Notícias

Entrega do IRS começa hoje

Entrega do IRS começa hoje

A partir desta quinta-feira e até 30 de junho, começa a entrega da declaração anual do IRS relativa aos rendimentos auferidos em 2021. Esta pode ser feita exclusivamente via eletrónica, através do Portal das Finanças. Note ainda que, aqueles que não tiverem acesso à internet, podem deslocar-se a um dos locais com atendimento assistido.

Note que a liquidação da declaração e a emissão do respetivo reembolso ou do pagamento do imposto vai depender de quando fizer a entrega a longo deste período.

Veja: IRS 2021: as datas que deve marcar no seu calendário

Se tem entre 18 e 26 anos, saiba que pode beneficiar do regime de IRS jovem, um regime especial de tributação em IRS lançado em 2020 que consiste na isenção parcial dos rendimentos do trabalho dependente nos primeiros três anos em que estes são obtidos. Para isso, deve cumprir culminativamente os seguintes requisitos

  • Ter entre os 18 e 26 anos de idade;
  • Ter o ciclo de estudos nível 4 ou superior concluído (ensino secundário por dupla certificação ou vocacionado para prosseguimento de estudos superiores e com estágio profissional, licenciatura, mestrado ou doutoramento);
  • Ter um rendimento anual bruto de trabalho dependente (categoria A) igual ou inferior a 25.075 euros;
  • não estarem contemplados no agregado familiar dos pais, o que diz respeito ao preenchimento da declaração de IRS.

Este benefício fiscal dura três anos, após a conclusão do ciclo de estudos, desde que que as condições acima mencionadas se mantenham. De acordo com o Portal das Finanças distribui-se da seguinte forma:

  • 1.º ano: 30% com o limite de 3.291,08 euros (7,5xIAS);
  • 2.º ano: 20% com o limite de 2.194,05 euros (5xIAS);
  • 3.º ano: 10% com o limite de 1.097,03 euros (2,5xIAS).

O IRS, abreviatura de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares, é o imposto que se encarrega de tributar o rendimento dos cidadãos. De acordo com as estatísticas do IRS de 2020, apenas 55,6% das famílias que entregaram a declaração tiveram IRS liquidado.

João Miguel Autor Imovirtual Blog

João Miguel é o homem dos números. O jeito para os números sempre foi inato, assim como o talento para a escrita. Já tentou fazer um sem o outro, mas não foi bem sucedido na tarefa. Por isso, hoje escreve para a secção ‘Finanças’ do Blog do Imovirtual.

Saiba mais

Ultima actualização: 01 abril 2022
Botão Voltar ao Topo