Tudo sobre robots de cozinha
12 maio 2022
De Ana Catarina
Ideais para quem tem pouco tempo para cozinhar e para quem não percebe nada de tachos e panelas, os robots de cozinha há muito que roubaram um lugar de destaque nas bancadas das cozinhas dos portugueses. Tratam-se de pequenos eletrodomésticos que juntam várias funções numa só máquina, que de outro modo só teria acesso caso comprasse um eletrodoméstico para cada finalidade. Cozem, amassam, trituram, picam e emulsionam, mas não se ficam por aqui. Dependendo da marca, modelo e características pode até conseguir fazer iogurtes, desidratar fruta e fazer pão nestes ajudantes de cozinha. Só precisa de colocar todos os ingredientes dentro dos acessórios do robot, carregar em alguns botões, et voilá, rapidamente terá uma refeição deliciosa à sua frente.
Em Portugal existem várias opções de robots de cozinha, umas mais completas do que outras. Alguns modelos chegam a incluir as receitas no ecrã do robot ou em apps, o que ajuda a otimizar o tempo. A Bimby é sem dúvida a opção mais procurada, a mais cara e a mais completa de todas. Para colmatar a popularidade deste robot, as cadeias de supermercados Continente, Pingo Doce e Lidl lançaram as suas versões low-cost da máquina maravilha. Também as marcas especializadas em eletrodomésticos para a cozinha têm os seus próprios modelos - a Moullinex e a Kenwood são dois exemplos.
Como vê, escolha não falta mas isso também pode dificultar a sua decisão. Porque cada casa é um caso e nem todas as pessoas partilham as mesmas necessidades, elaboramos este guia para o ajudar a escolher o robot de cozinha indicado para si.
Para escolher o robot de cozinha mais indicado para a sua situação deve atentar a uma série de fatores. Em primeiro lugar, o orçamento que tem disponível para a compra do aparelho. Existem opções para todas as carteiras e por isso há que balizar o montante que está disposto a pagar para assim gerir as suas expetativas e não acabar a fazer um negócio de que se arrepende. Seguidamente deve considerar o seu estilo de vida e o uso que irá dar ao eletrodoméstico. Só assim vai conseguir avaliar a necessidade de ter um aparelho com mais ou menos funções. E por último deve ter em conta as próprias caraterísticas do aparelho, para assim determinar qual é a melhor opção em termos qualidade-preço. Passamos a enumerar alguns fatores que deve ter em conta: