a missão, pois só algumas pessoas conseguiam efetivamente implementar de forma autónoma e as restantes sabiam o que tinham de fazer, mas não mudavam hábitos, nem exploravam novas competências.

Foi sempre por isso que desenvolvi no curso de gestão de equipas a fase de acompanhamento no terreno e que o faço de forma muito forte porque considero que a minha missão não é apenas treinar estas equipas, mas, também, acompanhá-las no terreno para desenvolver consciência, confiança e competências para aplicar o conhecimento que lhes passo.

A formação exige SEMPRE preparação para um agente imobiliário

Preparo sempre a formação e preparo sempre o meu cliente para o tipo de formação que será necessária. A formação planeada permite mudanças de hábitos, quando se consegue verificar o ou os pontos de melhoria pretendidos, e a formação de continuidade permite a manutenção dos níveis de competência ou a recuperação de técnicas, abordagens e bons hábitos esquecidos.

É em mudanças de ciclo que a formação de continuidade se torna ainda mais relevante, não é por acaso que formações tipo “Back to Basics” acontecem em muitos mercados evoluídos como o mercado norte americano nestas alturas.

formação mediação imobiliária

Um formador tem de estar em constante formação

Recentemente estive presente, como habitualmente, no Congresso Anual da Associação Profissional de Formadores e, além de assistir a notáveis intervenções da classe de formadores certificados e com muita experiência comprovada, confirmei a eficácia do modelo mais transformador de formação: o modelo 10/20/70.

Segundo diversos estudos comprovados na prática e mencionados na apresentação, a formação deveria seguir a seguinte proporção de transmissão de conhecimento para se tornar transformadora:

  • 10% de Formação Teórica (de preferência presencial, consoante o contexto e tema);
  • 20% de Coaching e Mentoring;
  • 70% de Formação On Job.

Quando aplicada esta fórmula, verifica-se que os resultados são realmente transformadores, ou seja, a formação expositiva tradicional, apresentada na proporção de 10% em plano anual de formação, é importante, mas não chega para mudar hábitos. O acompanhamento formativo, através de um coach ou mentor, é essencial e é um papel que pode perfeitamente ser feito pelo líder de equipa se tiver este conhecimento e capacidade, mas o crucial é mesmo a formação em cenário real de trabalho (On Job). Esta formação “on job” é o que vai fazer a diferença para quem está a começar ou para quem necessita de quebrar preconceitos e desenvolver uma visão mais alargada.

Qualquer negócio precisa de formar e valorizar as suas pessoas de forma constante

Estamos praticamente no final do ano e possivelmente muitas empresas estão a definir ou redefinir os seus planos de formação.

Para os planos de integração de candidatos que entram, ou de pessoas que se lançam na mediação imobiliária, são essenciais o re-skill, o up-skill e o acompanhamento constante destes, ou dos membros da sua equipa, para quem quer entregar valor de forma consistente. Concorda, certo? Então deixo-lhe um desafio: fará sentido pensar no seu plano para 2024 com base neste modelo?

Massimo Forte para Imovirtual

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo